Rio Innovation Week Sesc RJ e Senac RJ lançam plataforma para promover turismo no Rio de Janeiro

Sesc RJ e Senac RJ lançam plataforma para promover turismo no Rio de Janeiro

“Rio, o seu melhor presente” – uma parceria Sesc RJ e Senac RJ com a Setur-RJ e o jornal O Globo – oferece opções de hospedagem, gastronomia, passeios e atrações no Estado, com descontos especiais e cumprimento dos protocolos de segurança exigidos. 

A pandemia do novo coronavírus nos trouxe a sensação de que, desde março, quando o vírus começou a fazer vítimas no Brasil, o mundo parou. Na verdade, neste período, os segmentos de serviços e comércio, mesmo de portas fechadas, passaram por uma verdadeira revolução e se adaptaram para oferecer ao público – moradores do Estado e visitantes em geral – opções de lazer e turismo com toda a segurança sanitária protocolar exigida. Para estimular e promover o turismo e a gastronomia fluminenses, está disponível ao público a partir de hoje, dia 17 dezembro, a plataforma “Rio, o seu melhor presente”. O site traz uma relação de hotéis, – com descontos especiais que variam de 5% a 20% –, restaurantes, bares e atrações turísticas. Entre os hotéis que oferecem desconto, estão os do Sesc RJ: Copacabana, Alpina (Teresópolis), Nogueira (Petrópolis) e Nova Friburgo.

Resultado de uma parceria entre o Sesc RJ, o Senac RJ, o jornal O Globo e a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ), a plataforma foi idealizada com o objetivo de atrair visitantes do Rio e de estados vizinhos, como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, garantindo passeios com segurança, dentro dos decretos referentes à flexibilização de cada cidade, e incentivando o turismo consciente, não apenas durante a pandemia mas também pelos próximos seis meses.

— Estamos comprometidos em estimular o turismo, setor que reage muito rapidamente e impacta mais de uma centena de atividades produtivas. Essa parceria com a Setur-RJ e O Globo na disponibilização dessa plataforma digital nos oferece a oportunidade de conectar a estrutura receptiva de nossas regiões com viajantes em potencial não apenas do Estado do Rio, mas atrair, também, dos nossos estados vizinhos — afirma o Presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

A pandemia prejudicou o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que gera milhares de empregos na cidade. E o Secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, acredita que a plataforma “Rio, o seu melhor presente” é um estímulo importante para o retorno das viagens e o reerguimento dos empreendimentos turísticos.

–  Ao lançarmos uma plataforma que aproxima os empresários do setor com o público final, estamos fazendo com que os custos diminuam para ambas as partes: a negociação fica mais acessível, favorecendo a comercialização, os preços atraentes propostos no site e a conversa direta com os visitantes serão uma excelente oportunidade de negócios e representam uma real possibilidade no aumento do fluxo de turistas para o nosso Estado – explica o Secretário Estadual de Turismo.

Lançamento no Palácio Guanabara

A cerimônia de lançamento de “Rio, o seu melhor presente” contou com a presença do Presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior; do Secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca; e do Governador do Estado do Rio de Janeiro em exercício, Cláudio Castro. O evento foi realizado, no dia 15 de dezembro, no Palácio Guanabara.

A plataforma “Rio, o seu melhor presente” funciona como uma espécie de catálogo, com categorias divididas em “O que Fazer”, com lista de experiências nos estabelecimentos para visitação; “Onde Dormir”, com informações e descontos em hotéis, pousadas, hostelsapart hotéis, entre outros; e “Onde Comer/Beber”, com dicas de restaurantes, bares, cafeterias, padarias, quiosques, sorveterias, fast foodsfood trucks, produtos artesanais etc. Dessa forma, os visitantes poderão acessar o site e fazer sua reserva diretamente com o estabelecimento participante.

Viagem de fim de ano e campanha de combate à pandemia

Recente pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) revela que, após a flexibilização das medidas de isolamento social, muitas famílias vislumbram viajar pelo Estado do Rio de Janeiro. O estudo aponta que 49,5% dos pesquisados pretendem realizar alguma viagem de lazer, ainda em 2020. Entre os que têm intenção de deixar a cidade por mais de um dia, 71,1% não haviam programado a viagem antes da pandemia e somente 28,9% informaram que já estavam com esse planejamento.

Pensando nesse cenário, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) passou a liderar uma campanha de conscientização e combate ao novo coronavírus, em parceria com o Governo do Estado, Associação Comercial do Rio de Janeiro e Sindicatos afiliados em toda a região fluminense. Com o slogan “Um Por Todos, Todos Por Um. Juntos Contra Covid”, a Fecomércio RJ reforça, junto à população fluminense, a importância dos cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o uso de máscaras, a limpeza das mãos com álcool 70% e distanciamento social.

Texto do Jornal O Globo

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhe nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc Saúde Mulher

Barra do Piraí recebe unidade móvel para exames gratuitos de mamografia e preventivo 

Veja mais
negro

Divulgado o resultado do curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado no Sesc Nova Iguaçu

Veja mais

Ana Marcela Cunha embarca para Singapura em busca de um novo recorde no Mundial de Esportes Aquáticos

Veja mais

Sesc RJ prorroga inscrições para cursos de inglês e espanhol em 13 unidades no estado

Veja mais