fórum inclusivo

Fórum Inclusivo on-line abordará a educação inclusiva em tempos de pandemia

2º Fórum Inclusivo – Conversando sobre práticas educativas, promovido pelo Sesc RJ, reunirá especialistas, comunidade escolar, ativistas, influenciadores digitais e pessoas com deficiência para discutirem os desafios e as experiências em educação inclusiva. Músico, youtuber e escritor Marcos Petry (foto) é um dos destaques  

 O Sesc RJ realiza de 13 a 30 de abril a 2ª edição do Fórum Inclusivo – Conversando sobre práticas educativas. O evento on-line reunirá especialistas, comunidade escolar, ativistas, pessoas com deficiência e outros interessados no tema numa programação onde se discutirá a educação inclusiva e os desafios nessa área, que foram ampliados pela pandemia. A participação é gratuita, com algumas atividades abertas e outras limitadas mediante inscrição.

As lives abordarão a questão da inclusão escolar sobre diversos aspectos, como o brincar, a parceria escola e família, a importância das ONGs e os obstáculos na aprendizagem. Também haverá palestras e rodas de conversa com relatos de experiência de práticas escolares inclusivas e a participação de profissionais que desempenham ativismo em prol da causa.

Quem abrirá o evento, no dia 13/4, às 15h, será Márcia e Hiram Fortes, mãe e filho participantes do Sesc+ Infância, projeto de educação complementar do Sesc RJ. Por meio de relatos de experiência, falarão do desenvolvimento integral de crianças com necessidades educacionais específicas. Em seguida, às 17h, a arte educadora Carla Giovana, que atua na Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa, falará sobre expressão, subjetividade e possibilidades.

Outro destaque da programação é a participação da coordenadora do Observatório sobre Inclusão em Educação e Direitos Humanos (UFF/INFES), Jacqueline Gomes, que ampliará a importância do diálogo da universidade com a sociedade a partir das pesquisas em Sociologia do Diagnóstico. PHD em Bioética, a pesquisadora realiza, dia 23/4, a palestra “O laudo que é meu, a deficiência que é nossa: ensinar para diagnósticos ou ensinar para pessoas?”

Influenciadores e ativistas falam de suas experiências

A jornalista Mariana Rosa, ativista pelos direitos das pessoas com deficiência e integrante do Coletivo Helen Keller, faz palestra no dia 26/4. A consultora e educadora falará sobre os “Caminhos para uma escola anticapacitista”.

No dia 27/4, a escritora e economista Glaucia Batista é uma das convidadas de uma roda de conversa sobre o processo de ensino e aprendizagem de crianças com necessidades educativas específicas. Mãe de duas crianças diagnosticadas com transtornos do neurodesenvolvimento, ela mantém o perfil Humaninhos TDL (@humaninhostdl) no Instagram onde trata do assunto e de questões raciais.

O escritor, palestrante e músico Marcos Petry apresenta no dia 29/4, a palestra “O caminhar de um Jovem Autista – Aprendizagens e Possibilidades” . O profissional se dedica a compartilhar suas experiências com o público: presencialmente, por obras literárias e seu canal no YouTube, “Diário de um Autista”. Veja a programação completa em clicando aqui.

 

Serviço:
2º Fórum Inclusivo – Conversando sobre práticas educativas
De 13 a 30 de abril
Plataformas digitais e redes sociais do Sesc RJ
Grátis
Consulte os detalhes da programação completa clicando aqui.

Fique por dentro das novidades do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJEducação

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc Saúde Mulher

Barra do Piraí recebe unidade móvel para exames gratuitos de mamografia e preventivo 

Veja mais
negro

Divulgado o resultado do curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado no Sesc Nova Iguaçu

Veja mais

Ana Marcela Cunha embarca para Singapura em busca de um novo recorde no Mundial de Esportes Aquáticos

Veja mais

Sesc RJ prorroga inscrições para cursos de inglês e espanhol em 13 unidades no estado

Veja mais