- 30/10 | “Processos criativos entre roteiristas, produtores e diretores”, com Francine Barbosa
Nesta palestra, exploraremos diferentes possibilidade de colaboração entre roteiristas, produtores e diretores. O objetivo é refletir sobre desafios e caminhos possíveis para processos de desenvolvimento de longas-metragens.
30 de setembro | 17h às 19h | Presencial – Hotel Sesc Alpina
- 01/10 | “Escrevendo o Medo: A Arte do Roteiro de Terror”, com Rodrigo Aragão
Nesta palestra, o cineasta Rodrigo Aragão, um dos maiores nomes do cinema de terror brasileiro, compartilha sua experiência e técnicas na criação de roteiros que arrepiam e envolvem o público. Com sua trajetória marcada por filmes cultuados e reconhecidos internacionalmente, Aragão revela como transformar ideias em narrativas assustadoras, explorando atmosferas, personagens e mitos que dão vida ao medo na tela.
1º de outubro | 17h às 19h | Presencial – Hotel Sesc Alpina
- 08/10 | “Como nascem os roteiros?”, com Pedro Diógenes
De onde surgem os roteiros: com um estudo de caso do filme “Centro Ilusão”, buscaremos compreender como nossas angústias, inquietações e desejos podem se tornar a base para um roteiro. Linha do tempo de um filme: com base no percurso do projeto de “Inferninho”, analisaremos os caminhos pelos quais um filme pode passar da sua ideia até a estreia na sala de cinema.
8 de outubro | 18h30 às 20h30 | Virtual
- 09/10 | “Do Teatro ao Cinema”, com Renata Mizrahi
O diálogo entre o teatro e o cinema acontece desde que surgiu a sétima arte. Desde as peças gregas a Shakespeare, para começar, ganharam inúmeras versões de roteiros. Mas qual as semelhanças e as diferenças de uma obra teatral para um roteiro cinematográfico? O que muda, o que fica? O que é potente e interessante? Quais as peças que deram bons filmes e por quê? Nessa oficina vamos analisar quatro peças contemporâneas que tiveram sua versão para roteiro longa-metragem audiovisual: “Deus da Carnificina” (de Yasmina Reza), “Incêndios” (de Wajdi Mouawad), “O Beijo no Asfalto” (de Nelson Rodrigues) e “Os Sapos” (de Renata Mizrahi), esta última filmada em 2021, cujos trechos do filme serão assistidos durante a atividade, comparando o roteiro da peça com o roteiro do longa. Além do estudo de casos, vamos praticar a escrita para as duas narrativas, desenvolvendo cenas curtas pautadas na estrutura clássica (início, meio e fim).
9 de outubro | 18h30 às 20h30 | Virtual
- 10/10 | “O estudo da cena”, com Thais Fujinaga
A cena é o “aqui e agora” do universo da dramaturgia e, em uma conversa sobre as diversas possibilidades de construção das cenas, os seguintes temas serão abordados: o conflito como força motora da cena dramática clássica; o desenho da cena, sua curva dramática e seus pontos de estruturação de partida; cenas não dramáticas e suas funções no filme; mise-en-scène e a construção visual da cena.
10 de outubro | 18h30 às 20h30 | Virtual
- 17/10 | “Como nasce um curta-metragem? O processo de DEIXA”, com Mariana Jaspe
A última noite de liberdade de uma mulher antes que seu marido saia da prisão. Neste estudo de caso, a diretora Mariana Jaspe apresenta o processo de criação, roteiro, direção e distribuição do curta-metragem DEIXA, protagonizado por Zezé Motta, selecionado para mais de 100 festivais ao redor do mundo e vencedor de cinquenta prêmios.
17 de outubro | 18h30 às 20h30 | Virtual
- 21/10 | Masterclasse, com Viviane Ferreira
21 de outubro | 18h30 às 20h30 | Virtual