a protagonista estreia

A Protagonista estreia em ambiente virtual nesta sexta-feira

Espetáculo A Protagonista estreia em ambiente virtual nesta sexta-feira (18/9). Peça entraria em cartaz no Sesc Tijuca em março, mas temporada foi cancelada por conta da Covid-19. Enredo foi adaptado para inserir as discussões sobre opressão contra as mulheres no contexto pandêmico.

Previsto para estrear no Sesc Tijuca em 20 de março desde ano, mas cancelado por conta da pandemia da Covid-19, o espetáculo A Protagonista ganha temporada on-line a partir desta sexta-feira (18/9), dentro da programação do projeto Arte em Cena, do Sesc RJ.  Encenado pelo Coletivo Paralelas e transmitido pela plataforma Zoom, o espetáculo levanta a reflexão sobre os agentes que limitam a livre atuação da mulher na sociedade, tomada por vigilância e opressão.

A Protagonista estreia

A peça foi adaptada pelo grupo para ser realizada na plataforma virtual. Além da mudança de formato do ambiente presencial para o digital, o espetáculo teve seu enredo atualizado ao contexto pandêmico. A nova versão passa a contemplar a opressão ao gênero feminino no que se refere à exposição e espetacularização da mulher, a sobrecarga no acúmulo de funções e o controle sobre as decisões de sua vida, agora de modo virtual, em que suas escolhas e ações passam ainda mais pela vigilância social.

O enredo mostra um jogo que mistura ficção e realidade. Uma atriz convidada, que não ensaiou o espetáculo, chega para viver a experiência de uma nova funcionária em um ambiente de trabalho virtual. No decorrer da peça, ela se relaciona com as funcionárias antigas da empresa, vividas pelas atrizes fixas do espetáculo. Essas mulheres entrelaçam suas histórias a partir de questões que perpassam esse momento de relações e trabalhos remotos.

O formulário para participação está disponível no Instagram do Coletivo Paralelas, clicando aqui ou por meio de solicitação ao e-mail contato.coletivoparalelas@gmail.com. Nele, o espectador deve informar o dia que deseja assistir. O link/ID de chamada na plataforma Zoom será disponibilizado 1 hora antes de cada apresentação.

Colaboração de Miwa Yanagizawa

A Protagonista é o terceiro espetáculo do Coletivo Paralelas. Ele surge como uma expansão das pesquisas desenvolvidas em Piranha não dá no mar, peça participante do projeto Mostra Regional de Artes Cênicas, do Sesc RJ, no qual nomes consagrados das artes cênicas do país contribuem com elementos para espetáculos de companhias de diferentes localidades do estado. No caso do Coletivo Paralelas, a colaboração foi de Miwa Yanagizawa, vencedora do último prêmio Shell na categoria direção com o trabalho Nastácia. Para A Protagonista, a parceria com a atriz e diretora se mantem, e o grupo decide aprofundar a investigação do jogo como instrumento cênico e a reflexão sobre os agentes que limitam a livre atuação da mulher na sociedade.

Serviço:

A Protagonista
De sexta a domingo, às 20h, (18/9 a 11/10)
Gratuito
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 60 minutos

Formulário para participação: Instagram do Coletivo Paralelas, clicando aqui ou por meio de solicitação ao e-mail contato.coletivoparalelas@gmail.com. Nele, o espectador deve informar o dia que deseja assistir. O link/ID de chamada na plataforma Zoom será disponibilizado 1 hora antes de cada apresentação.

Sinopse:

Uma atriz convidada, que não ensaiou o espetáculo, chega para viver a experiência de uma nova funcionária em um ambiente de trabalho virtual. No decorrer da peça ela se relaciona com as funcionárias antigas da empresa, vividas pelas atrizes fixas do espetáculo. Em um jogo que mistura ficção e realidade, essas mulheres entrelaçam suas histórias a partir de questões atravessadas por esse momento de relações e trabalhos remotos.

Ficha Técnica:

Criação: Carol Babosa, Juliana Soure e Tatiane Santoro
Direção: Juliana Soure
Orientação artística: Miwa Yanagizawa
Direção audiovisual: Laís Dantas
Dramaturgia: Juliana Soure e Renata Sofia
Roteiro audiovisual: Renata Sofia
Elenco: Aliny Ulbricht, Carol Barbosa, Rosa Nogueira, Tatiane Santoro
Atrizes convidadas: Bárbara Assis, Bárbara Jordão, Caju Bazerra, Dani Anatólio, Débora Crusy, Fernanda Dias, Gabriella Cristina, Gabriela Estolano, Geandra Nobre, Lidiane Oliveira, Rebecca Gotto e Vika Flôr
Orientação teórica: Pâmela Carvalho
Preparação corporal: Camila Rocha
Iluminação: Nina Balbi
Figurino: Carla Costa
Mídias, design gráfico e fotografia: Franco Albuquerque
Direção de produção: Mariana Rego
Produção executiva: Julia Abreu
Assessoria de imprensa: Duetto Comunicação
Realização: Coletivo Paralelas

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais