Arte em Cena Colônia

Arte em Cena: monólogo Colônia em live do Sesc RJ

Projeto Arte em Cena apresenta versão adaptada do monólogo ‘Colônia’ em transmissão ao vivo nas redes sociais do Sesc RJ. Espetáculo circulou por Brasil, Chile e Portugal e foi eleito um dos melhores de 2018 pelo jornal O Estado de São Paulo. Após apresentação, ator, diretor e dramaturgo participam de bate-papo on-line.

O ator Renato Livera apresenta nesta quinta-feira (20/8), às 19h, uma versão adaptada para o ambiente virtual do espetáculo Colônia em uma transmissão ao vivo no YouTube e no Facebook do Sesc RJ, dentro do projeto Arte em Cena. No monólogo, eleito uma das três melhores peças do ano de 2018 na cidade de São Paulo pelo jornal Estadão, o espectador é convidado a refletir sobre as acepções da palavra “colônia”, presenciando um discurso nascido no espaço entre o conceito e a poesia.

A peça-palestra é resultado de um ano de processo de pesquisa do ator junto ao diretor Vinicius Arneiro e o dramaturgo paulistano Gustavo Colombini. Para que a diversidade de definições da palavra confluísse, os artistas jogaram luz sobre dois fatos da história brasileira: a herança colonial do Brasil e a história do Hospital Colônia de Barbacena (MG), hospício onde mais de 60 mil pessoas foram torturadas e mortas ao longo das décadas de seu funcionamento. A partir de uma análise sintática e morfológica, o espetáculo cria conexões entre os fatos apresentados e reflete sobre forças propulsoras para uma ideia de descolonização, sobretudo do pensamento.

O solo estreou no Teatro Municipal Sérgio Porto em agosto de 2017, obtendo sucesso de público e crítica. Desde então, integrou importantes circuitos das artes cênicas no Brasil e no exterior, como o Festival Santiago Off, no Chile, e o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), em Portugal. Após a apresentação, Renato Livera, Vinícius Arneiro e Gustavo Colombini participam de bate-papo on-line sob mediação de Felipe Capello, analista de Cultura do Sesc Niterói.

Arte em Cena

O projeto Arte em Cena, do Sesc RJ, conta com programações artísticas às quartas, quintas e sábados transmitidas pelo YouTube e Facebook da Instituição. Depois de “Colônia”, a próxima atração é a contação de histórias “Bibliomala”, com Eliza Morenno, no sábado (22), às 11h.

Serviço:

Monólogo “Colônia”
(versão adaptada para o ambiente virtual)
Classificação: 14 anos
Com Renato Livera (atuação e idealização), Vinicius Arneiro (direção) e Gustavo Colombini (dramaturgia)
Dia 20/8 – 19h
Espetáculo seguido de bate-papo com os realizadores.
YouTube e Facebook do Sesc RJ

Fique por dentro das iniciativas culturais do Sesc RJ clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais