Identidade Brasilis 2021

Identidade Brasilis: conheça o legado da bailarina Mercedes Baptista

A bailarina Mercedes Baptista completaria 100 anos em 2021. Para celebrar as suas imensas contribuições para a cultura brasileira, o projeto Identidade Brasilis realiza, entre os dias 26 e 28 de outubro, uma série de encontros de profissionais da dança que propõe reflexões sobre o seu legado.

Em um percurso historiográfico, que aborda tanto as suas práticas de ensino e metodologias criadas pela bailarina, quanto a sua criação artística, chegamos até os dias de hoje pretendendo discutir sobre a dança afro e as relações com os palcos, as instituições, e os espaços formais e informais de ensino. Os palestrantes convidados do projeto são Paulo Melgaço, Charles Nelson, Ágatha Oliveira e Érika Villeroy da Costa, que terão como interlocutora a artista Carmen Luz.

Todas as mesas terão transmissão no canal do YouTube do Sesc RJ.

As mesas de debates deste ano integram a Ocupação Mercedes Baptista, que reabrirá a unidade Sesc Copacabana para o público com atividades presenciais. A partir do dia 5 de novembro, serão apresentando espetáculos, concertos musicais, exposição fotográfica, instalações e outras atividades, inteiramente dedicadas à artista.

O projeto Identidade Brasilis tem como objetivo evidenciar e debater as contribuições culturais negro-indígenas na atualidade. Especialmente em um momento de recrudescimento das lutas e reivindicações por direitos destes grupos, o Sesc RJ busca trazer reflexões para manter em pauta a complexa dinâmica cultural que forjou e continua forjando o país.

Os debates articularão caminhos que visam suscitar questionamentos, fazer conhecer as produções artísticas, dialogar sobre questões referentes às memórias das sociedades originárias e afrodiaspóricas, discutir e problematizar as construções históricas que legitimaram a marginalização destes dois grupos ao longo dos séculos de formação do país. Buscarão também apresentar modos de vida, formas de ver e se colocar no mundo e apresentar questões que são da ordem das políticas públicas ao tratar da aprendizagem em âmbito artístico e cultural, sobre a história e as culturas que caracterizam a formação da população brasileira, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o indígena na formação da sociedade nacional.

Conheça e acompanhe a programação:

26 de outubro | 17h
Mesa 1 | Identidade Brasilis | Mercedes Baptista – Genealogias e itinerários
Com Paulo Melgaço e a interlocução de Carmen Luz. O convidado irá traçar um percurso histórico da trajetória de Mercedes, os pontos chave de sua vida, abordando a genealogia de suas referências de formação, as influências de sua obra e produções realizadas.
Assista em YouTube do Sesc RJ

27 de outubro | 17h
Mesa 2 | Identidade Brasilis | Mercedes Baptista –  Legados e práticas
com Charles Nelson e a interlocução de Carmen Luz. O convidado fala da atuação em dança afro nos dias de hoje, as práticas e legados, sua manutenção e como sua metodologia se desenvolve na atualidade.
Assista em YouTube do Sesc RJ

28 de outubro | 17h
Mesa 3 | Identidade Brasilis | Mercedes Baptista –  Matrizes afro na atualidade
com Ágatha Oliveira e Érika Villeroy da Costa e a interlocução de Carmen Luz. As convidadas irão contextualizar o campo de formação criado pela bailarina, ampliando as discussões para o desenvolvimento de reflexões no campo acadêmico, os debates e pesquisas realizadas nas universidades e cursos de formação em dança.
Assista em YouTube do Sesc RJ.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhe nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Teatro Múcio da Paixão

Teatro Múcio da Paixão, no Sesc Campos, será aberto ao público no dia 11 de dezembro depois de reforma

Veja mais
comprovação de vacinação

Apresentação de comprovação de vacinação contra Covid-19 nos espaços Sesc RJ

Veja mais
Descolonizando a ciência

Escritores Monique Malcher e Edimilson de Almeida Pereira levam os maiores prêmios literários do país 

Veja mais
Natal Sesc RJ

Natal Sesc RJ: Acendimento das luzes e programação na Praça Getúlio Vargas abrem o projeto em São João de Meriti neste sábado

Veja mais