Identidade Brasilis 2021

Identidade Brasilis: conheça o legado da bailarina Mercedes Baptista

A bailarina Mercedes Baptista completaria 100 anos em 2021. Para celebrar as suas imensas contribuições para a cultura brasileira, o projeto Identidade Brasilis realiza, entre os dias 26 e 28 de outubro, uma série de encontros de profissionais da dança que propõe reflexões sobre o seu legado.

Em um percurso historiográfico, que aborda tanto as suas práticas de ensino e metodologias criadas pela bailarina, quanto a sua criação artística, chegamos até os dias de hoje pretendendo discutir sobre a dança afro e as relações com os palcos, as instituições, e os espaços formais e informais de ensino. Os palestrantes convidados do projeto são Paulo Melgaço, Charles Nelson, Ágatha Oliveira e Érika Villeroy da Costa, que terão como interlocutora a artista Carmen Luz.

Todas as mesas terão transmissão no canal do YouTube do Sesc RJ.

As mesas de debates deste ano integram a Ocupação Mercedes Baptista, que reabrirá a unidade Sesc Copacabana para o público com atividades presenciais. A partir do dia 5 de novembro, serão apresentando espetáculos, concertos musicais, exposição fotográfica, instalações e outras atividades, inteiramente dedicadas à artista.

O projeto Identidade Brasilis tem como objetivo evidenciar e debater as contribuições culturais negro-indígenas na atualidade. Especialmente em um momento de recrudescimento das lutas e reivindicações por direitos destes grupos, o Sesc RJ busca trazer reflexões para manter em pauta a complexa dinâmica cultural que forjou e continua forjando o país.

Os debates articularão caminhos que visam suscitar questionamentos, fazer conhecer as produções artísticas, dialogar sobre questões referentes às memórias das sociedades originárias e afrodiaspóricas, discutir e problematizar as construções históricas que legitimaram a marginalização destes dois grupos ao longo dos séculos de formação do país. Buscarão também apresentar modos de vida, formas de ver e se colocar no mundo e apresentar questões que são da ordem das políticas públicas ao tratar da aprendizagem em âmbito artístico e cultural, sobre a história e as culturas que caracterizam a formação da população brasileira, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o indígena na formação da sociedade nacional.

Conheça e acompanhe a programação:

26 de outubro | 17h
Mesa 1 | Identidade Brasilis | Mercedes Baptista – Genealogias e itinerários
Com Paulo Melgaço e a interlocução de Carmen Luz. O convidado irá traçar um percurso histórico da trajetória de Mercedes, os pontos chave de sua vida, abordando a genealogia de suas referências de formação, as influências de sua obra e produções realizadas.
Assista em YouTube do Sesc RJ

27 de outubro | 17h
Mesa 2 | Identidade Brasilis | Mercedes Baptista –  Legados e práticas
com Charles Nelson e a interlocução de Carmen Luz. O convidado fala da atuação em dança afro nos dias de hoje, as práticas e legados, sua manutenção e como sua metodologia se desenvolve na atualidade.
Assista em YouTube do Sesc RJ

28 de outubro | 17h
Mesa 3 | Identidade Brasilis | Mercedes Baptista –  Matrizes afro na atualidade
com Ágatha Oliveira e Érika Villeroy da Costa e a interlocução de Carmen Luz. As convidadas irão contextualizar o campo de formação criado pela bailarina, ampliando as discussões para o desenvolvimento de reflexões no campo acadêmico, os debates e pesquisas realizadas nas universidades e cursos de formação em dança.
Assista em YouTube do Sesc RJ.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhe nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais