teatro e circo
Crédito: Getty Images

Teatro e Circo – celebrando as mais antigas manifestações artísticas do mundo

Teatro e circo se destacam como as mais antigas manifestações artísticas de espetáculos do mundo, promovendo reflexões e emoções nas plateias que alcançam. 

No dia 27/3 comemoramos o Dia do Circo, no Brasil, e o Dia Mundial do Teatro. O último foi criado na década de 60 pelo Instituto Internacional do Teatro (IIT), como uma forma de celebração e divulgação da arte pelo mundo. A data também busca incentivar as comunidades teatrais, reconhecendo a importância de seus trabalhadores e buscando um maior engajamento de políticas públicas específicas para o desenvolvimento da linguagem.

Já o Dia do Circo é comemorado no Brasil em homenagem ao aniversário de Abelardo Pinto, o Palhaço Piolin, um dos maiores representantes do meio circense. O artista é lembrado pela sua grande criatividade cômica, além das habilidades como ginasta e equilibrista.

Ao longo dos anos, o Sesc se coloca como parceiro no investimento às práticas teatrais e circenses, promovendo inúmeras experiências estéticas, atendendo diversos públicos e  buscando impactar no desenvolvimento, fortalecimento e na renovação das artes cênicas.

Neste dia de comemoração, destacamos três ações que o Sesc RJ vem desenvolvendo com grande importância para o cenário cultural do estado:

Mostras Regionais de Artes Cênicas

Criado em 2015, o projeto tem o objetivo de promover a interlocução entre os artistas do entorno das unidades do Sesc RJ com profissionais de trajetória consolidada no cenário cultural do país. Atualmente são realizadas cinco mostras de Artes Cênicas: Zona Norte, Serrana, Sul Fluminense, Baixada e Campista. Uma potente ação de mapeamento cultural destas regiões que engloba fruição e formação, pensamento e prática. O projeto visa o contínuo estímulo à difusão das artes cênicas e o intercâmbio técnico-cultural no estado do Rio de Janeiro.

Picadeiro Móvel

Criado em 2018, com o objetivo de apresentar um panorama da produção circense brasileira, reunindo trabalhos de tradição e de investigações contemporâneas de todo o Brasil, o Picadeiro Móvel é a maior realização na linguagem de circo do Sesc Rio de Janeiro. A mostra reúne cerca de 100 artistas em cada edição, promovendo intercâmbios, oficinas, além da realização de uma maratona de apresentações de diversas habilidades circenses.

Temporadas

Este projeto apresenta a realização continuada de espetáculos de teatro, dança e circo de caráter inédito na cidade do Rio de Janeiro.

O Sesc RJ possui três unidades dedicadas ao desenvolvimento de temporadas de espetáculos inéditos: Copacabana, Ginástico e Tijuca. Essa iniciativa permite o investimento em novas pesquisas para o cenário das artes cênicas e proporcionam diversas experiências estéticas ao público.

Neste período de pandemia, a relação público-plateia tem se estabelecido de forma diferente e o Sesc RJ tem promovido algumas experiências nesta nova configuração. Convidamos vocês a acompanhar a programação do projeto Arte em Cena que traz semanalmente experiências diversas de teatro, circo e dança.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais