caminhada do idoso - Copacabana
Crédito: caminhada do idoso - Copacabana

Caminhada do idoso deve reunir 10 mil pessoas em Copacabana dia 27/10

Embalado por trio elétrico, grupo percorrerá trecho da Avenida Atlântica para chamar a atenção aos direitos da pessoa idosa, parcela da população que equivale a 14,3% dos brasileiros

 

O Sesc RJ realiza no dia 27 de outubro, em Copacabana, a 2º edição da Caminhada Sesc em Defesa da Pessoa Idosa, evento que busca provocar a reflexão e a conscientização sobre os direitos da pessoa idosa. A expectativa da organização é reunir mais de 10 mil participantes entre idosos, familiares e simpatizantes da causa. A marcha acontecerá no bairro carioca com a maior concentração de pessoas acima de 60 anos no país.

A concentração e o alongamento coletivo ocorrerão às 8h, em frente ao hotel Copacabana Palace, de onde o grupo sai, às 9h, em caminhada pela Avenida Atlântica. O percurso de 1 quilômetro, que será embalado por um trio elétrico com música, tem chegada prevista para as 10h, na esquina da Avenida Atlântica com a Rua Santa Clara.

No local, haverá uma programação com atividades esportivas, educativas e de lazer que se estenderá até as 16h. A agenda conta com jogos de estímulo cognitivo, oficinas de artesanato e sustentabilidade, contação de histórias, avaliação nutricional, apresentação de beach tênis, orientação de saúde bucal, aulão de dança e apresentação de circo e pernas de pau, entre outras atrações.

Ano passado, em sua primeira edição, o evento contou com a presença de 13,5 mil pessoas. Para participar é grátis, mas o Sesc RJ pede a contribuição solidária de 1 kg de alimento não perecível. Os donativos serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc, iniciativa que recolhe alimentos de doadores e os repassa a entidades assistenciais cadastradas, como creches e asilos.

2º Caminhada Sesc em Defesa da Pessoa Idosa conta com o apoio da Drogaria VenancioInstituto de Longevidade Mongeral AegonSociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)Prefeitura do RioSkafe Cosméticos e Granfino.

 

BRINDES E OFERTAS DE SERVIÇOS – O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon levará ativações e jogos que discutirão sobre o envelhecimento. Também fará sorteio de brindes entre os participantes. Participarão da caminhada idosos das Casas de Convivência da Secretaria de Envelhecimento Saudável, da Prefeitura do Rio, e do projeto Saúde na Praça, da Drogaria Venancio, que promove atividades físicas e de integração social em seis praças do Rio. A rede de farmácias vai oferecer, gratuitamente, avaliação corporal e distribuir amostras de protetor solar. A SBGG realizará testes funcionais e Dinamometria (medição da força muscular), a Skafe Cosméticos fará distribuição de shampoos, e a Granfino, distribuição de sucos e biscoitos.

IDOSOS NO BRASIL – O Brasil tem hoje mais de 30 milhões de pessoas idosas, o que equivale a cerca 14,3% da população, segundo dados do IBGE. Estudos apontam que, daqui a 20 anos, essa população deve dobrar, seguindo uma tendência mundial. Desde 2004, o Brasil conta com o Estatuto do Idoso, que visa proteger e melhorar a vida dessa parcela da população, que tem aumentado cada vez mais. A atividade do dia 27 integra a programação que o Sesc RJ vem desenvolvendo no mês de outubro por conta do Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorado em 1º de outubro.

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias

Festa do Pijama on-line dos projetos educativos do Sesc RJ

Veja mais

Nossa equipe esbanjou talento para incentivar doações para campanha #MesaSemFome

Veja mais

Regina Pinho, Diretora do Sesc RJ, fala sobre comportamento social e a mulher executiva

Veja mais
Dia-mundial-do-brincar-SescRJ

Dia Mundial do Brincar: no Sesc RJ a brincadeira é coisa séria

Veja mais