Cartilha Pequeno Gourmet - Alimentação saudável

Cartilha Pequeno Gourmet

A Cartilha do Pequeno Gourmet é um guia criado pela equipe do Mesa Brasil Sesc RJ para ajudar pais e familiares na alimentação de seus filhos. O sedentarismo da tecnologia e a grande variedade de produtos industrializados com muito sal, açúcar e gorduras trouxe às crianças, precocemente, doenças como obesidade, diabetes e hipertensão. Vamos virar esse jogo?

Os hábitos alimentares da infância e adolescência tendem a ser mantidos na vida adulta e durante o envelhecimento. A hora de cuidar de nossas crianças é agora.

Leia com eles a nossa cartilha, a leitura pode ser muito produtiva. Aos poucos, a família pode chegar a pequenos acordos em função de uma melhoria na saúde de todos. Confira algumas das dicas:

  • Escolha alimentos saudáveis, levando em consideração as diversas fases de crescimento da criança.
  • É muito importante variar os alimentos e oferecer 5 a 6 refeições por dia: café da manhã, almoço e jantar, além de lanches nos intervalos. Parece muito? O segredo está nas porções.
  • Na rotina da alimentação, evite alimentes com muito sal e gorduras saturadas e colesterol. É bom criar o hábito de ler as embalagens.
  • Para que os pequenos cresçam comendo de tudo, é importante variar a alimentação e desde cedo. Ofereça peixe, frutas, verduras e legumes, por exemplo. Proporcionar novos paladares é a chance de trazer experiências diferentes e descobrir novos sabores.
  • Frutas, verduras e legumes devem ser oferecidos com uma frequência e 5 a 6 vezes por dia.
  • Manter a geladeira com produtos saudáveis facilita as escolhas. Elogie os progressos das crianças. Esse é um bom incentivo para que elas adquiram novos hábitos.
  • É muito importante não criticar as crianças durante as refeições para que elas, mais tarde, não venham a descontar aborrecimentos na comida.
  • Dê o exemplo. Para que seu filho realmente consuma alimentos saudáveis, é importante que você mostre a importância de cada um e demonstre ao se alimentar junto com ele.
  • As refeições não devem virar aulas de nutrição. Encontre uma forma particular de passar os conhecimentos de um jeito natural e curioso.
  • Sempre que possível, convide seus filhos para ver e participar da limpeza e do preparo dos alimentos. Esse clima cria um envolvimento maior com a alimentação.
  • Troque ideias de receitas com amigos que se preocupam tanto quanto você com a saúde alimentar das crianças. Logo vocês são perceber que ter saúde é muito mais simples do que se imagina.

 

Baixe aqui a Cartilha Pequeno Gourmet completa!

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ! Para acompanhar nossas notícias, clique aqui!

 

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Caminhada de Copacabana será virtual com programação ao longo de outubro

Caminhada de Copacabana será virtual com programação ao longo de outubro

Veja mais
Histórias que conectam: Conheça histórias das nossas alunas de esporte e lazer

Histórias que conectam: Conheça histórias das nossas alunas de esporte e lazer

Veja mais
Dicas de filmes Em Casa com o Sesc - cinema

A terceira idade representada no cinema

Veja mais