sesc+ social

Desenvolvimento comunitário e afeto caminhando juntos: conheça o Sesc+ Social!

Criado em 2016, o projeto Sesc+ Social conta com três eixos de trabalho em áreas de vulnerabilidade social, visando fortalecer lideranças e reduzir desigualdades. 

Texto: Paula de Franca Freitas 
Revisão: Taiane Cordeiro

Você conhece projeto Sesc+ Social?

Desde 2016, o Sesc RJ promove ações em parceria com diferentes territórios em situação de vulnerabilidade, articulando instrumentos sociais locais com proposições que visam contribuir para o desenvolvimento comunitário e o fortalecimento de lideranças e de instituições que atuam com redução de desigualdades e acesso à direitos. Seu antecessor, o projeto Redes Comunitárias, foi criado em 2002, sendo um marco nas realizações de Desenvolvimento Comunitário do Sesc RJ – na época, a iniciativa foi considerada pioneira e uma boa prática em articulação de redes e construção de Capital Social no estado.

A simplicidade das reuniões do projeto Redes Comunitárias, que já serviram como base para o UNICEF no Programa Plataforma dos Centros Urbanos, tinham por trás um contexto mais amplo que encontra referência na formação de Capital Social. Povos e sociedades que apresentam alto nível de Capital Social – um combinado de redes sociais, confiança mútua no coletivo e normas claras de atuação – têm maior potencial de desenvolvimento, que se reflete desde a cultura local até o desempenho dos serviços públicos pelo Estado.

Por isso, o Sesc RJ propôs o projeto que se apresentava como potencial gerador de recursos, fomentador de trocas e parcerias entre as organizações comunitárias participantes e captador de público para os demais projetos realizados. Os encontros mensais tinham metodologia muito simples e diferenciada, na qual os participantes apresentavam: 1. o que tinham para oferecer; e 2. o que precisavam. O intuito era focar nas potencialidades ao invés dos problemas, fomentar parcerias locais e fortalecer o capital social dos territórios participantes.

 

 

o Sesc+ Social foi criado em 2016 com a missão de dar continuidade aos processos de formação de redes e fortalecer este trabalho com a ampliação da metodologia para que essas redes se tornem cada vez mais propositivas, fomentando a elaboração de projetos e ações de transformação social comuns e colaborativos entre as diversas instituições representadas. Além de tornar as redes mais ativas na proposição de processos de mudanças, o Sesc+ Social tem o intuito de sistematizar cursos de formação em Desenvolvimento Comunitário, contribuindo para a qualificação do fazer desses atores sociais.

 

Eixos de Atuação

Dentre os eixos de atuação do projeto estão os Núcleos Comunitários, os Cursos de Desenvolvimento Comunitário e Ações de Sensibilização.

Os Núcleos Comunitários oferecem fóruns de discussão onde as instituições e atores sociais têm oportunidade de integração e articulação em rede, ampliando as possibilidades de parcerias locais, de atuação conjunta entre os diferentes setores da sociedade, além de fomentar a proposição de ações colaborativas transformadoras de desenvolvimento local.

No decorrer das reuniões do núcleo, observa-se a necessidade de outras formas de atuação paralelas e articuladas, de forma a atender demandas mais específicas. Alguns dos desdobramentos são: realização de palestras, oficinas e cursos de qualificação do fazer comunitário; criação de núcleos menores e focados, tais como núcleos de mulheres periféricas, núcleos de instituições que trabalham com pessoas com deficiência, entre outros.

O eixo Aprimoramento e qualificação do fazer oferece cursos de Desenvolvimento Comunitário, proporcionando complemento da formação de profissionais da área social através de cursos e visando a constante qualificação da atuação do terceiro setor. Dentre os cursos realizados estão: Diagnóstico Social e Plano de Desenvolvimento Local, Articulação Comunitária para a Sustentabilidade das Instituições, Relações de Etnia nos diversos setores da sociedade, Relações de Gênero nos diversos setores da Sociedade, Economia criativa, colaborativa, solidária, negócios sociais e economia global, Estratégias de trabalho com jovens, Gestão de Organizações de Terceiro Setor, Direitos Humanos, entre outros cursos.

As ações de sensibilização consistem em campanhas, palestras, oficinas e cursos sobre problemáticas e soluções sociais realizados com a sociedade em geral. Mas as ações do projeto não se restringem a pessoas que atuam na área. Há também um trabalho de sensibilização realizado com cidadãos dos mais diversos perfis, de forma a tornar o engajamento social uma possibilidade para todos, fomentando a participação ativa na construção de uma sociedade mais justa.

“Para 2021, a proposta é dar continuidade aos encontros virtuais de núcleos comunitários (iniciados durante a pandemia), retomar os encontros presenciais assim que possível e abrir uma frente de realização de cursos também em formato virtual.”, disse Paula de Franca, analista de Projetos Sociais do Sesc RJ. “Havendo liberação das atividades presenciais, realizaremos um Intercâmbio de Núcleos Comunitários no dia 5/5, reunindo na Unidade de Niterói lideranças comunitárias de todo o estado para trocas de experiências, articulação de uma  rede estadual e realização de palestras para o fortalecimento das lideranças.”

 

Inspiração

Ao longo desses anos, algumas lideranças se desenvolveram no Sesc+ Social, como René Silva e Lucia Cabral, que iniciaram sua trajetória no Redes Comunitárias e continuam como parceiros do + Social até hoje, desenvolvendo trabalhos sociais de referência.

 

 

Recentemente, eles participaram de uma live sobre Cultura de Paz nas favelas no Instagram do Sesc Ramos.

Saiba mais sobre o trabalho de Assistência do Sesc RJ

Acompanhe nossas redes (Instagram e Facebook). #SescRJAssistência

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais