ECA: entenda como é o processo de adoção

Nesse Dia das Crianças, vamos falar sobre a importância da adoção.  De acordo com o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, o direito à convivência familiar é fundamental para a formação de crianças e adolescentes.

Por Carla Moraes e Mauro Rezende, Analistas de Projetos Sociais do Sesc RJ.

Todas as crianças e adolescentes têm direito à convivência familiar e comunitária garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/90) e pela constituição Federal em seu artigo 227. Às vezes, quando esse direito não é garantido dentro da sua família de origem, essas crianças podem viver com uma família substituta, através da adoção, guarda ou tutela.

O QUE É ADOÇÃO?

A adoção é uma forma de garantir o direito de uma criança crescer em família. Ela só ocorre quando não for possível que a criança e o adolescente permaneçam sob os cuidados da família de origem. A adoção constitui-se por sentença judicial (art. 47 do Estatuto da Criança e do Adolescente) e é irrevogável (art. 39 do ECA).

O QUE É PRECISO PARA ADOTAR?*

Procure a Vara da Infância e da Juventude da sua cidade para se habilitar e obter mais informações sobre esse processo, que envolve várias etapas, como entrega de documentos e entrevistas com assistente social e psicólogo.

*durante a pandemia da COVID-19 é importante consultar sobre o funcionamento e a forma de atendimento da Vara da Infância e da Juventude da sua região.

QUEM PODE ADOTAR?

  • Qualquer pessoa maior de 18 anos, independentemente do seu estado civil e orientação sexual.
  • A pessoa interessada em adotar deve ser, pelo menos, 16 anos mais velha que o adotando.
  • Não podem adotar: avós ou irmãos adultos do adotando que, nesse caso, podem obter a guarda.

ENTREGA DO FILHO À ADOÇÃO

Inicialmente, a mãe deve procurar a Vara da Infância e da Juventude, Fórum ou mesmo o Conselho Tutelar da sua cidade para informações. Entregar um filho para adoção não é crime, no entanto, abandoná-lo em locais públicos ou entregar um filho a terceiros, mediante recompensa (artigo 238 do ECA), é crime. Caso esteja na maternidade, a gestante ou parturiente pode procurar o Serviço Social e informar sobre sua intenção de entregar o filho para adoção.

O QUE É GUARDA?

É uma medida jurídica que tem como objetivo proteger crianças e adolescentes que não podem ficar com seus pais de forma temporária ou definitiva. Essa situação não faz com que os pais percam o poder familiar em relação aos seus filhos. Nesse caso, o objetivo é regularizar a situação da criança ou adolescente e possibilitar que o seu cuidador tenha autonomia para tomar decisões sobre os mesmos. Importante sinalizar que a guarda pode ser alterada a qualquer momento, visando o bem-estar da criança e do adolescente.

QUEM PODE SOLICITAR A GUARDA E PARA QUE SERVE?

A princípio, qualquer pessoa maior de 18 anos pode solicitar guarda. A criança ou adolescente não pode estar morando com os pais e tem que residir com o solicitante. Sem a guarda, mesmo que haja consentimento dos pais, crianças e adolescentes que estejam com outra família se encontram em situação irregular. O termo de guarda confirma a responsabilidade do representante legal por qualquer tipo de assistência, seja material, educacional ou emocional da criança ou do adolescente. Quem possui a guarda tem direito de incluir a criança ou adolescente como seu dependente em vários âmbitos, seja na assistência à saúde, previdência social ou declaração de imposto de renda, por exemplo.

O QUE É TUTELA?

Ocorre quando um adulto se torna o representante legal de uma criança ou adolescente na falta dos pais (falecimento ou julgados como ausentes) ou por destituição do poder familiar.  O tutor passa a cuidar da vida e administrar os bens da criança ou adolescente. A tutela, assim como a guarda, também pode ser revogada.

O direito à convivência familiar deve ser buscado e preservado por toda a sociedade! É importante garantirmos esse direito fundamental que se apresenta relevante para a formação de crianças e adolescentes.

Para mais informações procure os seguintes órgãos do seu município:

  • Vara da Infância e da Juventude
  • Defensoria Pública
  • Fórum
  • Conselho Tutelar
  • CRAS ou CREAS

 

FONTES:

 

 

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc Saúde Mulher

Barra do Piraí recebe unidade móvel para exames gratuitos de mamografia e preventivo 

Veja mais
negro

Divulgado o resultado do curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado no Sesc Nova Iguaçu

Veja mais

Ana Marcela Cunha embarca para Singapura em busca de um novo recorde no Mundial de Esportes Aquáticos

Veja mais

Sesc RJ prorroga inscrições para cursos de inglês e espanhol em 13 unidades no estado

Veja mais