arte ciência tecnologia
Crédito: Foto: Erbs Jr

Gerontotecnologia: tecnologia, uma aliada

Você sabe o que é Gerontotecnologia? Conheça esse novo campo do conhecimento que visa a proporcionar melhora no estilo de vida dos idosos.

O Sesc RJ promove no dia 24 de novembro, a partir das 16h, a live “O impacto da tecnologia na qualidade de vida dos 50+”. Transmitido pelo YouTube, o encontro vai reunir representantes da Labora, LonVi e ProBrasin, as entidades vencedoras da 3ª Chamada Seniortechs.

A Chamada Seniortechs, que teve sua 3ª edição em setembro deste ano, busca premiar projetos que desenvolvam tecnologias que impactem positivamente o dia a dia dos idosos. Essa é mais uma das atividades do TSI que aborda o tema da tecnologia, seus benefícios e desafios para os idosos.

Gerontotecnologia

Para algumas pessoas, a simples possibilidade de lidar com o digital causa ansiedade, expectativa e irritação. Encontramos gente –  de todas as idades, é bom que se diga ­–, com dificuldades e ou simples resistência à tecnologia. Imagine o que vão pensar de uma palavra maior e pouco conhecida, a gerontotecnologia?! Pois essa tem relação direta com idosos, porque quer deixar a vida deles melhor e mais simples – que deve ser o objetivo de qualquer tecnologia na nossa vida.

O Sesc RJ desenvolve trabalhos com idosos há mais de 50 anos, acumulando enorme experiência e acompanhando todas as tendências no campo da ciência que contribuem para que esta etapa da vida seja vivida plenamente. O TSI – Trabalho social com o Idoso foi, ao longo do tempo, se adaptando às mudanças e melhorias disponíveis, e por isso incorporou em suas linhas de ação a gerontotecnologia.

Essa palavra enorme consegue abarcar muita coisa: reúne pesquisas, concepção, desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas, produtos e serviços  que promovem a melhoria da qualidade de vida do idoso. Toda e qualquer tecnologia que venha a trazer mais independência, mobilidade, segurança e prazer para essa população encontra-se no campo da gerontotecnologia – e tem, portanto, todo o nosso interesse!

Talvez venha à mente, em primeiro lugar pesquisas relacionadas à medicina e à farmacologia e, de fato, há muitos estudos e iniciativas nestes campos. Mas a gerontotecnologia não se restringe à área da saúde, mas estende-se a todos os campos em que possa oferecer mais autonomia e segurança para os idosos. Os dispositivos podem auxiliar através de sensores a detecção de quedas e gerar alerta para a rede de apoio, entre outros benefícios.

À medida que se envelhece, as necessidades continuam as mesmas:  cuidados com a higiene, vestir-se, alimentar-se, cozinhar, lavar louça, utilizar o telefone, transitar de um lugar para o outro, etc. No entanto, algumas limitações vão surgindo, consequência do processo natural do envelhecimento. Então é necessário que novos formatos de produtos e serviços sejam criados, para atender essa demanda.

Assim, a gerontotecnologia contribui oferecendo soluções que propiciam melhora no estilo de vida dos idosos, permitindo que eles exerçam sua plena cidadania dentre todos os campos que perpassam sua vida: moradia, saúde, educação, lazer, cultura, trabalho, entre outros.

Clique aqui e conheça o trabalho do TSI.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJAssistência

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Teatro Múcio da Paixão

Teatro Múcio da Paixão, no Sesc Campos, será aberto ao público no dia 11 de dezembro depois de reforma

Veja mais
comprovação de vacinação

Apresentação de comprovação de vacinação contra Covid-19 nos espaços Sesc RJ

Veja mais
Descolonizando a ciência

Escritores Monique Malcher e Edimilson de Almeida Pereira levam os maiores prêmios literários do país 

Veja mais
Natal Sesc RJ

Natal Sesc RJ: Acendimento das luzes e programação na Praça Getúlio Vargas abrem o projeto em São João de Meriti neste sábado

Veja mais