arte ciência tecnologia
Crédito: Foto: Erbs Jr

Gerontotecnologia: tecnologia, uma aliada

Você sabe o que é Gerontotecnologia? Conheça esse novo campo do conhecimento que visa a proporcionar melhora no estilo de vida dos idosos.

O Sesc RJ promove no dia 24 de novembro, a partir das 16h, a live “O impacto da tecnologia na qualidade de vida dos 50+”. Transmitido pelo YouTube, o encontro vai reunir representantes da Labora, LonVi e ProBrasin, as entidades vencedoras da 3ª Chamada Seniortechs.

A Chamada Seniortechs, que teve sua 3ª edição em setembro deste ano, busca premiar projetos que desenvolvam tecnologias que impactem positivamente o dia a dia dos idosos. Essa é mais uma das atividades do TSI que aborda o tema da tecnologia, seus benefícios e desafios para os idosos.

Gerontotecnologia

Para algumas pessoas, a simples possibilidade de lidar com o digital causa ansiedade, expectativa e irritação. Encontramos gente –  de todas as idades, é bom que se diga ­–, com dificuldades e ou simples resistência à tecnologia. Imagine o que vão pensar de uma palavra maior e pouco conhecida, a gerontotecnologia?! Pois essa tem relação direta com idosos, porque quer deixar a vida deles melhor e mais simples – que deve ser o objetivo de qualquer tecnologia na nossa vida.

O Sesc RJ desenvolve trabalhos com idosos há mais de 50 anos, acumulando enorme experiência e acompanhando todas as tendências no campo da ciência que contribuem para que esta etapa da vida seja vivida plenamente. O TSI – Trabalho social com o Idoso foi, ao longo do tempo, se adaptando às mudanças e melhorias disponíveis, e por isso incorporou em suas linhas de ação a gerontotecnologia.

Essa palavra enorme consegue abarcar muita coisa: reúne pesquisas, concepção, desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas, produtos e serviços  que promovem a melhoria da qualidade de vida do idoso. Toda e qualquer tecnologia que venha a trazer mais independência, mobilidade, segurança e prazer para essa população encontra-se no campo da gerontotecnologia – e tem, portanto, todo o nosso interesse!

Talvez venha à mente, em primeiro lugar pesquisas relacionadas à medicina e à farmacologia e, de fato, há muitos estudos e iniciativas nestes campos. Mas a gerontotecnologia não se restringe à área da saúde, mas estende-se a todos os campos em que possa oferecer mais autonomia e segurança para os idosos. Os dispositivos podem auxiliar através de sensores a detecção de quedas e gerar alerta para a rede de apoio, entre outros benefícios.

À medida que se envelhece, as necessidades continuam as mesmas:  cuidados com a higiene, vestir-se, alimentar-se, cozinhar, lavar louça, utilizar o telefone, transitar de um lugar para o outro, etc. No entanto, algumas limitações vão surgindo, consequência do processo natural do envelhecimento. Então é necessário que novos formatos de produtos e serviços sejam criados, para atender essa demanda.

Assim, a gerontotecnologia contribui oferecendo soluções que propiciam melhora no estilo de vida dos idosos, permitindo que eles exerçam sua plena cidadania dentre todos os campos que perpassam sua vida: moradia, saúde, educação, lazer, cultura, trabalho, entre outros.

Clique aqui e conheça o trabalho do TSI.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJAssistência

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais