Seminário Sesc+ Sustentabilidade Dicas de sustentabilidade - consumo consciente

I Seminário Sesc+ Sustentabilidade: As Cidades que Somos

O I Seminário Sesc + Sustentabilidade Baixada em Foco traz uma perspectiva sobre o território da Baixada Fluminense à luz da sustentabilidade ambiental, social e econômica e aborda a Agenda 2030, mobilidade urbana e justiça climática com um olhar sobre as caraterísticas da região.

Composto por 6 mesas temáticas, em formato de debate, o evento busca valorizar o patrimônio natural e cultural da Baixada Fluminense com um olhar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, convidando os indivíduos e a sociedade a participarem das ações voltadas para sustentabilidade, e desenvolvimento sustentável, conhecendo os problemas locais, sendo convidados a implementar soluções e/ou ações que promovam o bem estar coletivo, em um ambiente saudável e de qualidade para população.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 13/10

14h – Mesa 1 – Abertura | Agenda 2030, do conceito a prática

  • Nathallia Miranda – Mestre em Engenharia Ambiental (UERJ), especialista em Economia e Gestão da Sustentabilidade (UFRJ) e graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

14h30 – Mesa 2 – Um olhar para as áreas verdes e os recursos hídricos da Baixada Fluminense;

  • Emanuel Alencar – Jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalhou nos jornais O Fluminense, O Dia e O Globo, no qual ficou por oito anos cobrindo temas ligados ao meio ambiente. Foi editor de Conteúdo do Museu do Amanhã e atua como assessor da Prefeitura do Rio.
  • Prof Maria Angélica – Maria Angélica Maciel Costa é professora na Universidade Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Departamento de Administração e Turismo. É coordenadora adjunta do Observatório de Turismo e Lazer da Baixada Verde e faz parte da mesa diretora do Conselho Municipal de Turismo de Nova Iguaçu.
  • Kamilla Ramada –  Bióloga, licenciada, com atuação em sala de aula e ambientes de ensino não formal, como museus. Com pesquisa na área de genética; educação e metodologia de ensino de ciências. Pós Graduada em metodologia de ensino de ciências naturais, com pesquisa voltada para Educação Ambiental.

15h – Mesa 3 – O Programa Mesa Brasil Sesc RJ e os caminhos para a sustentabilidade

  • Luana Camillo (Formada em Serviço Social, possui especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ e Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Estácio de Sá. Coordenadora Técnica de Serviço Social do Programa Mesa Brasil Sesc Rj e membro do Comitê de sustentabilidade do Sesc RJ).
  • Anderson Silva (Consultor em políticas públicas de Prevenção do uso de drogas e Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, Conselheiro Municipal de Assistência Social e direito de criança e adolescente, fundador e Diretor do Instituto S.O.S Reviver.

DIA 14/10

14h – Mesa 4: Desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo, uma visão sobre mobilidade na Baixada Fluminense

  • Andressa Dias, é Arquiteta e Urbanista (UFRJ, 2018) e especialista em Urbanismo Social (Insper, 2021). É co-autora da Agenda Queimados 2030, no Eixo de Meio Ambiente e Saneamento e integrou a equipe de projeto do Conectar Queimados, para a Reestruturação Urbana do entorno da Estação ferroviária de Queimados-RJ
  • Fábio Moraes: Especialista em Urbanismo Social. Atua com projetos de impacto socioambiental há 8 anos. Fundador da Favelar um negócio social que visa democratizar os serviços de engenharia e arquitetura para população de favelas e periferias.
  • Thais Ulrichsen – Especialista em Urbanismo Social | Responsabilidade Social | Gestão de Projetos Sociais

15h – MESA 5 Justiça Climática – Resiliência Climática no contexto socioambiental

  • Tatiane Alencar – Gestora Pública, pela UFRJ, Mestra em Engenharia Ambiental, pela UERJ. Integrante das redes do Vetor Brasil, Youth Climate Leaders, YCL e líder da Climate Reality Project Brasil. Durante anos trabalhou com grupos em situação de vulnerabilidade socioambiental. Possui experiência em gestão de projetos e  gestão por processos, educação ambiental e climática,  participação social e inovação na gestão pública. Atualmente é Coordenadora de Relações Governamentais, no Colab.
  • Flávio de Lucas  – Bacharel em Serviço Social | Especialista em Gerenciamento de Projetos | MBA em Desenvolvimento Sustentável

16h – MESA 6 – Agentes da Mudança e o fomento à coletivos sustentáveis

  • Iniciativas a coletivos e ações que promovam o desenvolvimento sustentável na baixada fluminense.
  • Palestrantes – Sinal do Vale e Claudia de Paula
  • Rafaela Basílio – Analista de Educação Arte, Ciência e Tecnologia no Sesc RJ.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais