
Mahatma Gandhi e a Cultura de Paz
A Não-Violência e a Cultura de Paz é lembrada no dia 30 de janeiro em homenagem ao líder pacifista indiano Mahatma Gandhi, que teve sua vida interrompida nesta data.
Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948), apesar de homem controverso para alguns, enquanto figura pública marcou a história da Índia e se tornou uma das personagens mais reverenciadas da história moderna. Símbolo internacional da paz e dos Direitos Humanos.
Nasceu na Índia, se formou em direito na Inglaterra, e mudou-se para a colônia britânica de Natal (sul da África), onde liderou protestos contra o governo e suas legislações discriminatórias, criando sua imagem pública e a filosofia Satyagraha – de não cooperação, com foco na verdade, e não violenta.
Em 1915 retornou à Índia e se tornou um dos grandes líderes de defesa dos direitos civis e do movimento anticolonialista. Suas campanhas não violentas de desobediência civil contra injustiças e opressões o fizeram ser referido como Mahatma – “grande alma” ou “santo” em sânscrito.
Sua filosofia, fundada em ideias de tolerância, autonomia e coletividade, se tornou um modelo para futuros movimentos sociais ao redor do mundo, inspirando uma geração de líderes como, Martin Luther King na luta pelos direitos civis nos EUA e Nelson Mandela contra o Aparthaid na África do Sul.
Que Mahatma Gandhi siga inspirando o mundo num caminho de construção e fortalecimento da cultura de paz.
“Viva como se você fosse morrer amanhã. Aprenda como se você fosse viver para sempre.”
Fique por dentro das novidades do Sesc RJ clicando aqui!
Acompanhe nossas redes (Instagram e Facebook). #SescRJAssistência