Mesa Brasil Sesc - doação para circos
Crédito: Mesa Brasil Sesc - doação para circos

Mesa Brasil Sesc doa alimentos a circos, fechados por causa do isolamento social

Com picadeiros vazios, profissionais estão entre os mais impactados do setor da cultura. Dezenove circos do estado do Rio de Janeiro receberão os donativos arrecadados pelo programa. 

O Sesc RJ, por meio do programa Mesa Brasil, fará a partir desta semana doações de alimentos a 19 circos instalados no Rio e em mais 12 municípios do estado. Os empreendimentos culturais e familiares estão entre os mais impactados do setor da cultura pelas medidas de combate ao novo coronavírus, como a proibição de espetáculos públicos. Cerca de 400 artistas – incluindo crianças, jovens, adultos e idosos – serão beneficiados com a ação, que conta com o apoio das secretarias municipal e estadual de Cultura do Rio de Janeiro.

Os donativos estão sendo arrecadados junto aos parceiros doadores do Mesa Brasil Sesc RJ, que inclui supermercados, indústrias e produtores rurais, entre outros.

A entrega para as instituições localizadas no Rio foi feita no dia 1/4, no Sesc Madureira, sede do programa Mesa Brasil no estado. Com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Cultura, a doação contemplará cerca de 200 pessoas com 1 tonelada de alimentos, entre não perecíveis e hortifrutigranjeiros. Depois, com o apoio da Secretaria Estadual, serão contemplados os circos dos demais municípios.

A iniciativa acontece menos de um mês depois que essa manifestação artística esteve em destaque na programação cultural do Sesc RJ. De 3 a 8 de março, artistas de Rio, de outros estados e do exterior apresentaram-se no Picadeiro Móvel de São Gonçalo. Em sua quinta edição, o projeto itinerante do Sesc RJ visa a democratizar o acesso da população a toda a diversidade desta que é uma das mais populares manifestações artísticas. Entre os locais que receberam espetáculos circenses gratuitos, está o Jardim Catarina, bairro carente do município.

Além da necessidade pontual dos profissionais de circo, o Mesa Brasil Sesc no Rio de Janeiro vem ajudando diversas entidades do estado do Rio de Janeiro que atendem a pessoas em situação de vulnerabilidade, em comunidades como Rocinha, Complexo do Alemão e Morro do Turano. Espera-se alcançar cerca de 200 famílias. Neste período de isolamento social, a demanda por doações tem crescido, pois incorpora os trabalhadores informais que estão sendo impactados pelo isolamento social e perderam momentaneamente sua fonte de renda. Do início da quarentena até a sexta-feira (27), já haviam sido contabilizadas a entrega de mais de 16 toneladas em alimentos a 36 entidades no estado.

Criado em 2000, o Mesa Brasil Sesc RJ atua no combate à fome e ao desperdício, recolhendo doações de produtos em condições de consumo, distribuindo-os às instituições sociais cadastradas e orientando-as no aproveitamento integral dos alimentos. Também arrecada e entrega os alimentos obtidos por meio da entrada solidária nos eventos pagos do Sesc RJ (1 quilo dá direito a desconto de 50%). Além disso, atua em situações emergenciais, como este novo coronavírus e as enchentes que atingiram o Norte e o Noroeste do estado, em janeiro, e a Região Metropolitana do Rio, em fevereiro.

Neste momento de crise, o programa do Sesc RJ disponibilizou um número de telefone celular para que interessados em doar alimentos e outros mantimentos entrem em contato: (21) 98566-4902. 

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais