mesa brasil sesc rj
Crédito: Jorge Heli

Mesa Brasil Sesc RJ conclui doação de 54 toneladas de alimentos no estado do Rio

Santuário Cristo Redentor, na Capital, recebeu do projeto Mesa Brasil Sesc RJ as 2 últimas toneladas de um montante de 54 distribuídas em 24 municípios do estado em força-tarefa nos meses de abril, maio e junho. Hortifrutigranjeiros oriundos de propriedades rurais de Nova Friburgo estão alimentando pessoas em situação de vulnerabilidade social

O programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil Sesc RJ entregou, nesta quinta-feira (10/6), 2 toneladas de alimentos para o Santuário Cristo Redentor, que as destinará a pessoas em situação de vulnerabilidade social do Rio de Janeiro. Os hortifrutigranjeiros chegarão aos necessitados por meio das paróquias e instituições cadastradas no Santuário e que prestam serviços sociais e de acolhimento humano. A distribuição no Rio foi a última entrega de uma agenda que contemplou 24 municípios do estado com um montante total de 54 toneladas nos meses de abril, maio e junho.

Os donativos são cestas de frutas, verduras e legumes oriundos de propriedades rurais de Nova Friburgo, Região Serrana, que integram o Mesa no Campo. Por meio do projeto, os produtores fornecem seus excedentes – alimentos em perfeito estado e com alto valor nutritivo, mas pouco aproveitamento comercial – ao Mesa Brasil Sesc RJ. O programa, por sua vez, os repassa para entidades socioassistenciais que fazem a distribuição ao público final.

“A parceria com o Mesa Brasil Sesc RJ potencializa as grandes iniciativas ligadas à campanha social ‘Cristo Redentor, Eu Quero Doar’ e às inúmeras ações de solidariedade que realizamos”, afirma Padre Omar.

A estimativa é que os alimentos tenham chegado a 26 mil pessoas. A força-tarefa foi motivada pela onda mais recente do novo coronavírus e das medidas restritivas adotadas para contê-lo, no fim do mês de março.  A ação integra a campanha Rio de Mãos Dadas, conjunto de iniciativas do Sistema Fecomércio RJ (Sesc RJ e Senac RJ) que visam a envolver as pessoas em um clima de positividade e esperança em 2021.

“Essa agenda de distribuição de alimentos teve como objetivo fazer frente ao cenário que estamos vivendo nesse primeiro semestre do ano. Além da queda nas doações recebidas por ONGs e outras entidades, há um crescimento no número de pessoas que perderam suas fontes de renda por conta do recrudescimento da pandemia da Covid-19 e as medidas restritivas adotadas para conter a propagação do vírus. O Sistema Fecomércio RJ, por meio do programa Mesa Brasil Sesc RJ, tem o compromisso de ajudar essas pessoas, muitas delas trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo”, diz o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Retomada da confiança

Além das doações, a campanha Rio de Mãos Dadas engloba uma série de ações, com participação dos setores público e privado, para incentivar a retomada da confiança dos fluminenses depois do impacto da pandemia de Covid-19. Ao longo do ano, estão previstas iniciativas como intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais, iniciativas voltadas para empresários, cursos adaptados ao “novo normal”, entre outras.

A campanha é simbolizada por esculturas em formato de mãos que se unem, representando a esperança da retomada de contatos, planos e afetos. Com 2 metros de altura e personalizadas por dez artistas, as obras foram expostas em vários pontos da capital do Rio de Janeiro e depois seguirão para o interior do estado.

Saiba mais sobre o Mesa Brasil Sesc RJ

O Mesa Brasil Sesc RJ atua no combate à fome e ao desperdício, recolhendo doações de alimentos não perecíveis e in natura de empresas e organizações e os distribuindo a instituições sociais cadastradas, como creches, abrigos, asilos, etc. Além disso, orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos, utilizando de forma criativa e saborosa partes que tradicionalmente são descartadas. O programa atua ainda em situações de calamidade, como desastres naturais. Desde o início da pandemia até maio já foram doadas mais de 2,7 mil toneladas de alimentos.

Agenda de doações nos municípios

13/04 – Teresópolis
22/04 – Nova Friburgo
27/04 – Petrópolis
28/04 – São João de Meriti
29/04 – Nilópolis
04/05 – Nova Iguaçu
05/05 – Caxias
06/05 – Miguel Pereira
11/05 – Niterói
12/05 – São Gonçalo
13/05 – Volta Redond
18/05 – Barra Mansa
19/05 – Três Rios
20/05 – Angra dos Reis
25/05 – Valença
26/05 – Barra do Piraí
27/05 – Itaperuna e Paraty
01/06 – Cabo Frio
02/06 – Mangaratiba
08/06 – Rio das Ostras e Macaé
09/06 – Conceição de Macabu
10/06 – Rio de Janeiro

Confira as notícias do Sesc RJ clicando aqui e acompanhe nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJAssistência #MesaBrasilSescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais