Mesa Sesc Brasil apresenta o II Seminário de Serviço Social

Mesa Sesc Brasil apresenta o II Seminário de Serviço Social

O II Seminário de Serviço Social, a iniciativa do Sesc RJ apresenta o tema “Assistência Social como serviço essencial durante a pandemia da Covid-19: Desafios e Novos Caminhos”.

Durante o evento, as Ações Educativas de Serviço Social, junto às instituições atendidas pelo Programa Mesa Brasil, são mostradas a partir de uma consultoria especializada e uma comissão organizadora. O II Seminário de Serviço Social abrange temas de interesse comum e a valorização dos profissionais de assistência social.

A descoberta do novo coronavírus na China, ainda no final de 2019, foi o começo de tudo. Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto como uma pandemia. O mundo todo está mobilizado entre tratamentos, pesquisas de novos remédios e vacinas. Até hoje, a Covid-19 já levou à morte, aproximadamente, 1.290.000 pessoas no mundo, sendo mais de 160 mil pessoas aqui no Brasil até novembro de 2020. Diversas precauções foram tomadas para reduzir as mortes e diminuir as formas de contágio. A necessidade do isolamento social ainda é fundamental.

O Governo Federal Brasileiro classificou os serviços essenciais aqueles considerados indispensáveis e demais atividades que, no período de isolamento social, não poderiam deixar de ser prestados. Para isso, todos deveriam adotar as devidas medidas e garantir a segurança dos profissionais e da população. Nessa lista de serviços se encontram assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade”.

Estamos em um cenário que precisa de um profissional de Serviço Social que se reinvente junto aos demais serviços essenciais e contribuir para diminuir os impactos da pandemia da Covid-19. A necessidade do isolamento social e a ordem de fechar os estabelecimentos e espaços públicos, fez com que a economia do país sofresse grande impacto, principalmente quando falamos de profissionais liberais e autônomos. O trabalho principal do Mesa Brasil, de doação de alimentos para população em vulnerabilidade social e das instituições cadastradas no programa, tomou uma dimensão ainda maior. Um momento de grande necessidade para a população do entorno das instituições cadastradas rapidamente se formou.

Em nosso primeiro Seminário de Serviço Social do Mesa Brasil, a partir do tema “Os desafios do Assistente Social na prática das instituições atendidas pelo Mesa Brasil Sesc RJ“, já falávamos sobre a necessidade de se reinventar e construir novas propostas de trabalho. Agora, mediante a pandemia do Covid-19, o discurso não só se mantém atual, como reforça a nova postura do profissional de Serviço Social para discutir sobre a sua prática e renovar as redes sociais que sustentam o trabalho social.

Os nossos desafios aumentam e, mesmo no contexto de isolamento social, precisamos criar um espaço de conversa, buscando a construção de uma rede e troca de experiências profissionais. Com isso, formaremos um ambiente de construção coletiva para enfrentamento desta nova realidade social. Vamos identificar o fazer profissional da assistência social durante a pandemia e promover um ambiente de troca e construção coletiva para desenvolvimento social dos profissionais de Serviço Social e das instituições.

Juntos, vamos rever os desafios da prática profissional do Assistente Social nas instituições atendidas pelo Mesa Brasil Sesc RJ no tempo de pandemia. Além de valorizar o trabalho do Assistente Social que trabalha nas instituições sociais atendidas pelo Programa, como um forte mobilizador e canal de transformação social na sociedade.

O evento é voltado para Assistentes Sociais, representantes das instituições atendidas pelo Mesa Brasil Sesc RJ e a comunidade em geral.

Serviço:

Dia: 25 de novembro de 2020
Local: Plataforma Digital (online)
Horário: 10h às 12h

Programação do II Seminário de Serviço Social:

10h às 10h10 – Abertura (Luana Camillo Vieira – Coordenação Técnica de Serviço Social Mesa Brasil Sesc RJ)
10h10 às 10h30 – Assistente Social da instituição atendida pelo Mesa Brasil (Michele de Lima Oliveira – Instituição Cruzada do Menor – Creche Plantando o Amanhã)
10h30 às 10h50 – Assistente Social da Secretaria de Assistência (Thaysa Rojas – Assistente Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município de Duque de Caxias)
11h10 às 11h30 – Assistente Social do Mesa Brasil (Ana Paula Oliveira – Analista de Projetos Sociais no Mesa Brasil Sesc RJ)
11h30 às 11h45 – Perguntas
11h45 às 12h – Encerramento e Considerações Finais

Confira as ações do Mesa Brasil Sesc RJ clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais