Mesa Sesc Brasil apresenta o II Seminário de Serviço Social

Mesa Sesc Brasil apresenta o II Seminário de Serviço Social

O II Seminário de Serviço Social, a iniciativa do Sesc RJ apresenta o tema “Assistência Social como serviço essencial durante a pandemia da Covid-19: Desafios e Novos Caminhos”.

Durante o evento, as Ações Educativas de Serviço Social, junto às instituições atendidas pelo Programa Mesa Brasil, são mostradas a partir de uma consultoria especializada e uma comissão organizadora. O II Seminário de Serviço Social abrange temas de interesse comum e a valorização dos profissionais de assistência social.

A descoberta do novo coronavírus na China, ainda no final de 2019, foi o começo de tudo. Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto como uma pandemia. O mundo todo está mobilizado entre tratamentos, pesquisas de novos remédios e vacinas. Até hoje, a Covid-19 já levou à morte, aproximadamente, 1.290.000 pessoas no mundo, sendo mais de 160 mil pessoas aqui no Brasil até novembro de 2020. Diversas precauções foram tomadas para reduzir as mortes e diminuir as formas de contágio. A necessidade do isolamento social ainda é fundamental.

O Governo Federal Brasileiro classificou os serviços essenciais aqueles considerados indispensáveis e demais atividades que, no período de isolamento social, não poderiam deixar de ser prestados. Para isso, todos deveriam adotar as devidas medidas e garantir a segurança dos profissionais e da população. Nessa lista de serviços se encontram assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade”.

Estamos em um cenário que precisa de um profissional de Serviço Social que se reinvente junto aos demais serviços essenciais e contribuir para diminuir os impactos da pandemia da Covid-19. A necessidade do isolamento social e a ordem de fechar os estabelecimentos e espaços públicos, fez com que a economia do país sofresse grande impacto, principalmente quando falamos de profissionais liberais e autônomos. O trabalho principal do Mesa Brasil, de doação de alimentos para população em vulnerabilidade social e das instituições cadastradas no programa, tomou uma dimensão ainda maior. Um momento de grande necessidade para a população do entorno das instituições cadastradas rapidamente se formou.

Em nosso primeiro Seminário de Serviço Social do Mesa Brasil, a partir do tema “Os desafios do Assistente Social na prática das instituições atendidas pelo Mesa Brasil Sesc RJ“, já falávamos sobre a necessidade de se reinventar e construir novas propostas de trabalho. Agora, mediante a pandemia do Covid-19, o discurso não só se mantém atual, como reforça a nova postura do profissional de Serviço Social para discutir sobre a sua prática e renovar as redes sociais que sustentam o trabalho social.

Os nossos desafios aumentam e, mesmo no contexto de isolamento social, precisamos criar um espaço de conversa, buscando a construção de uma rede e troca de experiências profissionais. Com isso, formaremos um ambiente de construção coletiva para enfrentamento desta nova realidade social. Vamos identificar o fazer profissional da assistência social durante a pandemia e promover um ambiente de troca e construção coletiva para desenvolvimento social dos profissionais de Serviço Social e das instituições.

Juntos, vamos rever os desafios da prática profissional do Assistente Social nas instituições atendidas pelo Mesa Brasil Sesc RJ no tempo de pandemia. Além de valorizar o trabalho do Assistente Social que trabalha nas instituições sociais atendidas pelo Programa, como um forte mobilizador e canal de transformação social na sociedade.

O evento é voltado para Assistentes Sociais, representantes das instituições atendidas pelo Mesa Brasil Sesc RJ e a comunidade em geral.

Serviço:

Dia: 25 de novembro de 2020
Local: Plataforma Digital (online)
Horário: 10h às 12h

Programação do II Seminário de Serviço Social:

10h às 10h10 – Abertura (Luana Camillo Vieira – Coordenação Técnica de Serviço Social Mesa Brasil Sesc RJ)
10h10 às 10h30 – Assistente Social da instituição atendida pelo Mesa Brasil (Michele de Lima Oliveira – Instituição Cruzada do Menor – Creche Plantando o Amanhã)
10h30 às 10h50 – Assistente Social da Secretaria de Assistência (Thaysa Rojas – Assistente Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município de Duque de Caxias)
11h10 às 11h30 – Assistente Social do Mesa Brasil (Ana Paula Oliveira – Analista de Projetos Sociais no Mesa Brasil Sesc RJ)
11h30 às 11h45 – Perguntas
11h45 às 12h – Encerramento e Considerações Finais

Confira as ações do Mesa Brasil Sesc RJ clicando aqui!

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Sesc RJ Flamengo estreia na Superliga Banco do Brasil Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Com casos de Covid-19 confirmados, Sesc RJ Flamengo adia seus próximos jogos

Veja mais
prêmio sesc de literatura

Prêmio Sesc de Literatura lança os livros vencedores de 2020 em evento virtual

Veja mais
reabertura da piscina para nado livre em são Gonçalo - nível avançado

Raia Livre: treinos de natação para nível avançado

Veja mais
reabertura da piscina para nado livre em são Gonçalo - nível intermediário

Raia Livre: treinos de natação para nível intermediário

Veja mais