o que é o trabalho infantil?

O que é trabalho infantil?

A equipe do Sesc+ Criança Cidadã preparou uma cartilha sobre trabalho infantil, com informações sobre o tema.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) considera crianças aqueles até 12 anos incompletos. Os jovens de 12 a 18 anos, são considerados adolescentes. De acordo com o estatuto, os jovens podem trabalhar como  aprendizes, com todos os direitos trabalhistas assegurados, a partir dos 14 anos.

O trabalho infantil é considerado escravidão. Muitas pessoas se aproveitam da força de dessa mão de obra, em sua grande maioria carentes e de famílias com grandes necessidades. Os próprios pais incentivam acreditando que o trabalho educa e é melhor do que roubar. Quando as crianças são negras essa situação se agrava. Mas todas são forçadas a pedir esmolas ou comida, catar lixo, engraxar sapatos nas ruas; vender balas, limpar vidros dos carros em sinais de trânsito, etc. Situações que causam comoção em quem passa, mas infelizmente, já fazem parte da paisagem de grandes centros urbanos. Essas são algumas formas de exploração do trabalho infantil.

Esse é apenas o cenário inicial para que se entenda o que representa tudo o que acontece, para identificar e combater o absurdo do trabalho infantil.

O trabalho de crianças e adolescentes em casas de família é uma das formas mais tradicionais do trabalho infantil, principalmente no caso das meninas. Um trabalho que abre espaço para violações psicológicas e sexuais, uma vez que estão longe de sua família e não sabem de seus direitos como cidadãs.

Na rua, além de prejudicar a saúde de crianças e adolescentes, expostos ao clima e sem proteção, sofrem assédio sexual, ferimentos e até atropelamentos.

Na área rural essa força de trabalho faz parte de ajudar a família na agricultura e pecuária. Muitos dirigem tratores, têm contato com agrotóxicos sem equipamentos adequados e fazem outros trabalhos manuais. Ferimentos, mutilações, envelhecimento precoce e câncer de pele são apenas alguns problemas que podem ocorrer.

A exploração sexual é a forma mais devastadora nesses menores. Traz consequências psicológicas, físicas, sociais, complicações da própria sexualidade, e geram problemas muitas vezes irreversíveis às crianças e adolescentes.

De uma forma geral, os prejuízos ao desenvolvimento de todos esses meninos e meninas é inumerável. Mas hoje existem muitas leis que garantem os seus direitos, assim como organizações que trabalham em prol de uma infância cidadã e saudável como deve ser. Conheça como funciona o trabalho desses profissionais que enfrentam problemas sociais assim e são incansáveis para garantir um futuro melhor para crianças e adolescentes.

Vamos conhecer melhor esse tema? A equipe do Sesc+ Criança Cidadã preparou uma cartilha sobre trabalho infantil, com informações sobre o tema.

Clique aqui e confira nossa cartilha O que é o Trabalho Infantil? – Desvelando Práticas de Violação.

Acompanhe nossas notícias e fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui!

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
Se não agora quando

“Se não agora, quando?” aborda a solidão e a depressão no isolamento social 

Veja mais
reabertura unidades

Nos adaptamos para continuar cuidando de você

Veja mais
Sesc RJ Flamengo

Sesc RJ Flamengo recebe o Pinheiros pela Superliga feminina de vôlei

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ - Temporal em Três rios

Sistema Fecomércio RJ entrega 5,5 toneladas de mantimentos para vítimas do temporal em Três Rios

Veja mais