Pautas Sociais - Rota Sudeste

Pautas Sociais: Rota Sudeste – A importância das tecnologias sociais em contexto de crise

O Pautas Sociais Rotas se destina a dar visibilidade às questões sociais e seus agentes de transformação, bem como às dinâmicas e iniciativas criativas das comunidades periféricas, no enfrentamento às demandas emergenciais mediante a pandemia da Covid-19.

Nesta edição, são trabalhados dois temas. No dia 1/12, a programação se dará a partir da questão “Qual a luta das mulheres periféricas do Sul?”, com diálogos a respeito de desigualdade de gêneros e a problematização da construção da imagem da mulher do Sul do Brasil, muito referenciada por uma branquitude imigrante que acaba por aniquilar as diversidades étinico-raciais da região. Para acessar a programação do dia 1 do evento Pautas Sociais, clique aqui.

No dia 3/12, será abordado o tema Qual a importância das tecnologias sociais para o combate das crises?, contextualizando questões políticas e sociais para conceituar tanto a noção de tecnologia social quanto a de crises sociais decorrentes das desigualdades vivenciadas nas comunidades vulneráveis.

PROGRAMAÇÃO:

3/12 – Pautas Sociais: Rota Sudeste
15h – Abertura – “Qual a importância das tecnologias sociais para o combate das crises?”.

Considera-se tecnologia social todo produto, método, processo ou técnica criado para solucionar algum tipo de problema atendendo quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e impacto social. Nesta programação, lideranças comunitárias falam sobre o uso dessas tecnologias sociais em contextos de crise e sua importância estratégica para a subsistência dos moradores de comunidades vulneráveis.

Participantes:
Thara Wells Corrêa (SP) -. Presidenta da Associação de Transgênero de Sorocaba, Promotora Legal Popular de 2017, conselheira no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Jardson dos Santos (Paraty- RJ) – Nascido, criado e ainda morador da comunidade caiçara da Praia do Sono, em Paraty (RJ), foi um dos fundadores do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba e participa de articulações nacionais dos povos caiçaras do Brasil.

Ricardo Fernandes (RJ) – ativista, ator e pesquisador da Cidade de Deus (RJ). Seu trabalho se concentra em abordar a desigualdade urbana no Brasil, especialmente no que diz respeito à raça, pobreza, juventude e drogas. Ele também co-dirige a ONG Os Arteiros, e é coordenador do coletivo FrenteCDD, um grupo de ajuda mútua que trata dos impactos imediatos da pandemia Covid-19 na Cidade de Deus.

Samuel Caetano (MG) – representante do Centro de Agricultura Alternativa, coordenador do Eixo de Povos e Comunidades Tradicionais do Centro de Agricultura Alternativa (CAA) do Norte de Minas, historiador, representante do povo Geraizeiro no Conselho Nacional e Comissão Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais. Natural de Montes Claros.

Comentador:
Ailton Krenak – ativista indígena da etnia Krenak, fundou em 1988 a União das Nações Indígenas e em 1989 o movimento Aliança dos Povos da Floresta. Atualmente, dirige o Núcleo de Cultura Indígena, na Serra do Cipó, MG. É jornalista e escritor, com livros e artigos publicados em diversas línguas, além do português.

16h15 – Relato de vivência: Agricultura Familiar nas Comunidades Tradicionais (Paraty- RJ)

Janis Jesus de Oliveira é mulher, negra, nascida e criada no bairro zona rural Pedras Azuis no município de Paraty e atuante do movimento Agricultura familiar do produtor rural no município. Há três anos fundou a empresa “Doces da Morena” e desde então vende e faz trocas com outros agricultores de suas compotas e geleias, frequentando feiras e oferecendo seus produtos para turistas, sua principal fonte renda.

16h30 – Forças das Gerais: Tecnologias de impacto social nas comunidades

Com o objetivo de visibilizar as forças e potências das comunidades, convidamos três representantes de instituições parceiras da Rede Sesc Ação Comunitárias de Contagem (MG) : AMOMP, Circuito Inclusivo e Mulheres do Rosário. Em um bate-papo com conteúdos inspiradores, foram compartilhadas ferramentas de impactos sociais capazes de transformar e desenvolver territórios e a realidade local, visando superar cenários de exclusão, desigualdade e vulnerabilidades.

Helenice Araújo – fundadora e coordenadora do Grupo Mulheres do Rosário – Ibirité, desenvolve junto ao grupo diversos trabalhos de fortalecimento e empoderamento com mulheres da região.

Debora Batista – fundadora do Circuito Iinclusão, que busca disponibilizar o lazer e atividades inclusivas para todas as pessoas com deficiência e suas famílias.

Mailda Lima – Assistente Social, atua há 4 anos no terceiro setor e possui grande experiência em gestão nos setores público e privado.

17h – Vídeo Comunitário do Quilombo do Campinho (Paraty-RJ)

Lugar de música, artesanato, culinária e história, o Quilombo do Campinho da Independência, no município de Paraty, é uma comunidade exemplo de uso e apropriação das tecnologias sociais em favor do desenvolvimento comunitário. Neste vídeo, jovens contam como foi a readaptação à rotina no momento da pandemia. O cinegrafista e editor Fábio Martins, morador do Quilombo, captou imagens da vida na comunidade e depoimentos que trazem uma perspectiva da realidade no local.

17h15 – Performance artística com As Despejadas (SP)

Formado por Vitória Silva, Lídia Martiniano e Nataly Ferreira, o grupo musical As Despejadas é um grito pela liberdade e reconhecimento das minorias.

17h30 – Encontro da juventude em desenvolvimento comunitário (RJ)

Vídeo que mostra a articulação de jovens e a força dos coletivos, que utilizam ferramentas para falar sobre as pautas e demandas sociais características de suas regiões em meio a pandemia. “Becos, histórias e caminhadas’ traz para a internet a visão de jovens artistas periféricos e como enfrentam essa nova etapa, mostrando a importância do direito a arte e como a abordam dentro de suas comunidades. Com diversas linguagens lembram de suas resistências e como podem ser plurais.

Richard Oliveira – NK – artista, poeta e produtor voltado ao segmento Rap. Participa do Coletivo Ponto de Luz, uma organização de apoio aos jovens do município de Teresópolis, e é parceiro da Afronasa.

Juan Carlos – produtor executivo e mestre de cerimônias de batalhas de rap no município de Teresópolis. Apresentador de reacts do Afronasa, produtora fundada por ele e por profissionais do ramo da música urbana com a perspectiva de dar oportunidade aos negros periféricos para apresentar seu trabalho a sociedade.

Nilda Andrade – articuladora sociocultural no Complexo do Alemão, atua nas áreas de artes cênicas e desenvolve ações artísticas e socioeducativas em comunidades por todo Rio de Janeiro junto com o grupo teatral Contra Bando de Teatro e Outras Patifarias, formado por atores do Alemão, o qual coordena.

Maria Oliveira -Começou no teatro aos 13 anos através do grupo cultural Afroreggae, e foi uma das fundadoras do ContraBando. Realiza oficinas de teatro infantil no Complexo do Alemão e já participou de várias instituições como o CRJ, Oca dos Curumins, EDUCAP.

Programação paralela
Pautas Sociais: Rota Sudeste

Encontro: Juventudes do Alemão e suas expressões

Por Nathalia Campos de Souza Menezes, uma descoladora de ideias do Complexo do Alemão, comunicadora, produtora, publicitária e fotógrafa.

A mostra retrata a juventude do Complexo do Alemão como protagonista. Através de suas vivências, circulando pela favela e colaborando com algumas instituições e indivíduos, Nathalia registra as expressões de jovens que iniciaram sua trajetória em projetos na favela, despertando e desenvolvendo seus talentos. O conceito e a composição desses cliques serão: favela, fotografia, juventude, tecnologias sociais.

Texto publicado originalmente no site do Sesc Brasil.

Fique por dentro as notícias do Sesc RJ clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Estante repleta de livros, simbolizando o projeto literário para mulheres no Sesc Niterói, que oferece formação sobre feminismos latino-americanos.

Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura conversam com o público na unidade do Flamengo

Veja mais

Curso Preparatório de Mestrado e Doutorado para Pessoas Negras e Periféricas em Duque de Caxias: Confira os selecionados

Veja mais

CineSesc: unidades do Sesc RJ exibem filmes e recebem masterclasses do premiado cineasta mineiro André Novais Oliveira

Veja mais

Sesc Botafogo Praia pronto para a etapa de Marechal Deodoro do Circuito Brasileiro de vôlei de praia

Veja mais