Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para programa gratuito de aceleração

30 organizações sociais serão selecionadas para o projeto Sesc RJ Voe. Inscrições gratuitas devem ser feitas de 12 a 21 de abril.

Estão abertas as inscrições para a edição 2024 do projeto Sesc RJ Voe, que promove uma trilha de formação e aceleração para organizações sociais. A chamada pública foi lançada nesta quinta-feira (11/04), na cerimônia de encerramento da última edição do programa, realizada no ano passado. As inscrições devem ser feitas até o dia 21 de abril, pelo formulário online disponível aqui.

O programa oferece formação, mentorias, vivências, com o objetivo de aprimorar a gestão de ONGs e estimular a captação de recursos. Além disso, a iniciativa busca fomentar o networking entre as organizações e promover parcerias estratégicas que potencializem seu impacto social.

Serão selecionadas até 30 organizações sociais do estado, com CNPJ ativo, e em atividades nos últimos 5 anos. A instituição ou organização selecionada deverá ter disponibilidade para participar de encontros presenciais semanais no Sesc Ramos por cerca de três meses na primeira etapa do projeto.

O resultado das inscrições será divulgado no dia 26 de abril, no site do Sesc RJ. As aulas estão previstas para iniciar em 8 de maio.

O projeto é dividido em 3 etapas: na primeira, as instituições selecionadas participarão de uma série de capacitações e de encontros estratégicos que fomentem o networking. Serão abordados temas como planejamento estratégico, finanças, monitoramento e avaliação de projetos, captação de recursos e técnicas de pitch (apresentação verbal concisa de uma ideia). As participantes que finalizarem essa fase ganharão a produção de um vídeo institucional de suas organizações e o Selo Coruja.

Na segunda etapa, dentre as participantes que receberam o Selo Coruja, cinco serão selecionadas para receberem mentorias especializadas em comunicação, com a elaboração de um plano e produtos de comunicação, além de uma mentoria em soluções tecnológicas para suporte na implementação de tecnologia e inovação. As organizações que finalizarem essa fase receberão o Selo Harpia.

Na etapa final, duas participantes que se destacarem por seu aproveitamento e progresso ao longo do projeto serão selecionadas por uma banca para receberem apoio e acompanhamento contínuo do Sesc RJ. Essas organizações receberão o Selo Águia.

Cerimônia celebra capacitação de organizações

Helio Melo – Casa da Foto

A chamada pública foi lançada na cerimônia de encerramento da edição 2023 do projeto, realizada na última quinta-feira (11/4), na sede da Fecomércio RJ, no Flamengo, Zona Sul do Rio. O evento contou com a participação das organizações que participaram da trilha de formação no ano passado. Cinco chegaram à etapa final, e duas obtiveram o Selo Água, a Capacitrans e a Sim! Eu sou do Meio e continuarão sendo acompanhadas pelo Sesc RJ. Conheça mais sobre as 5 iniciativas finalistas abaixo:

  • A Capacitatrans atua uma instituição de capacitação empreendedora e profissionalizante para pessoas LGBTIQAPN+, com foco no combate a estigmas e vulnerabilidades, e pela defesa de direitos, através das qualificações diversas e ampliação da visibilidade das pessoas transsexuais. A instituição tem unidades em Santa Teresa e Senador Vasconcelos, no Rio.
  • Já a Casa Semente, em Jardim Gramacho, Duque de Caxias, atua para o desenvolvimento de crianças e adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade social por meio da educação integral, do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento comunitário. Atende, atualmente, a 85 mulheres, que tem seus filhos matriculados em projetos da casa e que participam do programa de empreendedorismo social.
  • O Instituto LAR atua, desde 2016, na cidade do Rio de Janeiro, para apoiar o processo de reinserção social de pessoas em situação de rua. Sua missão é resgatar a dignidade, a cidadania, e a identidade social dessa população. A sigla LAR significa levante, ande e recomece, indicando que cada cidadão tem o potencial de se reerguer, retomar o controle de sua vida e iniciar uma nova caminhada em uma trajetória digna.
  • O Museu do Graffiti, localizado na Pavuna, Zona Norte do Rio, é uma instituição sem fins lucrativos que preserva e exibe arte urbana, incluindo grafite, dança, música e outros elementos culturais. Foi fundado por André Rongo, ex-pichador, e atua com coleta e reaproveitamento de resíduos, sustentabilidade, educação ambiental e arte urbana.
  • A organização Sim! Eu sou do Meio está localizada no território que já foi considerado o mais perigoso da Baixada Fluminense, a Rua do Meio. Atende crianças, adolescentes e jovens e mulheres em vulnerabilidade social em 10 comunidades da região. Utiliza os recursos da cultura, educação, esporte e qualificação profissional e, transversal a essas atividades resgate da história e memória ancestral através dos quintais produtivos com as mulheres e crianças para diminuição das desigualdades e injustiças sociais.

SERVIÇO:
Sesc RJ Voe – Edição 2024
Período de inscrições: 12/04 a 21/04/2024
Formulário online aqui.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
CREI Sesc Senac

CREI Sesc Senac: Confira a lista das crianças e jovens com TEA e Síndrome de Down selecionados para atendimento gratuito

Veja mais
Festival Sesc de Outono

Festival Sesc de Outono acontece em Conceição de Macabu neste feriadão

Veja mais

Confira os vencedores da ação promocional do Camarote Sistema Fecomércio RJ

Veja mais
Maratona do Rio

Maratona do Rio: Sesc RJ leva shows do Samba que Elas Querem e do Bangalafumenga com Sandra Sá ao festival de corridas

Veja mais