Sesc Argumenta: inscrições abertas para masterclass e oficinas

O laboratório de escrita Sesc Argumenta, voltado para roteiristas do mercado audiovisual de todo o Brasil, promove oficinas abertas em novembro e dezembro.

Idealizado e realizado pelo Sesc RJ, o Sesc Argumenta é destinado a roteiristas que tenham como proposta desenvolver um projeto original de longa-metragem de ficção. O laboratório de escrita é parte estrutural desta ação e oferece ferramentas dramatúrgicas aos autores, possibilitando o desenvolvimento de novos projetos audiovisuais por meio de dinâmicas individuais e coletivas. O objetivo é fomentar a reflexão do autor sobre a sua própria obra.

Esta edição, que acontece de forma virtual, contará com a orientação de cinco consultores – Aleksei Abib, Camila Agustini, Davi Kolb, Glenda Nicácio e Hilton Lacerda – que acompanharão os processos de escrita dos participantes, além de outras ações pontuais que oferecerão instrumentos teóricos com o intuito de auxiliar na elaboração dos argumentos selecionados.

A realização do Sesc Argumenta fortalece a atuação do Sesc RJ no setor audiovisual e legitima o projeto como parte do planejamento estratégico da instituição, garantindo a continuidade de ações que visam a formação do nosso público e a democratização do acesso à cultura. Clique aqui e conheça os argumentos selecionados dessa edição.

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS ABERTAS

Masterclass: Do pensamento à linguagem (fiar e desfiar narrativas), com Hilton Lacerda
Data: 29/11, de 18h às 20h

Descrição: Apoiado no filme “Fim de Festa”, mas abrindo para outros estudos de casos, o roteirista Hilton Lacerda propõe traçar seus possíveis passos na criação da narrativa cinematográfica.
Classificação etária: 16 anos
Plataforma: Google Meet
Formulário de inscrição: www.bit.ly/AtividadesSescArgumenta

Encontro com Affonso Uchôa e Daniel Queiroz (Embaúba Filmes) – A circulação dos filmes independentes brasileiros
Data: 01/12, de 18h às 20h

Descrição: A distribuição dos filmes é um desafio para o cinema brasileiro. Num país com tantas restrições de acesso à cultura, e num mercado marcado pela influência econômica estrangeira, como fazer os filmes brasileiros serem vistos dentro do próprio país? No cinema independente, o desafio é ainda maior: quais são os caminhos possíveis na distribuição de filmes brasileiros independentes? O distribuidor Daniel Queiroz e o cineasta Affonso Uchôa irão abordar essas e outras questões nesta atividade do Sesc ARGUMENTA. A partir da experiência da Embaúba Filmes e da vivência de Affonso Uchôa, que lançou seu longa, A Vizinhança do Tigre, de maneira independente e teve outros dois filmes distribuídos pela Embaúba (Arábia e Sete Anos em Maio), o encontro irá esboçar um panorama da distribuição de filmes independente no Brasil.
Classificação etária: 16 anos
Plataforma: Google Meet
Formulário de inscrição: www.bit.ly/AtividadesSescArgumenta

Master class: A direção de arte na cena, com Glenda Nicácio
Data: 03/12, de 18h às 20h
Descrição: Serão desenvolvidas questões relativas à construção da narrativa visual no cinema, a partir do compartilhamento do projeto de direção de arte do longa-metragem “Ilha” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2018), abordando e relacionando a direção de arte nas diferentes etapas da realização do filme, desde o roteiro à filmagem.
Classificação etária: 16 anos
Plataforma: Google Meet
Formulário de inscrição: www.bit.ly/AtividadesSescArgumenta

 

CONHEÇA OS CONSULTORES PARTICIPANTES

ALEKSEI ABIB: Diretor, autor-roteirista e um dos principais consultores de roteiro do país. Entre seus principais trabalhos, assina os roteiros de “A Via Láctea” (46ª Semaine Internationale de la Critique, Festival de Cinema de Cannes), e da novela “Água na Boca”, Band. Foi script-doctor de “Elena”, de Petra Costa (Pré-indicado ao Oscar, 2015); “De Menor”, de Caru Alves de Souza (Melhor Filme,  Festival do Rio, 2013); e do blockbuster  “Mais Forte que o Mundo”, de Afonso Poyart, entre outros. Seu projeto mais recente é o longa documental “Você Não é Um Soldado” (HOT DOCS 2021, Ca, e Melhor Filme, Docs València, 2021), no qual assina o roteiro e co-direção ao lado da diretora Carol Telles.

CAMILA AGUSTINI: Roteirista e consultora de roteiro formada pela EICTV (Cuba) com passagem pela Concordia University (Canadá). Participou do Talent Campus em Guadalajara e no Bafici, do Docs Accelerator no HotDocs e do Taller Andino do Ibermedia. Seu roteiro “O Homem Descalço” venceu o Festival Guiões em 2014. Atuou no desenvolvimento de diversos projetos transmídia da TV Globo onde também foi analista de projetos de filmes e séries. Foi mentora da Incubadora Paradiso. É produtora associada do FRAPA, onde coordena o Frapa [Lab].

DAVI KOLB: Roteirista, formado em Cinema e Vídeo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Fundador da produtora Segunda-Feira Filmes, onde atuou como roteirista e diretor, tendo feito mais de 100 vídeos para empresas como: Facebook, Instagram, Petrobras, dentre outras. Desde 2016 trabalha exclusivamente como roteirista de séries e filmes de ficção. Foi head writer em “Jungle Pilot” (Universal TV). Escreveu as séries “Impuros” (Fox Premium) e “Bom dia, Verônica” (Netflix). Escreveu também “Criminal” (Amazon Prime Video), “Beijo Adolescente” (HBO Max), “Senna” (Netflix) e “Filho do Amor” (Globoplay); estas últimas com estreias previstas para 2022-23.

GLENDA NICÁCIO: Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É sócia fundadora da produtora independente Rosza Filmes, fundada em 2011 juntamente com Ary Rosa. Como realizadora audiovisual desenvolve funções como direção geral, direção de arte e direção de produção, em longas-metragens de ficção e de documentário. Realizou a direção geral e a direção de arte dos longas-metragens:

-“Café com Canela” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2017), selecionado para 47th International Film Festival Rotterdam (Holanda) e 22º Festival Ecrans Noirs (Camarões), sendo premiado no 50º Festival de Cinema De Brasília do Cinema Brasileiro como melhor roteiro, melhor atriz e melhor filme pelo júri popular;
– “Ilha” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2018) selecionado para a Mostra Soul in the Eye do 48th International Film Festival Rotterdam (Holanda) e para o 12. Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul; sendo premiado no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, como Melhor Roteiro, Melhor Ator e Prêmio Zózimo Bulbul e 20º Festival do Rio;
– “Até o Fim” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2020), selecionado para a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, sendo premiado como melhor filme pelo júri popular;
– “Voltei” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2020) selecionado para a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes e CINEFANTASY (Festival Internacional de Cinema Fantástico) levando o prêmio de melhores atrizes;
– “Eu não ando só” (Glenda Nicácio, 2021) telefilme documentário;
– “Mugunzá” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2021) longa-metragem musical;
– Na Rédea Curta (Ary Rosa e Glenda Nicácio, em produção) longa-metragem.

HILTON LACERDA: Roteirista e Diretor premiado em festivais no Brasil e no exterior. Iniciou sua carreira com o roteiro do filme Baile Perfumado – 1996. Na sequência roteirizou os filmes Amarelo Manga, Árido Movie, Baixio das Bestas, A Festa da Menina Morta, FilmeFobia, Estamos Juntos, Febre do Rato, Big Jato, Piedade, entre outros. Com o documentário Cartola – Música Para os Olhos, junto com Lírio Ferreira, assinou sua primeira direção de longa-metragem. Com o filme Tatuagem, assina a direção de seu primeiro longa-metragem de ficção. Em 2020 lançou seu segundo longa: Fim de Festa. Seus trabalhos, como roteirista e diretor, participaram e foram premiados em festivais no Brasil e no exterior.

Para TV participou, desde o início dos anos noventa, como roteirista e diretor, de várias séries documentais de veiculação nacional. Nos últimos anos desenvolve projetos de séries para a televisão. Seu primeiro trabalho foi O Fim do Mundo, onde assina criação e roteiros, e divide a direção com Lírio Ferreira. Também criou e dirigiu, junto com Helder Aragão (roteirizou junto com Helder Aragão, Anna Carolina e Dillner Gomes) a série Lama dos Dias. No Chão de Estrelas, série exibida recentemente, além da criação, assina o roteiro com Anna Carolina Francisco e Dillner Gomes, e divide a direção com Milena Times.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJCultura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais
Cultura

Cultura: Espetáculos teatrais que se apresentaram no Sesc RJ levam os prêmios Shell e CBTIJ 2023

Veja mais
5ª Argumenta

5ª Argumenta: Sesc RJ oferece oficinas virtuais gratuitas de roteiro e cinema

Veja mais