Sesc Argumenta: inscrições abertas para masterclass e oficinas

O laboratório de escrita Sesc Argumenta, voltado para roteiristas do mercado audiovisual de todo o Brasil, promove oficinas abertas em novembro e dezembro.

Idealizado e realizado pelo Sesc RJ, o Sesc Argumenta é destinado a roteiristas que tenham como proposta desenvolver um projeto original de longa-metragem de ficção. O laboratório de escrita é parte estrutural desta ação e oferece ferramentas dramatúrgicas aos autores, possibilitando o desenvolvimento de novos projetos audiovisuais por meio de dinâmicas individuais e coletivas. O objetivo é fomentar a reflexão do autor sobre a sua própria obra.

Esta edição, que acontece de forma virtual, contará com a orientação de cinco consultores – Aleksei Abib, Camila Agustini, Davi Kolb, Glenda Nicácio e Hilton Lacerda – que acompanharão os processos de escrita dos participantes, além de outras ações pontuais que oferecerão instrumentos teóricos com o intuito de auxiliar na elaboração dos argumentos selecionados.

A realização do Sesc Argumenta fortalece a atuação do Sesc RJ no setor audiovisual e legitima o projeto como parte do planejamento estratégico da instituição, garantindo a continuidade de ações que visam a formação do nosso público e a democratização do acesso à cultura. Clique aqui e conheça os argumentos selecionados dessa edição.

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS ABERTAS

Masterclass: Do pensamento à linguagem (fiar e desfiar narrativas), com Hilton Lacerda
Data: 29/11, de 18h às 20h

Descrição: Apoiado no filme “Fim de Festa”, mas abrindo para outros estudos de casos, o roteirista Hilton Lacerda propõe traçar seus possíveis passos na criação da narrativa cinematográfica.
Classificação etária: 16 anos
Plataforma: Google Meet
Formulário de inscrição: www.bit.ly/AtividadesSescArgumenta

Encontro com Affonso Uchôa e Daniel Queiroz (Embaúba Filmes) – A circulação dos filmes independentes brasileiros
Data: 01/12, de 18h às 20h

Descrição: A distribuição dos filmes é um desafio para o cinema brasileiro. Num país com tantas restrições de acesso à cultura, e num mercado marcado pela influência econômica estrangeira, como fazer os filmes brasileiros serem vistos dentro do próprio país? No cinema independente, o desafio é ainda maior: quais são os caminhos possíveis na distribuição de filmes brasileiros independentes? O distribuidor Daniel Queiroz e o cineasta Affonso Uchôa irão abordar essas e outras questões nesta atividade do Sesc ARGUMENTA. A partir da experiência da Embaúba Filmes e da vivência de Affonso Uchôa, que lançou seu longa, A Vizinhança do Tigre, de maneira independente e teve outros dois filmes distribuídos pela Embaúba (Arábia e Sete Anos em Maio), o encontro irá esboçar um panorama da distribuição de filmes independente no Brasil.
Classificação etária: 16 anos
Plataforma: Google Meet
Formulário de inscrição: www.bit.ly/AtividadesSescArgumenta

Master class: A direção de arte na cena, com Glenda Nicácio
Data: 03/12, de 18h às 20h
Descrição: Serão desenvolvidas questões relativas à construção da narrativa visual no cinema, a partir do compartilhamento do projeto de direção de arte do longa-metragem “Ilha” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2018), abordando e relacionando a direção de arte nas diferentes etapas da realização do filme, desde o roteiro à filmagem.
Classificação etária: 16 anos
Plataforma: Google Meet
Formulário de inscrição: www.bit.ly/AtividadesSescArgumenta

 

CONHEÇA OS CONSULTORES PARTICIPANTES

ALEKSEI ABIB: Diretor, autor-roteirista e um dos principais consultores de roteiro do país. Entre seus principais trabalhos, assina os roteiros de “A Via Láctea” (46ª Semaine Internationale de la Critique, Festival de Cinema de Cannes), e da novela “Água na Boca”, Band. Foi script-doctor de “Elena”, de Petra Costa (Pré-indicado ao Oscar, 2015); “De Menor”, de Caru Alves de Souza (Melhor Filme,  Festival do Rio, 2013); e do blockbuster  “Mais Forte que o Mundo”, de Afonso Poyart, entre outros. Seu projeto mais recente é o longa documental “Você Não é Um Soldado” (HOT DOCS 2021, Ca, e Melhor Filme, Docs València, 2021), no qual assina o roteiro e co-direção ao lado da diretora Carol Telles.

CAMILA AGUSTINI: Roteirista e consultora de roteiro formada pela EICTV (Cuba) com passagem pela Concordia University (Canadá). Participou do Talent Campus em Guadalajara e no Bafici, do Docs Accelerator no HotDocs e do Taller Andino do Ibermedia. Seu roteiro “O Homem Descalço” venceu o Festival Guiões em 2014. Atuou no desenvolvimento de diversos projetos transmídia da TV Globo onde também foi analista de projetos de filmes e séries. Foi mentora da Incubadora Paradiso. É produtora associada do FRAPA, onde coordena o Frapa [Lab].

DAVI KOLB: Roteirista, formado em Cinema e Vídeo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Fundador da produtora Segunda-Feira Filmes, onde atuou como roteirista e diretor, tendo feito mais de 100 vídeos para empresas como: Facebook, Instagram, Petrobras, dentre outras. Desde 2016 trabalha exclusivamente como roteirista de séries e filmes de ficção. Foi head writer em “Jungle Pilot” (Universal TV). Escreveu as séries “Impuros” (Fox Premium) e “Bom dia, Verônica” (Netflix). Escreveu também “Criminal” (Amazon Prime Video), “Beijo Adolescente” (HBO Max), “Senna” (Netflix) e “Filho do Amor” (Globoplay); estas últimas com estreias previstas para 2022-23.

GLENDA NICÁCIO: Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É sócia fundadora da produtora independente Rosza Filmes, fundada em 2011 juntamente com Ary Rosa. Como realizadora audiovisual desenvolve funções como direção geral, direção de arte e direção de produção, em longas-metragens de ficção e de documentário. Realizou a direção geral e a direção de arte dos longas-metragens:

-“Café com Canela” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2017), selecionado para 47th International Film Festival Rotterdam (Holanda) e 22º Festival Ecrans Noirs (Camarões), sendo premiado no 50º Festival de Cinema De Brasília do Cinema Brasileiro como melhor roteiro, melhor atriz e melhor filme pelo júri popular;
– “Ilha” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2018) selecionado para a Mostra Soul in the Eye do 48th International Film Festival Rotterdam (Holanda) e para o 12. Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul; sendo premiado no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, como Melhor Roteiro, Melhor Ator e Prêmio Zózimo Bulbul e 20º Festival do Rio;
– “Até o Fim” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2020), selecionado para a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes, sendo premiado como melhor filme pelo júri popular;
– “Voltei” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2020) selecionado para a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes e CINEFANTASY (Festival Internacional de Cinema Fantástico) levando o prêmio de melhores atrizes;
– “Eu não ando só” (Glenda Nicácio, 2021) telefilme documentário;
– “Mugunzá” (Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2021) longa-metragem musical;
– Na Rédea Curta (Ary Rosa e Glenda Nicácio, em produção) longa-metragem.

HILTON LACERDA: Roteirista e Diretor premiado em festivais no Brasil e no exterior. Iniciou sua carreira com o roteiro do filme Baile Perfumado – 1996. Na sequência roteirizou os filmes Amarelo Manga, Árido Movie, Baixio das Bestas, A Festa da Menina Morta, FilmeFobia, Estamos Juntos, Febre do Rato, Big Jato, Piedade, entre outros. Com o documentário Cartola – Música Para os Olhos, junto com Lírio Ferreira, assinou sua primeira direção de longa-metragem. Com o filme Tatuagem, assina a direção de seu primeiro longa-metragem de ficção. Em 2020 lançou seu segundo longa: Fim de Festa. Seus trabalhos, como roteirista e diretor, participaram e foram premiados em festivais no Brasil e no exterior.

Para TV participou, desde o início dos anos noventa, como roteirista e diretor, de várias séries documentais de veiculação nacional. Nos últimos anos desenvolve projetos de séries para a televisão. Seu primeiro trabalho foi O Fim do Mundo, onde assina criação e roteiros, e divide a direção com Lírio Ferreira. Também criou e dirigiu, junto com Helder Aragão (roteirizou junto com Helder Aragão, Anna Carolina e Dillner Gomes) a série Lama dos Dias. No Chão de Estrelas, série exibida recentemente, além da criação, assina o roteiro com Anna Carolina Francisco e Dillner Gomes, e divide a direção com Milena Times.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJCultura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Teatro Múcio da Paixão

Teatro Múcio da Paixão, no Sesc Campos, será aberto ao público no dia 11 de dezembro depois de reforma

Veja mais
comprovação de vacinação

Apresentação de comprovação de vacinação contra Covid-19 nos espaços Sesc RJ

Veja mais
Descolonizando a ciência

Escritores Monique Malcher e Edimilson de Almeida Pereira levam os maiores prêmios literários do país 

Veja mais
Natal Sesc RJ

Natal Sesc RJ: Acendimento das luzes e programação na Praça Getúlio Vargas abrem o projeto em São João de Meriti neste sábado

Veja mais