Sesc ARGUMENTA: inscrições abertas para masterclass, palestra e exibição de filme

Segunda edição do laboratório de escrita do Sesc RJ oferece atividades abertas ao público.

A 2ª edição do Sesc ARGUMENTA chegou com novidade! Este ano, o laboratório de escrita do Sesc RJ organizou atividades abertas, gratuitas, ao público.  Aproveite! As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail sescargumenta@sescrio.org.br. Importante: envie seu nome completo; RG e a atividade desejada.

O Sesc ARGUMENTA tem como proposta valorizar laboratórios de escrita como potentes ferramentas de formação profissional. Essa contribuição do Sesc RJ para a capacitação de agentes culturais irá criar um espaço de convivência que possibilita o surgimento de novos nomes, além de estimular a cadeia produtiva audiovisual e contribuir para a diversificação da oferta de conteúdo qualificado ao mercado cinematográfico. Os autores selecionados terão a oportunidade de aperfeiçoar o processo de escrita por meio de metodologias e estruturas dramatúrgicas que contribuam para a evolução de suas histórias e para seu desdobramento em novas peças literárias. Confira os vencedores em sescargumenta.com.br/

PROGRAMAÇÃO

01/12, 19h30
Exibição | “Raia 4”, longa-metragem inédito de Emiliano Cunha

12 anos. 95 min. 2019.
Sinopse: Amanda é uma atleta de natação de 12 anos de idade. Silenciosa e reservada, ela encontra segurança em seu próprio mundo: debaixo da água, onde os segredos não podem ser ouvidos. Sem a atenção de seus pais, ela passa a maior parte do tempo na piscina, treinando e tentando ter sucesso na única atividade que ela realmente ama. Priscila, uma espetacular nadadora, torna-se sua adversária – não só na piscina, mas também na vida.

03/12, 9h
Masterclass | Lucia Murat

Seu primeiro longa-metragem, “Que bom te ver viva” (1988), estreou internacionalmente no Festival de Toronto e revelou uma cineasta dedicada a temas políticos e femininos. Dirigiu os filmes “Brava gente brasileira” (2000), “Quase dois irmãos” (2003), “Maré, nossa história de amor” (2007), “Uma longa viagem” (2010), “Praça Paris” (2017), entre muitos outros.

04/12, 9h
Masterclass | Eduardo Nunes

Em 1994 dirigiu seu primeiro curta, “Sopro”; seguiram-se outros quatro filmes. Entre 1999 e 2014, dirigiu diversos documentários para a TV. Foi professor de cinema em diversas instituições, e ministrou, durante 10 anos, a oficina de roteiros na Universitat Salzburg (Austria). Em 2012, realiza “Sudoeste”, seu primeiro longa-metragem, exibido em 27 países e vencedor de 23 prêmios internacionais. Em 2018, finalizou seu segundo longa, adaptado da obra de Hilda Hilst, “Unicórnio”, que estreou no Festival de Belim.

05/12, 9h
Masterclass | Juliana Rojas

Escreveu e dirigiu diversos curtas e três longas-metragens. Dentre seus trabalhos solo, se destacam os premiados curtas “O Duplo”, “Pra eu dormir tranquilo”, “A Passagem do Cometa” e o longa “Sinfonia da Necrópole”. Em parceria com Marco Dutra, realizou os curtas “O Lençol Branco” e “Um Ramo” e os longas “Trabalhar Cansa” e “As Boas Maneiras”.

06/12, 10h
Palestra sobre distribuição no cinema brasileiro | Talita Arruda (Vitrine Filmes)

Atua nas áreas de curadoria, distribuição, programação e exibição de filmes nacionais há dez anos. Trabalhou na aquisição de conteúdos nacionais na agregadora Synapse Brasil, coordenou o Porta Curtas e esteve à frente do “A Vida é Curta!”, programa semanal exibido pelo Canal Curta!. Desde 2016, coordena a Sessão Vitrine Petrobras, projeto de lançamento coletivo da distribuidora Vitrine Filmes.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais