Cinema no Sesc

Sesc Curta! apresenta o panorama da produção audiovisual da Zona Norte do Rio

Além da exibição de curtas-metragens, programação contará com atividades formativas com a participação da pesquisadora Talitha Ferraz e do realizador David Amen. 

O Sesc RJ realiza de 16 a 30 de setembro o Sesc Curta! Zona Norte, etapa regional do projeto que tem como objetivo exibir um panorama da produção audiovisual recente do estado do Rio de Janeiro e abrir uma janela para a difusão de curtas-metragens de realizadores locais. Na etapa Zona Norte, além da exibição on-line de 12 curtas-metragens finalizados entre 2017 e 2021 e uma sessão retrospectiva do realizador David Amen, o projeto contará com uma programação de atividades formativas gratuitas (encontro, masterclass e oficina) que buscam contribuir para o aumento do repertório simbólico e o desenvolvimento de novos olhares do público, tanto espectadores como artistas. Os filmes estarão disponíveis em www.sesccurta.com.br a partir desta quinta-feira (16/9).

Na mesma data, às 20h, ocorre a mesa de abertura on-line e ao vivo com a participação dos curadores do projeto e David Amen, realizador homenageado desta edição. Sua filmografia traz 8 produções, que inclui documentários, webséries e videoclipes. Formado em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), o grafiteiro e produtor de comunicação fundou, em 2001, o Raízes em Movimento, ONG que atua com projetos socioculturais no Complexo do Alemão. No início dos anos 2000, formou, ao lado de outros grafiteiros, o Coletivo Classe-D, grupo que se dedica a projetos de arte e comunicação, em especial no espaço urbano.

David Amen tem também passagem pelo Ibase (Organização fundada por Betinho de Souza), Observatório de Favelas e Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP). Realizou oficinas e exposições em parceria com FACHA, Sesc RJ, Unisuam e UFRJ. Foi consultor da primeira turma do projeto Faveladoc, em 2014, quando foi produzido o documentário “Copa Pra Alemão Ver”, lançado em quatro cidades da Bélgica e em Amsterdã. Em outubro daquele ano, Amen assumiu a coordenação do projeto.

Oficina com David Amen
Dias 21 e 22/9, das 18h às 20h, David Amen conduzirá a oficina “Produção audiovisual e a periferia: Qual história contaremos hoje?”. Realizada em plataforma on-line, a atividade apresentará possibilidades da produção audiovisual no contexto da periferia, relacionando a experiência profissional do ministrante com o fazer artístico.

Encontro com realizadores
No dia 23/9, às 19h, artistas, produtores, cineclubistas, pesquisadores, espectadores e atores diversos do cinema e do audiovisual da Zona Norte carioca e do estado se reúnem em um encontro on-line. Mediada pelo Sesc RJ, a atividade será realizada em plataforma de vídeo, mediante inscrição, com o objetivo de promover um diálogo entre artistas e público a respeito da produção audiovisual no território, com a presença dos realizadores participantes do Sesc Curta! Zona Norte.

Masterclass com Talitha Ferraz
Já no dia 29/9, às 19h, o público poderá participar de uma masterclass com Talitha Ferraz, jornalista graduada pela PUC-Rio, mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e pós-doutora pelo Centre for Cinema and Media Studies (CIMS) da Universidade de Gante (BEL). A atividade discutirá o papel da “memória da ida ao cinema” e da “nostalgia ativa”, acentuando um antigo debate em torno da manutenção, preservação e reabertura de salas exibidoras – em especial, cinemas de rua – em um contexto de pandemia.

SERVIÇO

Sesc Curta! Zona Norte
De 16 a 30 de setembro
Informações: www.sesccurta.com.br

16/9 | 20h às 21h – Mesa de abertura
Realizador David Amen e curadores do Sesc Curta!
Instagram das unidades Engenho de Dentro (@sescengenhodedentro), Madureira (@sescmadureira), Ramos (@sescramos) e Tijuca (@sesctijucarj)
Classificação: Livre

21 a 22/9 – 18h às 20h – Oficina “Produção audiovisual e a periferia: Qual história contaremos hoje?”
Com David Amen
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdIyyoJjs6ZndGGda_9KQzcrE0gB4-49C_SjbgskHzBxe5KBQ/formResponse
Classificação: 18 anos

23/9 – 19h às 21h – Encontro com realizadores da Zona Norte do Rio
Inscrições: https://bit.ly/Sesc-curta-realizadores
Classificação: Livre

29/9 – 19h às 21h – Masterclass com Talitha Ferraz
Inscrições: https://bit.ly/masterclass-sesc-curta
Classificação: 16 anos

MESA DE ABERTURA
16/9 | 20h às 21h | Virtual | Gratuito
Mesa de abertura com os curadores do Sesc CURTA! Zona Norte e com David Amen, realizador homenageado desta edição. Mediação de Jorge Cruz.
Classificação indicativa: Livre

SESSÃO ZONA NORTE 01
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 43 min

FLOR E ESPINHO
Direção de Luz Mariana e Rodrigo Mends
(Coletivo CRUA)
5 min | 2017 | 14 anos
Em um clima “Noir Carioca”, o curta-metragem conta a história de uma cantora de um bar da Zona Portuária do Rio de Janeiro que, com sua beleza e voz envolvente, desperta paixões que podem levar às últimas consequências. Rio de Janeiro/RJ.

TODA CIDADE ANDA ESQUECIDA
Direção de Rogerio Cavalcante e Castro
25 min | 2017 | 10 anos
César está em depressão e mora em pleno centro do carnaval carioca: a Lapa. Ele tenta fugir da folia quando, por acaso, redescobre a alegria de viver ao conhecer Silva, um homem em pleno vigor da vida e apaixonado pelo carnaval. Rio de Janeiro/RJ.

CARNE
Direção de Mariana Jaspe
13 min | 2018 | 16 anos
Um jovem casal tem uma intensa e acalorada discussão na piscina. Quando um deles entra na casa, o outro é surpreendido por Àmân. Rio de Janeiro/RJ.

SESSÃO ZONA NORTE 02
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 49 min

VIGIA
Direção de João Victor Borges
22 min | 2019 | 14 anos
Num grande supermercado, Magno vigia meninos de mochila nos corredores, enquanto a madrugada se arrasta lentamente para Bismarck, o caixa. Rio de Janeiro/RJ.

PEQUENOS PEDAÇOS
Direção de Luan Monteiro de Lima.
17 min | 2019 | Livre
Isa tenta o vestibular pela segunda vez, a crise econômica atinge sua família e seu corpo não responde como deveria. Rio de Janeiro/RJ.

O PRAZER DE MATAR INSETOS
Direção de Leonardo Martinelli
10 min | 2020 | 10 anos
Em um futuro próximo, a crise climática atinge um ponto irreversível. Uma freira e um padre se encontram para conversar sobre o desaparecimento dos insetos. Rio de Janeiro/RJ.

SESSÃO ZONA NORTE 03
Classificação indicativa: Livre
Duração: 38 min

UM CRAQUE ESQUECIDO
Direção de Ygor Lioi
18 min | 2018 | Livre
“Eis que começa o sonho! O sonho da maioria dos meninos brasileiros, o de ser um craque de bola. Um deles, nascido lá pelos idos de 1932 em Marechal Hermes, também nutria esse sonho. No meio futebolístico se destacou e ganhou um apelido curioso: “Ladrão de Bola”, Paulinho Ladrão de Bola. Brilhou com as camisas do Madureira, Botafogo, Fluminense, Náutico, Canto do Rio, Bonsucesso e Seleção Carioca. Se outrora fora um craque, lembrado por muitos, ovacionado por uns e odiado por tantos outros, nos dias de hoje, não se lembra das coisas. O célebre Paulo Roberto Falcão afirma que o jogador tem duas mortes; a primeira quando pendura as chuteiras e, a segunda, a sua morte física. Mas, a segunda, não seria o esquecimento em vida?” Rio de Janeiro/RJ.

EMPAREDADAS
Direção de Talita Nascimento
8 min | 2017 | Livre
Através da linguagem documental-poética, o filme contrasta a densa realidade cotidiana urbana com a expressão de afeto através da performance “Emparedadas”. Rio de Janeiro/RJ.

RESPEITA NOSSO SAGRADO
Direção de Gabriel Barbosa e Fernando Sousa
12 min | 2021 | Livre
Quando as teias de aranha se juntam elas podem amarrar um leão, diz o provérbio africano. No florescer da primavera carioca, mais de 500 objetos sagrados das religiões afro-brasileiras foram transferidos para o Museu da República, sob a reverência cerimonial das palmas e cantigas de Babalorixás e Ialorixás do Candomblé e Umbanda. O acervo com objetos sagrados foi apreendido entre 1891 e 1946, período em que o Candomblé e a Umbanda eram oficialmente criminalizados pelo estado brasileiro. Exu acertou um pássaro ontem, com uma pedra que ele lançou hoje. Laroyê! Rio de Janeiro/RJ.

SESSÃO ZONA NORTE 04
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 44 min

MC JESS
Direção de Carla Villa-Lobos
20 min | 2018 | 16 anos
Jéssica tem que enfrentar o preconceito cotidiano. Encontra na arte uma forma de se expressar e superar suas inseguranças. Rio de Janeiro/RJ.

AMAZONAS TILT
Direção de Descartes Jr., Germano Weiss, João de Campos, Marcelo Aragão e Vanessa Rocha.
5 min | 2017 | Livre
Segundo a mitologia Yanomami, o homem branco pretende “zerar” a floresta. Dominando as almas, a matéria-prima e o conhecimento nela presentes. O que seria impossível. Mas enquanto jogam, produzem Xawara. A fumaça do metal, mãe das guerras e das epidemias, que pode, inclusive, calar os Xamãs. Rio de Janeiro/RJ.

BLACKOUT – O FILME
Direção de Rossandra Leone
19 min | 2019 | 12 anos
Em um Rio de Janeiro futurista nada parece ter mudado. Abuso de autoridade, violações de direitos, racismo e machismo ainda dão o tom da relação do poder público com a favela. Dessa vez, entretanto, algo parece estar para mudar. Rio de Janeiro/RJ.

SESSÃO HOMENAGEM – RETROSPECTIVA
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 79 min

ESTA É MINHA CLASSE!
Direção de David Amen
19 min | 2009| 12 anos
Apresenta o grupo Classe D, amigos residentes na Zona Norte, subúrbio e favelas do Rio que, a partir do envolvimento com arte, construíram uma consciência crítica frente aos principais problemas pré-estabelecidos na sociedade e usam o Graffiti como sua principal ferramenta de ação e outros meios de manifestação artísticas e sociais para enfrentarem tudo isso expondo suas opiniões em relação ao que está imposto. Rio de Janeiro/RJ.

QUANDO VOCÊ CHEGOU MEU SANTO JÁ ESTAVA
Direção de David Amen
30 min | 2017 | 12 anos
Uma produção que resgata e dissemina histórias de religiões de matriz africana no Complexo do Alemão. O documentário aborda desde relatos de filhas que seguiram os passos de suas mães (mesmo contra a vontade) até pessoas que se desviaram da religião, mas em algum momento foram atraídas de volta. Rio de Janeiro/RJ.

CONVERSA AFIADA: E A MOBILIDADE COMO ANDA?
Direção de David Amen
5 min | 2018 | 12 anos
Por meio de uma conversa bem informal, dois jovens, amigos, moradores dos Complexos da Penha e do Alemão, falam sobre diversos assuntos relacionados à mobilidade na cidade do Rio de Janeiro e questionam políticas públicas que foram abandonadas pelo estado, particularmente nas partes mais pobres da cidade. Rio de Janeiro/RJ.

JULHO NEGRO
Direção de David Amen
12 min | 2021 | 12 anos
Com as poesias de Elaine Freitas narradas pela Mc Martina, que vão se misturar com as explanações das personagens e imagens de acervo do projeto, o filme vai nos levar ao cerne do “Julho Negro”, ou seja, ao fundo dessa ação que envolve sentimentos diversos na luta pela vida. Teremos a chance de presenciar o que de fato é essa iniciativa na representatividade da voz daquelas que se dispõem a mudar o mundo por meio do confronto de ideias políticas em prol do povo preto, favelado e trabalhador em várias partes do mundo, assim demonstrando o que há de potente nessa solidariedade global. Rio de Janeiro/RJ.

DONA JOSEFA
Direção de David Amen
13 min | 2021 | 12 anos
Conheçam a querida e gigante, Dona Josefa. Uma mulher simples, nordestina que, na favela da Pedra do Sapo – Complexo do Alemão, atua voluntariamente com reciclagem e reaproveitamento de materiais sólidos e já começa a criar novas expectativas na qualidade de vida no entorno de sua casa onde se localiza seu ecoponto. Rio de Janeiro/RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais