Dicas de filmes Em Casa com o Sesc - cinema

Sesc Curta! apresenta o panorama da produção audiovisual da Zona Norte do Rio

Além da exibição de curtas-metragens, programação contará com atividades formativas com a participação da pesquisadora Talitha Ferraz e do realizador David Amen. 

O Sesc RJ realiza de 16 a 30 de setembro o Sesc Curta! Zona Norte, etapa regional do projeto que tem como objetivo exibir um panorama da produção audiovisual recente do estado do Rio de Janeiro e abrir uma janela para a difusão de curtas-metragens de realizadores locais. Na etapa Zona Norte, além da exibição on-line de 12 curtas-metragens finalizados entre 2017 e 2021 e uma sessão retrospectiva do realizador David Amen, o projeto contará com uma programação de atividades formativas gratuitas (encontro, masterclass e oficina) que buscam contribuir para o aumento do repertório simbólico e o desenvolvimento de novos olhares do público, tanto espectadores como artistas. Os filmes estarão disponíveis em www.sesccurta.com.br a partir desta quinta-feira (16/9).

Na mesma data, às 20h, ocorre a mesa de abertura on-line e ao vivo com a participação dos curadores do projeto e David Amen, realizador homenageado desta edição. Sua filmografia traz 8 produções, que inclui documentários, webséries e videoclipes. Formado em Comunicação Social pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), o grafiteiro e produtor de comunicação fundou, em 2001, o Raízes em Movimento, ONG que atua com projetos socioculturais no Complexo do Alemão. No início dos anos 2000, formou, ao lado de outros grafiteiros, o Coletivo Classe-D, grupo que se dedica a projetos de arte e comunicação, em especial no espaço urbano.

David Amen tem também passagem pelo Ibase (Organização fundada por Betinho de Souza), Observatório de Favelas e Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP). Realizou oficinas e exposições em parceria com FACHA, Sesc RJ, Unisuam e UFRJ. Foi consultor da primeira turma do projeto Faveladoc, em 2014, quando foi produzido o documentário “Copa Pra Alemão Ver”, lançado em quatro cidades da Bélgica e em Amsterdã. Em outubro daquele ano, Amen assumiu a coordenação do projeto.

Oficina com David Amen
Dias 21 e 22/9, das 18h às 20h, David Amen conduzirá a oficina “Produção audiovisual e a periferia: Qual história contaremos hoje?”. Realizada em plataforma on-line, a atividade apresentará possibilidades da produção audiovisual no contexto da periferia, relacionando a experiência profissional do ministrante com o fazer artístico.

Encontro com realizadores
No dia 23/9, às 19h, artistas, produtores, cineclubistas, pesquisadores, espectadores e atores diversos do cinema e do audiovisual da Zona Norte carioca e do estado se reúnem em um encontro on-line. Mediada pelo Sesc RJ, a atividade será realizada em plataforma de vídeo, mediante inscrição, com o objetivo de promover um diálogo entre artistas e público a respeito da produção audiovisual no território, com a presença dos realizadores participantes do Sesc Curta! Zona Norte.

Masterclass com Talitha Ferraz
Já no dia 29/9, às 19h, o público poderá participar de uma masterclass com Talitha Ferraz, jornalista graduada pela PUC-Rio, mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e pós-doutora pelo Centre for Cinema and Media Studies (CIMS) da Universidade de Gante (BEL). A atividade discutirá o papel da “memória da ida ao cinema” e da “nostalgia ativa”, acentuando um antigo debate em torno da manutenção, preservação e reabertura de salas exibidoras – em especial, cinemas de rua – em um contexto de pandemia.

SERVIÇO

Sesc Curta! Zona Norte
De 16 a 30 de setembro
Informações: www.sesccurta.com.br

16/9 | 20h às 21h – Mesa de abertura
Realizador David Amen e curadores do Sesc Curta!
Instagram das unidades Engenho de Dentro (@sescengenhodedentro), Madureira (@sescmadureira), Ramos (@sescramos) e Tijuca (@sesctijucarj)
Classificação: Livre

21 a 22/9 – 18h às 20h – Oficina “Produção audiovisual e a periferia: Qual história contaremos hoje?”
Com David Amen
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdIyyoJjs6ZndGGda_9KQzcrE0gB4-49C_SjbgskHzBxe5KBQ/formResponse
Classificação: 18 anos

23/9 – 19h às 21h – Encontro com realizadores da Zona Norte do Rio
Inscrições: https://bit.ly/Sesc-curta-realizadores
Classificação: Livre

29/9 – 19h às 21h – Masterclass com Talitha Ferraz
Inscrições: https://bit.ly/masterclass-sesc-curta
Classificação: 16 anos

MESA DE ABERTURA
16/9 | 20h às 21h | Virtual | Gratuito
Mesa de abertura com os curadores do Sesc CURTA! Zona Norte e com David Amen, realizador homenageado desta edição. Mediação de Jorge Cruz.
Classificação indicativa: Livre

SESSÃO ZONA NORTE 01
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 43 min

FLOR E ESPINHO
Direção de Luz Mariana e Rodrigo Mends
(Coletivo CRUA)
5 min | 2017 | 14 anos
Em um clima “Noir Carioca”, o curta-metragem conta a história de uma cantora de um bar da Zona Portuária do Rio de Janeiro que, com sua beleza e voz envolvente, desperta paixões que podem levar às últimas consequências. Rio de Janeiro/RJ.

TODA CIDADE ANDA ESQUECIDA
Direção de Rogerio Cavalcante e Castro
25 min | 2017 | 10 anos
César está em depressão e mora em pleno centro do carnaval carioca: a Lapa. Ele tenta fugir da folia quando, por acaso, redescobre a alegria de viver ao conhecer Silva, um homem em pleno vigor da vida e apaixonado pelo carnaval. Rio de Janeiro/RJ.

CARNE
Direção de Mariana Jaspe
13 min | 2018 | 16 anos
Um jovem casal tem uma intensa e acalorada discussão na piscina. Quando um deles entra na casa, o outro é surpreendido por Àmân. Rio de Janeiro/RJ.

SESSÃO ZONA NORTE 02
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 49 min

VIGIA
Direção de João Victor Borges
22 min | 2019 | 14 anos
Num grande supermercado, Magno vigia meninos de mochila nos corredores, enquanto a madrugada se arrasta lentamente para Bismarck, o caixa. Rio de Janeiro/RJ.

PEQUENOS PEDAÇOS
Direção de Luan Monteiro de Lima.
17 min | 2019 | Livre
Isa tenta o vestibular pela segunda vez, a crise econômica atinge sua família e seu corpo não responde como deveria. Rio de Janeiro/RJ.

O PRAZER DE MATAR INSETOS
Direção de Leonardo Martinelli
10 min | 2020 | 10 anos
Em um futuro próximo, a crise climática atinge um ponto irreversível. Uma freira e um padre se encontram para conversar sobre o desaparecimento dos insetos. Rio de Janeiro/RJ.

SESSÃO ZONA NORTE 03
Classificação indicativa: Livre
Duração: 38 min

UM CRAQUE ESQUECIDO
Direção de Ygor Lioi
18 min | 2018 | Livre
“Eis que começa o sonho! O sonho da maioria dos meninos brasileiros, o de ser um craque de bola. Um deles, nascido lá pelos idos de 1932 em Marechal Hermes, também nutria esse sonho. No meio futebolístico se destacou e ganhou um apelido curioso: “Ladrão de Bola”, Paulinho Ladrão de Bola. Brilhou com as camisas do Madureira, Botafogo, Fluminense, Náutico, Canto do Rio, Bonsucesso e Seleção Carioca. Se outrora fora um craque, lembrado por muitos, ovacionado por uns e odiado por tantos outros, nos dias de hoje, não se lembra das coisas. O célebre Paulo Roberto Falcão afirma que o jogador tem duas mortes; a primeira quando pendura as chuteiras e, a segunda, a sua morte física. Mas, a segunda, não seria o esquecimento em vida?” Rio de Janeiro/RJ.

EMPAREDADAS
Direção de Talita Nascimento
8 min | 2017 | Livre
Através da linguagem documental-poética, o filme contrasta a densa realidade cotidiana urbana com a expressão de afeto através da performance “Emparedadas”. Rio de Janeiro/RJ.

RESPEITA NOSSO SAGRADO
Direção de Gabriel Barbosa e Fernando Sousa
12 min | 2021 | Livre
Quando as teias de aranha se juntam elas podem amarrar um leão, diz o provérbio africano. No florescer da primavera carioca, mais de 500 objetos sagrados das religiões afro-brasileiras foram transferidos para o Museu da República, sob a reverência cerimonial das palmas e cantigas de Babalorixás e Ialorixás do Candomblé e Umbanda. O acervo com objetos sagrados foi apreendido entre 1891 e 1946, período em que o Candomblé e a Umbanda eram oficialmente criminalizados pelo estado brasileiro. Exu acertou um pássaro ontem, com uma pedra que ele lançou hoje. Laroyê! Rio de Janeiro/RJ.

SESSÃO ZONA NORTE 04
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 44 min

MC JESS
Direção de Carla Villa-Lobos
20 min | 2018 | 16 anos
Jéssica tem que enfrentar o preconceito cotidiano. Encontra na arte uma forma de se expressar e superar suas inseguranças. Rio de Janeiro/RJ.

AMAZONAS TILT
Direção de Descartes Jr., Germano Weiss, João de Campos, Marcelo Aragão e Vanessa Rocha.
5 min | 2017 | Livre
Segundo a mitologia Yanomami, o homem branco pretende “zerar” a floresta. Dominando as almas, a matéria-prima e o conhecimento nela presentes. O que seria impossível. Mas enquanto jogam, produzem Xawara. A fumaça do metal, mãe das guerras e das epidemias, que pode, inclusive, calar os Xamãs. Rio de Janeiro/RJ.

BLACKOUT – O FILME
Direção de Rossandra Leone
19 min | 2019 | 12 anos
Em um Rio de Janeiro futurista nada parece ter mudado. Abuso de autoridade, violações de direitos, racismo e machismo ainda dão o tom da relação do poder público com a favela. Dessa vez, entretanto, algo parece estar para mudar. Rio de Janeiro/RJ.

SESSÃO HOMENAGEM – RETROSPECTIVA
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 79 min

ESTA É MINHA CLASSE!
Direção de David Amen
19 min | 2009| 12 anos
Apresenta o grupo Classe D, amigos residentes na Zona Norte, subúrbio e favelas do Rio que, a partir do envolvimento com arte, construíram uma consciência crítica frente aos principais problemas pré-estabelecidos na sociedade e usam o Graffiti como sua principal ferramenta de ação e outros meios de manifestação artísticas e sociais para enfrentarem tudo isso expondo suas opiniões em relação ao que está imposto. Rio de Janeiro/RJ.

QUANDO VOCÊ CHEGOU MEU SANTO JÁ ESTAVA
Direção de David Amen
30 min | 2017 | 12 anos
Uma produção que resgata e dissemina histórias de religiões de matriz africana no Complexo do Alemão. O documentário aborda desde relatos de filhas que seguiram os passos de suas mães (mesmo contra a vontade) até pessoas que se desviaram da religião, mas em algum momento foram atraídas de volta. Rio de Janeiro/RJ.

CONVERSA AFIADA: E A MOBILIDADE COMO ANDA?
Direção de David Amen
5 min | 2018 | 12 anos
Por meio de uma conversa bem informal, dois jovens, amigos, moradores dos Complexos da Penha e do Alemão, falam sobre diversos assuntos relacionados à mobilidade na cidade do Rio de Janeiro e questionam políticas públicas que foram abandonadas pelo estado, particularmente nas partes mais pobres da cidade. Rio de Janeiro/RJ.

JULHO NEGRO
Direção de David Amen
12 min | 2021 | 12 anos
Com as poesias de Elaine Freitas narradas pela Mc Martina, que vão se misturar com as explanações das personagens e imagens de acervo do projeto, o filme vai nos levar ao cerne do “Julho Negro”, ou seja, ao fundo dessa ação que envolve sentimentos diversos na luta pela vida. Teremos a chance de presenciar o que de fato é essa iniciativa na representatividade da voz daquelas que se dispõem a mudar o mundo por meio do confronto de ideias políticas em prol do povo preto, favelado e trabalhador em várias partes do mundo, assim demonstrando o que há de potente nessa solidariedade global. Rio de Janeiro/RJ.

DONA JOSEFA
Direção de David Amen
13 min | 2021 | 12 anos
Conheçam a querida e gigante, Dona Josefa. Uma mulher simples, nordestina que, na favela da Pedra do Sapo – Complexo do Alemão, atua voluntariamente com reciclagem e reaproveitamento de materiais sólidos e já começa a criar novas expectativas na qualidade de vida no entorno de sua casa onde se localiza seu ecoponto. Rio de Janeiro/RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Fórum Internacional Mesa Brasil

Fórum internacional discutirá a fome e o desperdício de alimentos

Veja mais
Guia sobre arduíno - Arte, Ciência e Tecnologia

ACT: Placa arduíno e suas funcionalidades

Veja mais

Sesc RJ leva atendimento odontológico móvel e gratuito a Queimados

Veja mais
Som do Sesc: Nando Reis e filho Sebastião apresentam live com abertura de Chico Chico

Maria Gadú é a atração do Som do Sesc deste sábado (25/9)

Veja mais