Sesc Verão: filmes do Festival do Rio serão exibidos em sessões ao ar livre e no Sesc Niterói

Entre os destaques, está o longa “Bacurau”, que foi um dos destaques do cinema brasileiro em 2019. Veja aqui a programação!

O Sesc Verão 2020 está agitando as unidades do Sesc e as cidades de Campos, Macaé, Mangaratiba, Niterói, Quissamã e Rio das Ostras até o dia 16 de fevereiro. Além da programação de espetáculos de música, dança e circo, ações informativas de saúde e educativas e muito mais, o Festival do Rio também está trazendo sessões exclusivas de filmes exibidos na edição de 2019, que aconteceu em dezembro, com apoio do Sesc RJ.

Entre os destaques está o super premiado longa “Bacurau”, de Kléber Mendonça Filho, que será exibido no dia 30 de janeiro no Sesc Niterói. Veja aqui a programação completa e prepare-se!

Longas:

“As aventuras de Gui e Estopa”
Animação | Cor | Brasil | 72 min | 2009
Direção: Mariana Caltabiano
Sinopse:  Stress e Relax são cachorros, sendo que o primeiro apenas pensa em dinheiro e o segundo tem espírito de artista. Eles são produtores independentes, que decidem fazer uma série de animação chamada “As Aventuras de Gui & Estopa”. Ao longo do processo eles aprendem os percalços da realização de um desenho animado, desde o roteiro até seu lançamento nas salas de cinema.
Classificação indicativa: livre

Sessão:
Sesc Niterói
Quinta-feira (16/01) às 13h

“Crônica da Demolição”
Documentário | P&B e cor | Brasil | 90 min | 2015
Direção: Eduardo Ades
Sinopse: Em 1976, no Rio de Janeiro, o Palácio Monroe foi demolido e em seu lugar foi construída a Praça Mahatma Gandhi, na Cinelândia. Antiga sede da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em momentos distintos, o local foi alvo de uma intensa campanha difamatória sob a alegação de que trazia prejuízos estéticos à área. O documentário investiga esta situação, revelando os jogos de poder existentes por trás da decisão pela demolição.
Classificação indicativa: livre

Sessão:
Sesc Niterói
Quinta-feira (16/01) às 16h

“Deslembro”
Ficção (drama) | Cor | Brasil | 2018 | 105 min
Direção: Flávia Castro
Sinopse: Filha de um desaparecido político, Joana cresce em Paris, onde viveu exilada com a mãe. Volta ao Brasil quando a anistia é decretada, e vai morar no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu. Entristecida por deixar para trás seus amigos, tendo de lidar com as mudanças que surgem na adolescência, Joana também vai procurar desvendar os eventos que aconteceram na sua infância no Brasil.
Classificação indicativa: 14 anos

Sessão:
Sesc Niterói
Quinta-feira (23/01) às 16h

“Brasil Animado”

Animação | Cor | Brasil | 78 min | 2011

Direção: Mariana Caltabiano
Sinopse: Stress é um empresário que sempre pensa em novas formas de enriquecer. Relax é um diretor de cinema, que sempre tenta convencer Stress a investir em seus projetos. Um dia Relax propõe que eles encontrem o grande jequitibá rosa, a árvore mais antiga do Brasil. Stress gosta da ideia, pois logo vê a possibilidade de ganhar dinheiro vendendo ingressos para visitá-la. Só que a dupla não tem a menor ideia de onde ela esteja. Desta forma, partem em viagem pelo Brasil dispostos a encontrá-la.
Classificação indicativa: livre

Sessões
Praia do Farol de São Thomé – Campos – RJ
Sexta-feira (24/01) às 20h

Sesc Niterói
Quinta-feira (30/01) às 13h

“Meu nome é Daniel”
Documentário | Cor | Brasil | 83 min | 2019
Direção: Daniel Gonçalves
Sinopse: Daniel de Castro Gonçalves nasceu com uma deficiência que nenhum médico foi capaz de diagnosticar. No documentário em primeira pessoa o jovem relembra sua  infância, por meio de registros de família, para tentar entender sua condição, enquanto no presente busca novas respostas para sua doença. Classificação indicativa: livre

Sessão:
Praia dos Cavaleiros – Macaé – RJ
Sexta-feira (31/01) às 19h30

“Sobre rodas” 
Ficção (infantil) :: Cor :: Brasil :: 72 min :: 2017
Direção: Mauro D’Addio
Sinopse: Lucas (Cauã Martins) é um menino que chega a uma nova escola depois de sofrer um acidente que o colocou em uma cadeira de rodas. Lá, ele se torna amigo de Laís (Lara Boldorini), uma colega de classe que sonha em conhecer o pai que a abandonou. Juntos, os dois iniciam uma jornada inesperada e decidem fugir de casa quando a jovem descobre o possível paradeiro do pai.
Classificação indicativa: livre

Sessão:
Sesc Niterói
Quinta-feira (23/01) às 14h

“Bacurau”
BRASIL, ficção, 130 min, 2019
Direção: de Kleber Mendonça F e Juliano Dornelles
Sinopse: Pouco após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez. Quando carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa. Não recomendado para menores de 16 anos

Sessão:
Sesc Niterói
Quinta-feira (30/01) às 16h

“1817 – A Revolução Esquecida”
Ficção (drama histórico) | Cor | Brasil | 75 min | 2017
Direção: Ricardo Favilla e Tizuka Yamasaki
Sinopse: Baseado no livro A Noiva da Revolução, de Paulo Santos de Oliveira, sobre a Revolução Pernambucana de 1817, movimento separatista, narrado sob o ponto de vista feminino, de Maria Teodora da Costa. A jovem viveu um caso de amor impossível com o líder revolucionário Domingos José Martins. A Revolução Pernambucana, ou Revolução dos Padres, eclodiu em 6 de março de 1817 e foi o único movimento separatista do período colonial que se concretizou, tendo ultrapassado a fase conspiratória. Entre os motivos estão as enormes quantias que o governo de Pernambuco era obrigado a enviar para o Rio de Janeiro para custear os gastos da Corte portuguesa. Classificação indicativa: livre

Sessão:
Praia dos Cavaleiros – Macaé – RJ
Sábado (01/02) às 19h30

“Brichos – A Floresta é Nossa”
Animação | Cor | Brasil | 83 min | 2012
Direção: Paulo Munhoz
Sinopse: O jaguar Tales e o quati Jairzinho estão de férias na Floresta da Vila dos Brichos, conhecida internacionalmente como Brainforest. Ao mesmo tempo o tamanduá Olavo e seu filho Bandeira vivem aventuras no deserto de Noforest, enquanto o pequeno joão-de-barro Dumontzinho passa por um intercâmbio estudantil em Iceforest. Os amigos levam suas respectivas aventuras até que os vilões Mr. Birdestroy (Marcelo Tas) e AL Corcova (Antonio Abujamra), aliados a Ratão (André Abujamra), tentam convencer todos a cederem a floresta em nome de uma suposta modernidade. Sem alcançar o objetivo, Birdestroy e Corcova resolvem tomar o lugar usando a força bruta. Classificação indicativa: livre

Sessão:
Praia dos Cavaleiros – Macaé – RJ
Domingo (02/02) às 19h30

“Arábia”
Cor: BRASIL, 2017, ficção, 97 min
Direção: Affonso Uchoa e João Dumans
Sinopse: Em Ouro Preto, Minas Gerais, um jovem (Murilo Caliari) encontra por acaso o diário de um operário metalúrgico que sofreu um acidente e por suas memórias embarca numa jornada pelas condições de vida de trabalhadores marginalizados. Não recomendado para menores de 16 anos

Sessão:
Sesc Niterói
Quinta-feira (06/02) às 16h

“Gabriel e a montanha”
Ficção (drama) :: Cor :: Brasil :: 132 min :: 2017
Direção: Fellipe Barbosa
Sinopse: Gabriel Buchmann (João Pedro Zappa) tinha um grande sonho: conhecer a África. Entretanto, mais do que visitar seus pontos turísticos ele desejava conhecer como era o estilo de vida do africano, sem se passar por turista. Desta forma, decide encerrar sua viagem ao mundo justamente no continente, onde se envolve com vários habitantes locais e recebe a visita da namorada, Cristina (Caroline Abras), que mora no Brasil. Prestes a retornar, seu grande objetivo se torna alcançar o topo do monte Mulanje, localizado no Malawi. Classificação indicativa: 12 anos

Sessão:
Sesc Niterói
Quinta-feira (13/02) às 16h

Curtas:

“Macaco albino – dente siso”
Direção: Leandro Robles – SP – 6 min – livre
Sinopse: Animação. Arrancar o dente do siso não é gostoso pra ninguém. Nem pro dentista, nem pro dono do dente. Porém, é necessário, e eles sabem disso. Nesta animação antológica e odontológica, Macaco Albino vai encarar uma dentista casca grossa e cheia de determinação, mas encantadora.

Sessões:
Praia do Farol de São Thomé – Campos – RJ
Sexta-feira (10/01) às 20h

Praia de João Francisco – Quissamã – RJ
Sábado (11/01) às 20h

Praia de Conceição de Jacareí – Mangaratiba – RJ
Sábado (18/01) às 19h

“Baile”
Direção: Cintia Domit Bittar – SC – 18 min – livre
Sinopse: Ficção. A mãe de Andréa fotógrafa de pessoas da comunidade e toma conta da bisavó. Há dias que nos amadurecem mais. Andréa tem só dez anos e talvez ainda não perceba que seu dia foi assim.

Sessões:
Praia do Farol de São Thomé – Campos – RJ
Sexta-feira (10/01) às 20h
Sábado (18/01) às 21h30

Praia de Conceição de Jacareí – Mangaratiba – RJ
Sábado (25/01) às 19h

“Pedro e o Velho Chico”
Direção: Renato Gaia – MG – 18 min – livre

Sinopse: Ficção. Após acordar de um pesadelo o garoto Pedro fica assustado com o destino do planeta. Ao entregar o lixo ao catador de material reciclável “Seu Chico”, Pedro recebe, do simpático velhinho um misterioso diário que o convida para uma viagem mágica pelo São Francisco revelando uma verdade assustadora sobre o Rio.

Sessões:
Praia do Farol de São Thomé – Campos – RJ
Sexta-feira (10/01) às 20h
Sábado (25/01) às 21h30

“O malabarista”
Iuri Moreno – GO – 11 min – livre
Sinopse: Documentário em animação sobre o cotidiano dos malabaristas de rua, que colorem a rotina monótona das grandes cidades.

Sessões:
Praia do Farol de São Thomé – Campos – RJ
Sexta-feira (17/01) às 20h

Praia de João Francisco – Quissamã – RJ
Sábado (01/02) às 21h30

Praia do Saco – Mangaratiba – RJ
Sábado (08/02) às 19h

“O chá do general”
Direção: Bob Yang – SP – 22 min – livre
Sinopse: Ficção Huang, um general aposentado chinês, mora sozinho no centro da cidade. Tradicional e conservador, quase não sai de casa. Um dia, recebe a inesperada visita de seu neto.

Sessões:
Praia do Farol de São Thomé – Campos – RJ
Sexta-feira (17/01) às 20h
Sábado (08/02) às 21h30

Praia de Conceição de Jacareí – Mangaratiba – RJ
Sábado (18/01) às 19h

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais