Dia Mundial do Livro - Millôr e Leminski

Em boa companhia: dicas literárias para você não se sentir sozinho durante a quarentena

Equipe de Literatura e Biblioteca do Sesc RJ

A leitura é uma ótima aliada para passar o período de isolamento social ou de quarentena. Ela transporta o leitor para uma nova experiência, que vivencia personagens reais ou fictícios e conhece diversos lugares, e o melhor de tudo: sem precisar sair de casa. Além disso, melhora o funcionamento do cérebro, estimula a criatividade, a escrita, o vocabulário e incita o senso crítico do leitor.

As nossas equipes das bibliotecas Sesc RJ listaram abaixo algumas indicações literárias online para que o público continue a acompanhar o trabalho de incentivo à leitura desenvolvido por nossos profissionais. Fique ligado! Semanalmente, um novo conteúdo será publicado 😉

Essa semana selecionamos especialmente para vocês canais de acesso a livros digitais gratuitos para que possam pôr a leitura em dia.

Amazon – A Amazon Brasil oferece gratuitamente ao público diversos livros online para todos os gostos e estilos.

Biblioteca Mundial Digital – A Biblioteca Mundial Digital conta com um acervo de aproximadamente 20 mil itens sobre 193 países. Entre os materiais disponibilizados, encontramos documentos históricos, fotografias e livros raros.

E-book Brasil – O site reúne e-books de diversos clássicos mundiais, incluindo publicações de Voltaire, Nietzsche, Kant e Dostoievski.

Machado de Assis – Marcando o centenário da morte de Machado de Assis, o MEC disponibilizou gratuitamente suas obras completas.

Domínio Público – O site Domínio Público, do governo federal, reúne mais de 186 mil obras gratuitas que podem ser encontradas facilmente por meio de uma simples pesquisa no próprio portal. Selecione o tipo de mídia e a categoria.

TocaLivros – Para acessar o site é necessário fazer cadastro e, apesar de exigir assinatura paga, o site disponibiliza opções gratuitas em português, como O Pequeno Príncipe, de Saint Exupery.

Outros quadrinhos – O site traduz HQs do mundo inteiro e disponibiliza todos gratuitamente em seu portal. Aproveite.

CONTEÚDOS INFANTIS

Leia para uma criança – Projeto do Itaú, que disponibiliza livros infantis com conteúdo interativos.

Ouça a história, da editora Brinque-book -Narração das histórias que possuem diversos efeitos sonoros. Os áudios podem ser acessados em computadores, smartphones ou tablets. Basta escanear o QR Code ou clicar em cada título. Alguns títulos disponíveis: Três tigres tristes, Até as princesas soltam pum, O urso rabugento.

editora Culturama, em parceria com a Disney, disponibilizou em suas redes sociais links para download de e-books da franquia gratuitamente. Entre os e-books estão livros das franquias da Disney, como Frozen 2, Toy Story 4, clássicos, além de livros de Marvel, Star Wars e histórias em quadrinhos.

CONTEÚDOS ESPECIALIZADOS

Biblioteca Digital do Senado – A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 250 mil documentos de interesse do poder Pegislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento.

Scielo Books – A Scielo Books disponibiliza gratuitamente títulos de publicações acadêmicas para download gratuito. Aproveite e boa leitura!

PUBLICAÇÕES LITERÁRIAS

Jornal Rascunho – É considerado um dos maiores jornais de literatura do Brasil, publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poesias, crónicas e trechos de romances e ilustrações).

Revista Palavra – Um canal de discussão da literatura brasileira. Surgiu como um desdobramento do Prêmio Sesc de Literatura, propondo-se a oferecer uma ampla perspectiva do fazer literário, fomentando discussões e divulgando iniciativas importantes na área. Traz, em suas edições, entrevistas com escritores consagrados, artigos sobre variados aspectos da literatura e textos ficcionais de prosa e poesia.

 

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais