Pandemia Coronavírus

Não dê bobeira, a pandemia não acabou!

A pandemia não acabou, não dá para relaxar nos cuidados com você, sua família e os amigos. Pode ser muito arriscado. A Equipe de Saúde do Sesc RJ preparou umas dicas rápidas para lembrar como ainda devemos nos prevenir. O comportamento de muitas pessoas vem atrapalhando a forma de perceber a pandemia e deixa muitas dúvidas sobre como lidar com o coronavírus.

Máscaras
Só a máscara protege todos contra as gotículas que não vemos ao falar, tossir ou espirrar. Use a máscara. Assim todos se protegem e garantem proteção também a quem está próximo.

Viseiras não substituem máscaras
Também conhecida como face shield, só a viseira não basta. Apenas a máscara garante a proteção de todos.

Você sabe o que é biossegurança?
Biossegurança é tudo o que fazemos para nossa segurança contra o coronavírus. É a nova rotina que criamos por causa da pandemia. Entre as medidas de prevenção que seguem estão:

  • restringir o contato social
  • manter uma distância mínima de 2 metros
  • tossir ou espirrar na dobra do cotovelo ou em lenços descartáveis (mesmo de máscara)
  • evitar apertar as mãos, abraçar ou beijar
  • lavar as mãos regularmente por cerca de 20 segundos
  • evitar contato com superfícies como carrinho de compras, maçanetas, chaves, corrimãos, botões de elevador, sacos de supermercado, farmácias, embalagens de compras e quentinhas, limpar superfícies potencialmente contaminadas
  • higienizar as compras, pias e chão de cozinha e banheiros
  • viajar só com muita segurança mantendo os mesmos cuidados
  • cuidar do celular, do computador e do controle remoto de TVs’. A higiene deve der diária porque esses equipamentos acumulam germes, entre os quais, o novo coronavírus

Cuidados especiais com as máscaras de pano para a boca e o nariz:
A máscara é sempre necessária e segundo a Anvisa deve ser trocada a cada 3 horas. Sua lavagem deve ser feita com água e sabão em pó permanecendo 30 minutos de molho na bacia. Em seguida, enxague-a vigorosamente e ponha para secar. Passá-la a ferro completa a sua higienização.

Mas, por que ainda tantas medidas de prevenção?
O novo coronavírus é facilmente transmitido e mais forte do que o vírus da gripe (influenza). A Covid-19 pode levar a complicações, algumas vezes terminais. No Brasil, além de mais de 130 mil mortes, muitas pessoas ficaram com sequelas da doença e vão demorar a se reabilitar. Ainda não existe vacina e nem remédio contra o novo coronavírus. O mundo todo está esperando os resultados das pesquisas que estão sendo desenvolvidas. Prevenir hoje é a melhor solução.

Para mais informações sobre as iniciativas de Saúde do Sesc RJ clique aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais