Circuito Sesc Jazz & Blues Dica musical: o Brasil do blues

2º Circuito Sesc Jazz & Blues

Com 95 shows, 12 workshops, ações sociais e ambientais, 2º Circuito Sesc Jazz & Blues percorrerá seis cidades do estado do Rio de Janeiro. A partir de 26 de maio, Rio das Ostras, Búzios, Paraty, Niterói, Casimiro de Abreu e Barra do Piraí serão palco da maior programação musical dedicada ao gênero. 

Maior circuito musical do gênero no país, o  Circuito Sesc Jazz & Blues acontecerá de 26 de maio a 22 de julho de 2023, nas cidades de Rio das Ostras (8 a 11 de junho), Búzios (26 a 28 de maio), Paraty (2 a 4 de junho), Niterói (16 a 18 de junho), Casimiro de Abreu (14 a 16 de julho) e Barra do Piraí (21 a 23 de julho). A programação é toda gratuita e reunirá 11 atrações internacionais, 10 artistas nacionais, 18 artistas locais, 12 workshops, para um público esperado de 100 mil pessoas (somente no Rio das Ostras Jazz e Blues). 

 

Acompanhe a programação do festival no perfil @circuitosescjazzeblues no Instagram e na página circuitosescjazzeblues.com.br

O Circuito Sesc Jazz & Blues vem reafirmar a importância do Sesc RJ no fomento à cultura do estado do Rio de Janeiro, fortalecendo os municípios participantes, suas comunidades, artistas e as cadeias produtivas locais, além de levar entretenimento e diversão para a sua população. Trata-se de uma iniciativa da Azul Produções que é apoiada há três anos pelo Sesc, seja abraçando e reforçando os festivais já consolidados, seja levando o evento para outras localidades com sua marca.

Atrações internacionais refletem o melhor do Jazz & Blues

O americano Bill Evans – saxofonista, trompetista, com diversas indicações ao Grammy e ex. integrante da lendária Mahavishnu Orchestra; Matthew Withaker – pianista e revelação do jazz americano; o novo expoente do jazz contemporâneo Bill Laurance (que também é membro original do fantástico grupo Snark Puppy, vencedor de 4 prêmios Grammy), a saxofonista americana Vanessa Collier ganhadora de 3 Blues Music Awards e indicada para 8 Blues Music Awards; o gênio da “Jazz Guitar” Stanley Jordan, o cantor e gaitista Omar Coleman – hoje o principal artista da nova geração do blues de Chicago, vem se destacando por introduzir o Soul e o Funk ao jazz e, com isso, vem encantando plateias do mundo inteiro; o gaitista e cantor Rick Estrin and The Nightcats – uma das mais ativas e reconhecidas bandas de blues em todo mundo; a cantora americana de Blues Laretha Weathersby eleita “Chicago Blues Diva of the Year”, o grupo Holandês The JIG; o cantor e gaitista de Soul-Blues americano, Alabama Mike; a saxofonista e cantora americana Deanna Bogart; o cantor americano de R&B Lorenzo Thompson, entre outros.

 

Artistas brasileiros prometem novidades e momentos especiais

A lendária banda Azymuth compõe o line-up do Circuito Sesc de Jazz & Blues e celebra seus 50 anos de sucesso; a banda Jamz lançará seu novo trabalho que resgata suas raízes que são o R&B e soul music; a revelação do trombone nacional Joabe Reis Sexteto soul/black; o pianista  Márvio Ciribelli com participação especial do baixista Dudu Lima, o gaitista Jefferson Gonçalves e seu convidado especial, o guitarrista do Barão Vermelho Fernando Magalhães; o bluseiro Ângelo Nani, instrumentista e cantor, considerado um dos maiores expoentes da gaita no país; e a Orquestra Voadora com sua alegria e irreverência para interpretar o jazz e que vem encantando os maiores festivais de jazz do mundo; além de artistas de e bandas de cada cidade que receberá o Circuito Sesc Jazz & Blues.

 

PROGRAMAÇÃO DE CADA ETAPA DO CIRCUITO SESC JAZZ & BLUES

 

Etapa Búzios Jazz Festival
26 a 28 de maio
A concepção do festival privilegia o esplendor da natureza local e de suas praias. Estes santuários naturais servirão de palco a música. Serão 11 shows, distribuídos em 2 palcos pela cidade, com programação e horários bem definidos para que o público possa desfrutar e curtir todos os shows programados para cada palco, ao longo do dia, sem perder um show do FestivalPúblico estimado de 25 mil pessoas nos 3 dias.

 

Cast do festival
O super guitarrista americano Stanley Jordan Trio, a cantora de blues americana Laretha Weathersby eleita “Chicago Blues Diva of the Year” de 2009-2010, o cantor e gaitista de blues americano, Alabama Mike; Azymuth, Orquestra Voadora, Jefferson Gonçalves com participação especial do guitarrista do Barão Vermelho Fernando Magalhães, a banda Jamz, Joabe Reis Sexteto com a sua soul/black, o pianista Márvio Ciribelli e a participação de três bandas de novos talentos.

 

Etapa Paraty Jazz Festival
2 a 4 de junho
Os santuários naturais de Paraty, suas igrejas, as famosas ruas de pedras e suas construções do século passado servirão de palco à boa música. Serão 12 shows, distribuídos entre Palco da Praça da Matriz e o palco da Igreja de Santa Rita, com programação e horários bem definidos para que o público possa desfrutar e curtir todos os shows programados para cada palco, ao longo do dia, sem perder um show do Festival. Público estimado de 25 mil pessoas nos 3 dias.

 

Cast do festival
O guitarrista americano Stanley JordanBill Evans – saxofonista, trompetista, com diversas indicações ao Grammy e ex. integrante da lendária Mahavishnu; a cantora de blues americana Laretha Weathersby eleita “Chicago Blues Diva of the Year” de 2009-2010, o cantor e gaitista de blues americano, Alabama Mike, o grupo Holandês The JIG, Orquestra Voadora com sua alegria e irreverência para interpretar o jazz, Jefferson Gonçalves e o guitarrista do Barão Vermelho Fernando Magalhães com a sua mistura de forró, maracatu ao blues, a revelação do trombone nacional Joabe Reis Sexteto com a sua soul/black music, a banda Jamz com a sua mistura de Jazz Soul-Black-Music.

 

19ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues
8 a 11 de junho
Festival anual, que acontece há 18 anos na cidade de Rio das Ostras/RJ, atraindo um público de aproximadamente 80 a 100 mil pessoas por edição, incluindo turistas estrangeiros e de todo país. Desde a sua criação em 2003, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival realizou cerca de 600 shows, 100 palestras e workshops para cerca de 1 milhão de espectadores, estimulando o interesse pela música de alta qualidade e criando oportunidades para o público conferir de perto alguns dos maiores nomes do Jazz, Blues e da música instrumental internacional e nacional.

Durante todo esse período o Rio das Ostras Jazz & Blues manteve-se fiel à sua proposta inicial que é focada em formar público, alavancar o turismo, gerar renda, atrair negócios, ofertar cultura, democratizar o acesso ao bem cultural, por meio de sua total gratuidade e fomento à economia devido à sua continuidade – fato que é comprovado por estudos realizados por instituições como FGV-RJ, Sebrae e Secretaria de Turismo de Rio das Ostras. Nas últimas 7 edições estes estudos atestam a injeção de 9 milhões de reais em média nos quatro dias de sua realização, a cada edição. Além disso, o Rio das Ostras Jazz & Blues reforça sua; responsabilidade social, estendendo suas ações para além dos palcos, criando projetos culturais e sociais durante o ano todo.

Edição 2023 acontecerá, tradicionalmente, no feriado de Corpus Christi

Fazem parte da programação do Rio das Ostras Jazz & Blues, workshops, palestras e oficinas com músicos e profissionais da área cultural. Na área do evento, conhecida como Cidade do Jazz, estão previstas duas praças de alimentação, com 15 restaurantes da cidade de Rio das Ostras e área para comercialização de artesanato local com 10 stands de ONGs ligadas a comunidades da cidade.

 

O Rio das Ostras Jazz & Blues também abarca o Espaço Arthur Maia antiga Casa do Jazz, espaço no interior da cidade do jazz, que trará shows de novas bandas de cidades do Norte-Fluminense e da Costa do Sol, que estão se destacando. As apresentações ocorrem nos intervalos dos shows principais, que ocorrerão no Palco Costazul.

 

Número de atrações e total de shows

O Rio das Ostras Jazz & Blues reunirá 32 shows, distribuídos em 4 palcos; além de outros 9 no Espaço Arthur Maia.

 

– 13 bandas principais, sendo 8 internacionais e 5 nacionais e 4 bandas da cidade de Rio das Ostras que se revezarão nos palcos de Costazul, Iriry e Boca da Barra;
– 3 bandas de novos talentos – músicos da região da Costa do Sol e norte fluminense, experientes e apresentando novos trabalhos. As apresentações serão no Palco da Praça de São Pedro;
– 9 bandas regionais – músicos em início de carreira e que se apresentarão no Espaço Arthur Maia (cidade do jazz) de quinta-feira a sábado.

 

Cast do festival
O americano Bill Evans – saxofonista, trompetista, com diversas indicações ao Grammy e ex. integrante da lendária Mahavishnu Orchestra; Matthew Withaker – pianista e revelação do jazz americano; o novo expoente do jazz contemporâneo Bill Laurance (que também é membro original do fantástico grupo Snark Puppy, vencedor de 4 prêmios Grammy), a saxofonista americana Vanessa Collier ganhadora de 3 Blues Music Awards e indicada para 8 Blues Music Awards; o gênio da “Jazz Guitar” Stanley Jordan, o cantor e gaitista Omar Coleman – hoje o principal artista da nova geração do blues de Chicago, vem se destacando por introduzir o Soul e o Funk ao jazz e, com isso, vem encantando plateias do mundo inteiro; o gaitista e cantor Rick Estrin and The Nightcats – uma das mais ativas e reconhecidas bandas de blues em todo mundo; a cantora americana de Blues Laretha Weathersby eleita “Chicago Blues Diva of the Year”, o grupo Holandês The JIG; o cantor e gaitista de Soul-Blues americano, Alabama Mike; a banda Jamz lançará seu novo trabalho que resgata suas raízes que são o R&B e soul music, a revelação do trombone nacional Joabe Reis Sexteto soul/black; o gaitista Jefferson Gonçalves e seu convidado especial, o guitarrista do Barão Vermelho Fernando Magalhães e a Orquestra Voadora com sua alegria e irreverência para interpretar o jazz e que vem encantando os maiores festivais de jazz do mundo; além de artistas de e bandas de cada cidade que receberá o Circuito Sesc Jazz & Blues.

 

Etapa Niterói Blues & Jazz Festival
16 a 18 de junho
A segunda edição do Circuito Sesc Jazz & Blues – Etapa Niterói Blues & Jazz Festival será realizado em 4 palcos montados ao ar livre em praças, parques e praias de Niterói. Serão cerca de 25 shows em 3 dias de evento, além de uma oficina musical para os jovens da Orquestra de Cordas da Grota.

O Festival pretende contribuir para ampliar a visibilidade nacional da cidade de Niterói, visando torná-la como principal polo cultural e turístico do estado do Rio de Janeiro.

Cast do festival
O americano Bill Evans – saxofonista, trompetista, com diversas indicações ao Grammy e ex. integrante da lendária Mahavishnu Orchestra, a revelação do jazz americano, o pianista Matthew Withaker, o novo expoente do jazz contemporâneo Bill Laurance (que é  membro original do grupo Snark Puppy e vencedor de 4 prêmios Grammy), a saxofonista americana Vanessa Collier – ganhadora de 3 Blues Music Awards e desde 2017 indicada para o Blues Music AwardsLaretha Weathersby eleita “Chicago Blues Diva of the Year” de 2009-2010, o cantor e gaitista de Soul-Blues americano Alabama Mike, a orquestra voadora, a banda Jamz, músicos locais, entre outros.

 

Etapa Casimiro de Abreu
14 a 16 de julho
Casimiro de Abreu e a mais nova cidade a integrar o Circuito Sesc Jazz & Blues. Município litorâneo, possui como suas principais atrações turísticas os rios, cachoeiras e o mar, principalmente no distrito de Barra de São João, além de ser reconhecido como um polo de turismo ecológico e rural.

A cidade receberá, em 2 palcos montados ao ar livre – um deles numa estrutura dentro do rio com shows ao pôr do sol e o palco principal a beira mar, 11 shows em 3 três dias de eventos. Na sexta-feira os shows iniciam às 20h e no sábado e domingo a partir das 14h.

 

Cast do festival
Alabama Mike 
(EUA), Lorenzo Thompson (EUA), Deanna Bogart (EUA), Márvio Ciribelli Quarteto e part. Especial do baixista Dudu Lima, a Orquestra Voadora, a banda Jamz, Jefferson Gonçalves com participação especial do guitarrista do Barão Vermelho Fernando Magalhães, o bluseiro Ângelo Nani considerado um dos maiores expoentes da gaita no país; entre outros.

 

Etapa Barra do Piraí – Ipiabas Jazz Festival
21 a 23 de julho
Sob a chancela do Sesc RJ, o segundo Circuito Sesc Jazz & Blues aporta em Barra do Piraí para um fim de semana com o melhor do jazz e blues, numa das localidades mais charmosas do Vale do Café – o belo distrito de Ipiabas. Com programação em horários definidos e com uma excelente estrutura de palco, restaurantes ao ar livre, o Ipiabas Jazz Festival terá 11 shows em 3 três dias com shows de sexta à sábado a partir das 20h e no domingo a partir das 13h.

 

Cast do festival
Alabama Mike 
(EUA), Lorenzo Thompson (EUA), Deanna Bogart (EUA), Márvio Ciribelli Quarteto e Dudu Lima, Orquestra Voadora, a banda Jamz, Jefferson Gonçalves com participação especial do guitarrista do Barão Vermelho Fernando Magalhães, entre outros.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais