
Argumenta 2025 tem abertura no Sesc Teresópolis com show de Fausto Fawcett e atividades formativas para roteiristas
Com encontros presenciais e virtuais e agenda formativa até outubro, projeto do Sesc RJ promove debates, trocas criativas e laboratórios voltados ao desenvolvimento de novos projetos de cinema.
O Sesc RJ realiza, a partir do dia 28 de setembro, a 7ª edição do Argumenta, programa de formação audiovisual no Sesc Teresópolis. A abertura acontece às 18h, com a apresentação Fausto Fawcett – Animakina, espetáculo gratuito e destinado a maiores de 18 anos. O show, vertiginoso e multimídia, combina música, narrativa literária e elementos audiovisuais de vanguarda, conduzidos por um dos nomes mais provocadores da cena cultural brasileira.
O Argumenta, realizado pelo Sesc RJ desde 2018, é um programa de formação audiovisual que articula atividades formativas, sessões de cinema, apresentações artísticas e, principalmente, laboratórios de escrita cinematográfica destinados a roteiristas e seus projetos audiovisuais. Em 2025, o programa retoma dois importantes espaços de criação: o Laboratório de Desenvolvimento de Argumentos de Longa-metragem, voltado a roteiristas de todo o Brasil interessados em desenvolver projetos originais de ficção, e o Laboratório de Desenvolvimento de Roteiros de Curta-metragem, direcionado a mulheres negras roteiristas residentes no estado do Rio de Janeiro. Parte estrutural do projeto, os laboratórios oferecem ferramentas dramatúrgicas, orientação individual e coletiva com profissionais de consultoria e reflexões sobre a obra, ampliando as chances de inserção dos projetos no mercado cinematográfico. A equipe de consultoria do Argumenta 2025 é composta por Francine Barbosa, Mariana Jaspe, Pedro Diogenes, Renata Mizrahi, Rodrigo Aragão, Thais Fujinaga e Viviane Ferreira.
O programa também abre espaço para uma ampla agenda de atividades formativas, todas gratuitas, realizadas entre setembro e outubro. No dia 30 de setembro, a roteirista Francine Barbosa conduz a palestra “Processos criativos entre roteiristas, produtores e diretores”, no Hotel Sesc Alpina, refletindo sobre os desafios e as possibilidades de colaboração no desenvolvimento de longas-metragens. Já em 1º de outubro, o cineasta Rodrigo Aragão compartilha sua experiência em “Escrevendo o Medo: A Arte do Roteiro de Terror”, abordando as técnicas que marcaram sua trajetória no cinema de horror reconhecido internacionalmente.
A programação virtual se estende em outubro com encontros que investigam diferentes caminhos da escrita para o cinema. No dia 8, o cineasta Pedro Diógenes analisa, a partir dos filmes Inferninho e Centro Ilusão, como angústias e desejos podem se transformar em roteiros e quais os percursos que levam um projeto da ideia à sala de exibição. Em 9 de outubro, a dramaturga Renata Mizrahi promove um mergulho no diálogo entre teatro e cinema, comparando peças e suas versões em longas-metragens e propondo exercícios práticos de escrita para os participantes. No dia seguinte, 10 de outubro, a roteirista e diretora Thais Fujinaga dedica-se ao estudo da cena, discutindo conflito, curva dramática, mise-en-scène e outras ferramentas centrais na construção visual e narrativa. Encerrando a série, em 17 de outubro, a diretora Mariana Jaspe apresenta o processo de criação e circulação do curta-metragem DEIXA, protagonizado por Zezé Motta e premiado em dezenas de festivais internacionais.
As inscrições para todas as atividades podem ser feitas gratuitamente pelo link https://forms.cloud.microsoft/r/ZF7zEvieK0. O acesso às ações virtuais será enviado posteriormente aos inscritos.
A realização do programa fortalece a atuação do Sesc RJ no setor audiovisual e legitima o projeto como parte do planejamento estratégico da instituição, garantindo a continuidade de ações que visam a formação do público e a democratização do acesso à cultura.