Arte de Código Aberto
Crédito: Vamoss

Arte de Código Aberto: artista-programador “Vamoss” inaugura a exposição no Sesc Tijuca

Público poderá interagir com as obras da exposição “Arte de Código Aberto”, modificando-as por meio de código de programação. 

Um dos maiores precursores na criação de obras de arte que utilizam códigos computacionais como matéria-prima para desenvolver projetos únicos de arte digital, o artista-programador Vamoss inaugura nesta terça-feira (16/8), no Sesc Tijuca, a exposição Arte de Código Aberto. Na mostra, o público poderá interagir e alterar algumas obras criadas por ele e, dessa forma, ter a oportunidade de compreender como funcionam os programas que influenciam a nossa maneira de viver.

“Esses programas estão nos celulares, nas máquinas hospitalares, nos carros, nas casas, em toda parte do mundo e de nossas vidas. Para se pensar as ferramentas que queremos amanhã, primeiro é preciso entender como essas ferramentas funcionam”, diz Vamoss.  Segundo ele, nesta exposição, a possibilidade de aprendizado de programação é beneficiada pela experimentação, expressividade e visão crítica durante a prática criativa.

Para entender o processo criativo de Vamoss, é preciso compreender o que é Arte Feita em Código. Trata-se do resultado da experimentação programando computadores com a intenção de se expressar. O artista-programador traduz em imagens as formas e ideias algorítmicas que surgem aleatoriamente em seu pensamento. A partir de um conceito abstrato, ele traduz em códigos os procedimentos necessários para sua modelagem e se deixa permear pelas descobertas que surgem durante o processo experimental.  É uma cooperação entre código e criatividade, determinismo e imprevisibilidade, ordem e caos. Uma dança do artista com o computador. “Admiro o quão dinâmicas, inteligentes, artísticas e interativas as obras de arte computacionais podem ser”, diz ele.

Já a Arte de Código Aberto possibilita que o público não apenas veja as imagens elaboradas pelo artista, como também altere o código utilizado para produzir estas imagens. O código aberto (open source) altera as formas de se relacionar com o trabalho de arte ao possibilitar que outras pessoas criem variações do trabalho original, difundindo a arte feita em código dentro do paradigma da colaboração. “Criar um trabalho de arte nesse contexto é estar aberto a uma vida própria do trabalho, que estará em contato com uma comunidade ávida por estudá-lo e alterá-lo”, diz Vamos.

Na exposição Arte de Código Aberto as obras ficarão expostas em diferentes suportes, entre impressas, generativas e três delas interativas, ou seja, preparadas para receber as intervenções do público.

“Se na natureza as formas de vida se adaptam ao ambiente, num trabalho de arte de código aberto a vida se dá através de um diálogo com as pessoas que irão olhar, comentar, curtir, compartilhar, usar, brincar, copiar ou mesmo alterar tal trabalho e, assim, difundindo-o nas redes. Sugiro que os visitantes pensem como uma criança ao alterar o código sem medo de quebrar o programa”, afirma o artista.

Vamoss é artista-programador e diretor de tecnologia na SuperUber desde 2011. Integra conteúdo, hardware, software, design e arquitetura para desenvolver projetos únicos. Graduado em Design pela ESPM-Rio, trabalha com mídia interativa desde 2004, desenvolvendo projetos para espaços físicos, celular e web. Mestre em Economia Criativa na ESPM-Rio, onde se engajou com a comunidade de programação criativa no Brasil para criar o EncontrosDigitais.com.br, uma plataforma colaborativa para compartilhar conhecimento entre programadores criativos e a sociedade.

Para saber mais sobre o artista:
Site: vamoss.com.br
Twitter: twitter.com/vamoss
Instagram: instagram.com/vamoss

Links:
https://github.com/Vamoss

SERVIÇO:
Exposição Arte de Código Aberto
Local: Espaço ACT, Sesc Tijuca
Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca
Inauguração: 16 de agosto de 2022
Período em cartaz: até 15 de novembro
Horário de funcionamento:
Terças a sextas, das 9h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h
Classificação: Livre
Gratuito

Fique por dentro das novidades do Sesc RJ acompanhando nossas notícias e perfis no Instagram, Facebook e YouTube. #Sesc RJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais