Baixada Fluminense tem programação especial no Dia do Orgulho Nerd

Haverá atividades gratuitas para o público no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, e nas unidades Nova Iguaçu e São João de Meriti.

No dia 25 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, um movimento teve início em 2006 na Espanha, e culminou num evento reuniu 300 nerds na cidade de Madri demonstrando seu orgulho de ser nerd/geek. Foi criado, então, um manifesto, em tom de brincadeira, que celebrou o primeiro Dia do Orgulho Nerd. Nesse manifesto estão expressos os direitos e responsabilidades básicas dos nerds. Gostar de quadrinhos, filmes de ficção científica, games, tecnologia e outros assuntos relacionados à cultura pop, fazem parte dos direitos dos nerds.

Esse ano, o Sesc Duque de Caxias  resolveu celebrar a data e acabou estendendo o evento pra toda a Baixada Fluminense, integrando três unidades do Sesc: Duque de Caxias, São João de Meriti e Nova Iguaçu. A programação começa na terça-feira (21) e inclui oficinas, palestras e exposição sobre temas diversos envolvendo a cultura nerd, desde sabres de luz até RPG, passando pela representatividade nos quadrinhos e pela gameterapia.

Um dos destaques é a exposição RPG – Role Playing Game uma mostra interativa sobre Rolling Playing Games, jogos de interpretação que misturam matemática, literatura e desenvolvem o potencial criativo dos participantes no Sesc São João de Meriti. No sábado (25), Dia do Orgulho Nerd, a unidade também receberá stands de quadrinistas, exposição Maker, exposição de efeitos visuais para cinema, oficinas, e jogos e apresentações artísticas. Confira aqui a programação completa:

Serviço:

Sesc Duque de Caxias

Oficina Sabre de Luz

21 a 23/05 |Terça, Quarta e Quinta 13h às 16h I Livre I Grátis

Nesta oficina os participantes irão criar “Sabres de Luz” inspirados na trilogia de filmes Star Wars, utilizando LEDs e gambiarras.

Local: Museu Ciência e Vida

R. Aílton da Costa, S/N – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias – RJ

Palestra Representatividades nos Quadrinhos

21 a 23/05 | Terça, Quarta e Quinta às 10h I Livre I Grátis

Palestras onde discutiremos a representatividade de personagens negros nos quadrinhos de super-heróis e abrindo porta para reflexão para representatividade nas grandes mídias.

Local: Museu Ciência e Vida

R. Aílton da Costa, S/N – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias – RJ

Palestra Gameterapia.

21 a 23/05 | Terça e Quarta a partir das 10h I Livre I Grátis

Palestra fala sobre o uso dos novos consoles de videogames para ajudar na reabilitação física, bem-estar físico e interação social, saindo da ideia do uso meramente recreativo.

Local: Museu Ciência e Vida

R. Aílton da Costa, S/N – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias – RJ

Sesc Nova Iguaçu

Oficina Maker

21/05 a 22/05 | Terça e Quarta 10h às 14h I Livre I Grátis

Em comemoração ao dia do Orgulho Nerd está oficina foi inspirada nos filmes Vingadores, através da “cultura maker” (faça você mesmo); os alunos vão produzir chaveiros e marcadores de livro com led. Esta programação será realiza em duas escolas da região Escola Municipal Presidente Castelo Branco e Escola Municipal Mascarenhas de Moraes.

Sesc São João de Meriti

Dia do Orgulho Nerd

25/05 | Sábado de 9h às 18h I Livre I Grátis

Comemorando o Dia Do Orgulho Nerd um encontro na unidade São João de Meriti para celebrar com stand de quadrinistas, exposição Maker, exposição de efeitos visuais para cinema, oficinas, e jogos e apresentações artísticas.

Exposição RPG Rolling Playing Game

25/05 | Sábado de 9h às 18h I Livre I Grátis

Exposição interativa sobre Rolling Playing Games, jogos de interpretação que misturam matemática, literatura e desenvolvem o potencial criativo dos participantes.

Palestra “Da Crítica ao Riso: influências e impactos dos Memes na Sociedade Contemporânea”

25/05 | Sábado de 9h às 18h I Livre I Grátis

Palestra irá abordar a comunicação através dos “memes “ e humor nas redes sociais assim como os debates gerados por eles.

Oficina Maquiagem Cosplay

25/5 | Sábado 10h às 16h I Livre I Grátis

Em comemoração ao dia do Orgulho Nerd está oficina foi inspirada nos Cosplays, através da “cultura maker”; tendo objetivo de possibilitar o acesso às diversas técnicas de maquiagem específicas, desenvolvendo habilidade com os produtos cosméticos, possibilitando uma melhor caracterização de personagens e estimulando a criatividade. Contribuindo assim para divulgação científica e do universo geek.

Dubladores e Dublagens: o que dá voz a arte.

25/05 | Sábado das 14h às 16h I Livre I Grátis

Palestra show com os dubladores Wirley Contaifer e Thiago Machado que irão falar sobre a dublagem brasileira, suas experiências e que os levou a se tornarem dubladores.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais