O Canto da Minha Terra - Ballet Stagium - Edgar Bermudes
Crédito: Edgar Bermudes

Ballet Stagium comemora 50 anos com apresentação on-line nesta quinta-feira (22/7)

Documentário e conversa sobre o cineasta Humberto Mauro, Seminário sobre Paulo Freire, vivência com slammers sobre poesia falada e live com a artista visual Ilana Paterman Brasil estão entre os destaques desta quinta-feira

Fundada em 1971, a companhia Ballet Stagium, de São Paulo, comemora durante o Festival Sesc de Inverno, promovido pelo Sesc RJ, seus 50 anos. A celebração será nesta quinta-feira (22/7), às 19h, com uma apresentação on-line de “O canto da minha terra”, espetáculo em que o grupo se lança na tarefa de representar, através da dança, toda a poesia de um dos principais nomes da MPB: Ary Barroso. A transmissão será pelo YouTube Sesc RJ.

Dirigida por Decio Otero e Márika Gidali, a obra adentra nas comemorações do meio século de existência e resistência da companhia, que está em constante trânsito entre tradição e ruptura, propondo a reflexão sobre o Brasil em sua complexidade social, histórica e cultural. O espetáculo foi gravado este mês exclusivamente para o Festival Sesc de Inverno no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

Documentário sobre Humberto Mauro

Mais cedo, às 14h, o público poderá assistir, também pelo YouTube, o documentário “Humberto Mauro”. Selecionado em 2018 para o 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza, o filme reúne trechos de obras do cineasta e entrevistas que trazem um panorama da vida e da carreira desse grande nome do cinema nacional. Após a exibição, o diretor André Di Mauro, sobrinho-neto de Humberto, participa de uma conversa on-line com os pesquisadores Mateus Nagime e Sheila Schvarzman.

Seminário sobre Paulo Freire

Às 17h, começa o Seminário Educação e Tecnologias – Paulo Freire. O debate reunirá o antropólogo, folclorista, educador popular Tião Rocha, fundador e presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento; e o professor Walter Omar Kohan, pós-doutor em Filosofia pela Universidade de Paris 8 e professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Eles abordarão as contribuições das tecnologias e as novas adaptações dos processos educativos nos meios digitais, tendo como ponto de partida as “múltiplas formas de leitura e apreensão dos mundos possíveis”

Vivência sobre poesia falada

Às 18h, os slammers Luz Ribeiro e Tom Grito iniciam uma vivência literária que se estende até o dia 25, destinada a poetas, escritores, professores e demais interessados. A atividade destacará a importância da oralidade e as possibilidades de performance, criação e técnica. Os encontros virtuais acontecem entre 18h e 20h pelas plataformas Google Meet e Zoom, e os interessados devem fazer inscrição prévia. Informações na programação do site Sesc RJ e ou no Instagram da unidade Sesc Três Rios (@sesctresrios).

Live com Ilana Paterman Brasil

Às 19h, a artista visual Ilana Paterman Brasil participa de um bate-papo pelo Instagram do Sesc Teresópolis (@sescteresopolis) no qual discorrerá sobre o seu processo criativo. A artista está participando do Festival Sesc de Inverno com projeções audiovisuais nos hoteis Sesc Alpina (Teresópolis) e Sesc Nogueira (Petrópolis), exclusivas para hóspedes. A sua obra, dedicada ao desenho do corpo em movimento, reinventa o cotidiano em híbridos de aquarelas e animação por rotoscopia, investigando a potencialidade de corpos femininos e marginalizados.

Serviço:

Festival Sesc de Inverno 2021
De 16 a 25 de julho
Programação virtual pelo YouTube Sesc RJ e outras plataformas digitais
Intervenções urbanas em Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Três Rios

Destaques da programação desta quinta (22/7)
Clique aqui para a programação completa.

Exibição + Masterclass “Humberto Mauro, Cinema é Cachoeira”
22/07 – 14h
Faixa Etária: Livre
Canal do YouTube Sesc RJ

Seminário Educação e Tecnologias – Paulo Freire
22/07 – 17h
Faixa Etária: Livre
https://bit.ly/ACTSeminário

Live Interação em programações de atividades físicas com idosos
22/07 – 18h
Faixa Etária: Livre
Instagram do Sesc Quitandinha

Debate com Ilana Paterman Brasil
22/07 – 19h
Faixa Etária: Livre
Instagram Sesc Teresópolis

O canto da minha terra – Ballet Stagium
22/07 – 19h
Faixa Etária: Livre
Canal do YouTube Sesc RJ

Vivência Literária SLAMica – Poesia Falada, com Luz Ribeiro e Tom Grito
22/07 a 25/07 – das 18h às 20h
Entrada: Gratuito
Faixa Etária: 16 anos
Google Meet e Zoom. Informações no Instagram da unidade Sesc Três Rios (@sesctresrios).

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Natal Sesc RJ - Camerata de Violões de Três Rios

Natal Sesc RJ: Camerata de Violões de Três Rios é o destaque em Petrópolis neste fim de semana

Veja mais
Natal Sesc RJ

Natal Sesc RJ começa nesta sexta (26/11) com programação em Petrópolis

Veja mais
Movimento Rio de Mãos Dadas RMD

Sistema Fecomércio RJ realiza leilão de esculturas do Movimento Rio de Mãos Dadas

Veja mais
Som do Sesc

Som do Sesc celebra o Mês da Consciência Negra com Amaro Freitas, Zé Manoel e Lucas dos Prazeres

Veja mais