Picadeiro Móvel - Dia do Palhaço
Crédito: Josélia Frasão

Dia do Palhaço – 10 de dezembro

Sapatos grandes, roupas largas coloridas ou estampadas. Gravatas de vários formatos, sendo a do tipo borboleta a mais usual. Maquiagem forte geralmente destacando alguma característica do rosto, perucas com penteados extravagantes e fora de moda. Chapéus e adereços de cabeça de diversos formatos e, por último, o elemento indispensável: o nariz vermelho. Com certeza você imaginou a figura clássica de um palhaço antes mesmo de terminar de ler a descrição, não é? Pois bem, apesar de não ter uma única possibilidade de composição como a descrita no início do texto, os palhaços por séculos vêm contribuindo para uma das funções sociais da comédia: questionar a ordem social ao mesmo tempo em que liga o homem à sua condição de existência. Tudo isso através do riso. Diante de tamanha importância você já parou para se perguntar qual a história desse personagem e o porquê comemoramos o seu dia todo 10 de dezembro?

A origem do palhaço está na figura do “bobo da corte” e do bufão, indivíduo cuja função principal era entreter os reis e seus súditos, principalmente, as custas de suas condições físicas. Sua aparência fazia com que suas ações não fossem levadas a sério pela sociedade da época, ocasionando o riso, mas também abrindo espaço para a crítica dos problemas sociais. O palhaço que conhecemos hoje, pelo menos aqui no ocidente, busca um caminho de ressaltar suas características físicas marcantes. Não com o objetivo de chacota, mas com a aceitação da diversidade e das diferenças. Com isso, o riso provocado pela aparência é abandonado e ao longo da história dá lugar à comicidade como trabalho artístico, de representação, centrado no ofício do artista e com linguagem própria desenvolvida pela palhaçaria.

Dos salões dos castelos medievais passando pelos picadeiros dos grandes circos até chegar na TV, a arte de fazer rir se mostra resistente e indispensável para o ser humano. Por isso é comemorado todo dia 10 de dezembro o dia do Palhaço. No Brasil, essa celebração teve início no ano de 1981 através de uma empresa de eventos no estado de São Paulo e hoje a data é celebrada internacionalmente.

Para festejar em grande estilo o projeto Picadeiro Móvel do Sesc RJ, em sua 6ª edição, realizará apresentações artísticas nos mais variados espaços como escolas, praças e teatros. O projeto é a maior realização na linguagem de circo no estado do Rio de Janeiro e tem atuação estratégica na área das Artes Cênicas do SESC RJ. Iniciado no ano de 2018, o projeto investe em um panorama da produção circense por meio de espetáculos, intervenções, atividades formativas e encontros entre profissionais. Em formato de maratonas, já foram apresentados em diversos pontos do estado como: Boulevard Olímpico – RJ (novembro/2018), Parque Radical de Deodoro (dezembro/2018), Campo de São Bento – Niterói (agosto/2019), Praça do Pacificador – Duque de Caxias (novembro/2019) e Jardim Catarina – São Gonçalo (março/2020). Em 2021, o projeto foi reestruturado para realização em duas etapas. A primeira, virtual, com o lançamento de um curta em homenagem às famílias circenses da lona tradicional chamado “O circo nosso de cada dia” que ainda está disponível  no YouTube do Sesc RJ neste link e a segunda, uma mostra de intervenções em todo o estado do Rio de Janeiro, em comemoração ao dia do palhaço.

Ao longo das cinco edições, integraram a programação artistas da Bélgica, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Brasília, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Foram realizadas cerca de 95 apresentações de espetáculos e intervenções circenses, contemplando o trabalho de aproximadamente 400 artistas, técnicos e produtores da linguagem, tendo atingido mais de 35.000 espectadores.

No próximo dia 10, o Sesc RJ promoverá uma mostra de intervenções surpresa de palhaçaria por todo o estado do Rio de Janeiro em homenagem ao Dia do Palhaço. Nessa etapa, o projeto conta com a participação dos artistas do Teatro de Anônimo, Trupe Nóia, Palhaças Lulu Amor e Amora,  Bando de Palhaços, Cia 2 banquinhos, Cia Chirulico, Cia Sol sem Dó, Cortejo do Riso, Teatro Circense Andança, Palhastônicos, Gambiarra Lixofônica, Inepta Cia., Minha Dupla Cia., Coletivo Noizes, Palhaço Paparico e Palhaça Lilica e Grupo Móbile.

Acompanhem a programação das unidades pois estamos esperando por todos vocês!

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias

CineSesc de maio traz mostra sobre movimentos e ícones da música brasileira

Veja mais

Projeto Consciências, do Sesc RJ, recebe Kananda Eller, influencer que desmistifica a ciência nas redes sociais

Veja mais

Sesc Cocotá completa 1 ano com programação especial no feriadão

Veja mais
sesc botafogo praia

Sesc Botafogo Praia: Talita e Taiana levam o ouro em Brasília e são as novas líderes do Circuito Brasileiro

Veja mais