edital de cultura sesc rj pulsar

Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar: Sesc RJ abre inscrições para edital que vai destinar R$ 36 milhões a projetos culturais de todo o país

Em sua quarta edição, o Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar foi aprimorado para facilitar a inscrição de projetos. Intervenções de graffiti, apresentações nas unidades hoteleiras do Sesc e o incentivo a inclusão de ações de acessibilidade nas produções estão entre as novidades desta edição. Inscrições gratuitas devem ser feitas até 8 de março.

O Sesc RJ abriu, nesta terça-feira (30/01), as inscrições de projetos para o Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, por meio do qual a instituição vai selecionar projetos para a sua programação em 2025. Serão investidos R$ 36 milhões – 6 milhões a mais do que na edição anterior. As inscrições gratuitas deverão ser realizadas até às 17h do dia 8 de março, pelo site sescrio.org.br/edital-de-cultura-sesc-rj.

Os recursos serão distribuídos entre atrações de diversas linguagens, como teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual, literatura e música. Isso inclui a programação regular das unidades e dos projetos estratégicos O Corpo Negro, Baixada em Foco, Nova Música Convida e Palavra Líquida.

Cada proponente poderá inscrever até 3 projetos, podendo ser selecionado apenas um por categoria. A seleção é aberta a projetos de todo o país, que podem ser submetidos por empresas legalmente constituídas como de atividade artística e Microempreendedores Individuais (MEI).

Lançado no último dia 22 de janeiro, o edital teve o seu processo seletivo aprimorado a fim de ampliar o alcance da iniciativa. Cada linguagem agora tem um caderno exclusivo que orientará os proponentes, de forma específica, na inscrição dos projetos. Isso vai facilitar o trabalho dos produtores, já que todas as informações e orientações sobre a linguagem estarão reunidas no documento.

Outra novidade é o estímulo à inscrição de projetos de intervenção no campo das artes visuais voltados para a sua relação com a arte urbana, com foco para o graffiti e suas múltiplas realizações.

O edital ainda incentiva a inclusão de ações de acessibilidade nos projetos, em consonância com a Lei de Acessibilidade nº 10.098/2000, que visa democratizar o acesso às produções culturais de pessoas com deficiência, reforçando o compromisso do Sesc RJ com a inclusão.

Além disso, a partir deste ano, todos os seis hotéis do Sesc RJ também receberão programações do edital Pulsar, além das salas de teatro, auditórios e espaços abertos dentro e fora das unidades da instituição.

Última edição do edital recebeu inscrições de projetos de 23 estados
Criado em 2021 para reativar o setor após o impacto da pandemia de Covid-19, o edital vem se consolidando como uma das mais importantes ferramentas de incentivo à cultura fluminense. Na última edição, o Sesc RJ recebeu inscrições de 4.153 projetos de 23 estados. Nos últimos dois anos, o número de atrações foi ampliado em 125%, alcançando mais de 1 milhão de pessoas, em 20 unidades da instituição e em dezenas de espaços escolares e urbanos.

“O edital Pulsar está consolidado na nossa política de incentivo à cultura e, a cada ano, é aprimorado para atender tanto aos anseios do setor como às exigências do público espectador. Nesta quarta edição, ampliamos os investimentos e esperamos alcançar maior número e procedência de produções, a fim de oferecer uma programação cada vez mais plural, com excelência técnica e relevância temática, marcas do Sesc RJ, à população fluminense”, declarou o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

SERVIÇO:
Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2024/2025
Inscrições: 30 de janeiro a 8 de março de 2024
Divulgação da seleção classificatória: 30 agosto de 2024
Edital e inscrições: sescrio.org.br/edital-de-cultura-sesc-rj

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Âncora da GloboNews, Andréia Sadi é a próxima convidada do Café com Ideias, no Sesc Copacabana

Veja mais
exposição “ÀMÌ: Signos Ancestrais”

Depois do Arte Sesc, exposição “ÀMÌ: Signos Ancestrais” ocupa agora o Sesc Barra Mansa

Veja mais
Sesc Restaurante Campo Grande

Sesc RJ inicia emissão de credenciais para comerciários em Campo Grande, Zona Oeste

Veja mais
Sesc RJ Flamengo vence o Fluminense no Maracanãzinho lotado

Sesc RJ Flamengo vence o Fluminense no Maracanãzinho lotado

Veja mais