Vista da exposição Dos Brasis no Quitandinha, com obras e registros sobre a produção negra nacional.

Exposição “Dos Brasis” chega ao último fim de semana no Quitandinha

A exposição “Dos Brasis” encerra sua temporada com recorde de público e lançamento de catálogo digital.

A exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro chega ao seu último fim de semana no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis, após receber mais de 930 mil visitantes desde maio de 2024. Considerada a maior mostra dedicada exclusivamente à produção negra nacional, a exposição se despede no próximo domingo (09/03), lançando seu catálogo digital, que reúne imagens das obras, registros fotográficos e textos dos curadores e autores convidados.

Últimos dias para visitação: até 09 de março, das 10h às 16h30, com entrada gratuita.

Solicitação do catálogo da exposição Dos Brasis
Professores, estudantes e profissionais ou alunos das áreas de cultura, educação, ciências sociais ou humanas podem solicitar um exemplar físico do catálogo. Para isso, basta preencher o formulário no link forms.office.com até o dia 12 de março e agendar a retirada entre os dias 14, 15, 12 e 22 de março, na bilheteria do Quitandinha.

Uma das exposições mais marcantes do CCSQ
Com curadoria de Igor Simões, Lorraine Mendes e Marcelo Campos, a exposição Dos Brasis celebrou o trabalho de 241 artistas negros brasileiros, reunindo 384 obras em diferentes linguagens, como pintura, escultura, fotografia e videoinstalações. Em apenas um mês de exibição, a mostra atraiu quase 100 mil visitantes, quebrando recordes e consolidando-se como um dos projetos mais relevantes da história do Sesc RJ.

O título da exposição foi inspirado no samba “História para ninar gente grande”, que rendeu à Mangueira o título do carnaval carioca em 2019. Organizada pelo Departamento Nacional do Sesc, a mostra já havia passado pelo Sesc Belenzinho, em São Paulo, antes de chegar ao Quitandinha.

A estrutura da exposição foi dividida em sete núcleos temáticos, baseados em pensamentos de intelectuais negros históricos, como Beatriz Nascimento, Emanoel Araújo, Guerreiro Ramos, Lélia Gonzales e Luiz Gama.

Encerramento e desmontagem da mostra
Após o encerramento, o CCSQ iniciará o processo de desmontagem da exposição Dos Brasis, o que impactará o horário de funcionamento do espaço:

  • De 11 a 14 de março – O CCSQ estará fechado para visitação, mas o Q Bistrô, Café e Boliche funcionarão normalmente.
  • De 15 a 23 de março – Algumas áreas do CCSQ permanecerão fechadas, enquanto a desmontagem da exposição é concluída.

O espaço se prepara para receber uma nova exposição em breve.

Visitação ao entorno do Lago do Quitandinha: disponível de terça a domingo, das 9h às 17h, dependendo das condições climáticas.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Duas mulheres sorriem enquanto tiram uma selfie em frente ao Banco Vermelho, campanha de conscientização contra a violência de gênero no Sesc RJ.

Banco Vermelho: Sesc RJ leva campanha nacional pelo Feminicídio Zero às suas unidades

Veja mais
Turma do curso preparatório gratuito do Sesc RJ para mestrado e doutorado em sala de aula.

Curso Preparatório para Mestrado e Doutorado do Sesc RJ

Veja mais
sesc rj

Sesc RJ instalará 60 desfibriladores em suas unidades; 300 funcionários já foram treinados para operá-los

Veja mais
Mulheres Plurais

Sesc RJ promove o Encontro Mulheres Plurais – Conexões Saudáveis em Campos

Veja mais