Exposição no terraço do IHGB, na Glória, revela personagens que marcaram a Rio

Obras foram produzidas a partir de uma residência promovida pelo Sesc RJ com o artista carioca Pedro Pessanha.

O terraço do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro), na Glória, Zona Sul do Rio, recebe de forma permanente a exposição Ecos na Vista, resultado de uma residência promovida pelo Sesc RJ com o artista e pesquisador carioca Pedro Pessanha. As obras-mapas, que combinam desenho, cartografia e memória urbana, revelam, com o auxílio de filtros de realidade aumentada, personagens que marcaram a cidade, mas tiveram suas histórias soterradas pelos processos de transformações sociais. A visitação gratuita pode ser agendada pelo e-mail ihgb@ihgb.org.br.

Do alto da vista privilegiada do instituto — de onde se avistam a Baía da Guanabara, o Aterro do Flamengo e o Aqueduto da Lapa —, a mostra sobrepõe camadas de memória à paisagem urbana, tensionando as formas tradicionais de narrar a nação e convidando o público a enxergar outras camadas da cidade e de sua trama social.

Entre os personagens retratados está Mestre Valentin, artista negro responsável por moldar o Rio de Janeiro colonial, desenhando igrejas, esculturas e monumentos. Sua obra mais conhecida, o Passeio Público, foi inaugurada em 1783. Para acessar a experiência imersiva, o visitante é orientado a baixar o aplicativo Artivive, apontar a câmera do celular para a obra-mapa e, assim, (re)conhecer os personagens a partir do terraço do instituto.

A exposição é fruto de uma residência realizada de julho a agosto, no Sesc Tijuca, com a participação de Pedro Pessanha, Paulo Knauss (pesquisador e curador do IHGB) e dos pesquisadores Ana V. Lopes e Douglas Lemos. A iniciativa integra o Projeto Consciências, do Sesc RJ, que promove ações voltadas à educação antirracista dentro e fora de suas unidades. Nos encontros, os participantes aprofundaram-se na formação histórica do Centro do Rio e em como essa configuração influencia a vida urbana atual.

Além dos encontros teóricos, o grupo participou de uma oficina prática de desenvolvimento de filtros de realidade aumentada, realizada no Espaço de ACT – Artes, Ciência e Tecnologia do Sesc Tijuca. A partir dessa experiência, foram criadas as obras que dialogam com a vista panorâmica do terraço do IHGB, um cenário de rara beleza, situado em um território marcado por episódios importantes da história escravocrata carioca e brasileira.

SERVIÇO:
Exposição Ecos na Vista
Visitação deve ser agendada pelo e-mail ihgb@ihgb.org.br
Local: IHGB – Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Endereço: Avenida Augusto Severo, 8, Glória, Rio de Janeiro
Realização: Sesc RJ
Entrada gratuita | Mostra permanente

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

VIII Mostra Sesc de Cinema apresenta olhares plurais do audiovisual contemporâneo

Veja mais

Festa com roda de samba e aula aberta de Luiz Antonio Simas celebra encerramento do Palavra Líquida

Veja mais

Andréa Beltrão em ‘Lady Tempestade’ integra programação de reabertura do Teatro Sesc Ginástico

Veja mais

Sesc RJ abre vagas de emprego para nova unidade hoteleira em Paraty

Veja mais