Crédito: Getty Images

Janeiro, mês do Leitor: desenvolva o seu hábito de leitura

No dia 7 de janeiro é comemorado o Dia do Leitor; conheça algumas dicas para exercitar a sua leitura.

Por Vicente Costa.
Bibliotecário e Curador Literário

O que é leitura?

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra […] A velha casa, seus quartos, seu corredor, seu sótão, seu terraço – O sítio das avencas de minha mãe, o quintal amplo em que se achava, tudo isso foi meu primeiro mundo. Nele engatinhei, balbuciei, de pé, andei, falei. Na verdade aquele mundo especial se dava a mim como o mundo de minha atividade perceptiva, por isso mesmo como o mundo de minhas primeiras leituras. Os ‘textos’, as ‘palavras’ as ‘letras’, daquele contexto […] se encarnavam numa série de coisas, de objetos de sinais, cuja compreensão eu ia aprendendo no meu trato com eles, nas minhas relações com meus irmão mais velhos e com meus pais […]. A decifração da palavra fluía naturalmente da ‘leitura’ do mundo particular […]. Fui alfabetizado no chão do quintal de minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior dos meus pais. O chão foi meu quadro negro; gravetos o meu ‘giz’”. Paulo Freire, no livro A importância do ato de ler.

O Dia do Leitor surgiu para homenagear o jornal cearense “O Povo”, fundado em 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista brasileiro Demócrito Rocha. Ele era um intelectual e político, além de jornalista. Demócrito Rocha foi membro da Academia Cearense de Letras.

Durante o mês de Janeiro, é costumeiro que as pessoas invistam em uma rotina de leitura por conta das férias. O hábito da leitura é muito enriquecedor na vida profissional, acadêmica ou pessoal. Sendo importante para exercitar as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição das pessoas.

Veja algumas sugestões para servir como ponto de partida para desenvolver um hábito de leitura:

  • Identifique o que você gostaRomance? Ficção científica? Mistério? Literatura Brasileira? Comece por aquilo que você tem certeza de que vai se conectar. Procure por autores e assuntos com que você tenha afinidade, histórias que lhe sejam interessantes e gêneros que despertem sua curiosidade.
  • Crie um espaço de leitura e tenha um horário – Defina um local e um horário regular para ler. O importante é não se esquecer que para formar hábitos é preciso disciplina.
  • Estabeleça metas de leitura – Defina quantos livros você quer ler por mês, por trimestre ou por ano e cumpra com o estabelecido.

Outra possibilidade interessante é definir um número de páginas diário para leitura. Por exemplo: Se você ler cerca de 15 páginas por dia, em 10 dias terá lido 150 páginas, a média de um livro de pequeno porte.

  • Faça anotações – Ao finalizar a leitura de um livro, anote os principais pontos e expressões que chamaram a sua atenção, conceitos aprendidos e desenvolva reflexões sobre como você evoluiu com a leitura.
  • Troque livros e ideias com amigos – Ter com quem discutir faz a leitura ficar mais prazerosa e dinâmica. Participe de reuniões como Clubes de Leitura e similares.

Visite as Bibliotecas do Sesc – O Sesc RJ possui uma rede de bibliotecas especializadas em literatura. O acesso aos espaços é gratuito para consulta de livros, leitura livre e estudo. Para realizar empréstimos domiciliares (levar o livro para casa por 14 dias) é necessário realizar um cadastro com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, e-mail e telefone para contato.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Arte Sesc, no Flamengo, recebe estreia da Banda Sinfônica Nacional na terça-feira

Veja mais

Inglês para adolescentes: Sesc RJ abre inscrições para turmas gratuitas e a preços populares

Veja mais

Centro Cultural Sesc Quitandinha promove mais uma edição do Fórum de Ideias neste 23º Festival Sesc de Inverno

Veja mais

Curso de Imersão Teens abre inscrições para vagas gratuitas e pagas

Veja mais