Literatura e diversidade

Mês da literatura e diversidade: Diálogos Di Versos!

O Sesc RJ promove uma série de programações em prol da diversidade durante o mês de maio. Diálogos Di Versos propõe reflexões a partir de múltiplos pontos de vista e potentes produções literárias.

Reconhecer, respeitar, e incentivar as diferentes manifestações culturais, valorizando a cultura popular, indígena e de matrizes africanas, é fomentar a Diversidade. A cada 21 de maio é celebrado o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.

Instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2002, com base na aprovação da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural de 2001, que identifica a cultura como ferramenta fundamental para o alcance de prosperidade, desenvolvimento sustentável e uma coexistência pacífica, tanto em âmbito local quanto mundial.

A diversidade cultural é um bem indispensável e nos oportuniza o diálogo entre civilizações e culturas e sua mútua compreensão. E tal como o Direito à Cultura, deve ser inalienável ou seja, garantido para as pessoas de forma democrática e acessível.

O Sesc RJ, através de sua Política Cultural, reafirma a cultura como elemento identitário e a diversidade como característica essencial da humanidade, ressaltando que a valorização de variados modos de criação significa legitimar as diferenças, conferindo-às igual dignidade e o entendimento de que todo ser humano deve ter o direito de conceber suas próprias expressões culturais, conhecimento e simbolismo.

A data nos oferece a oportunidade de promover a cultura, evidenciando a sua importância plural e multifacetada. A diversidade cultural é uma amplificadora do desenvolvimento, não apenas relacionado ao fator econômico, mas também como agente de inclusão e de meios para o pleno estabelecimento de qualidade de vida intelectual, de saúde mental e emocional. Sobretudo na atual conjuntura, durante este tempo de confinamento e limitação de ações cotidianas impostas pela pandemia. A cultura é uma fonte de resiliência, bem-estar e conexão para e entre as pessoas.

Neste sentido, o Sesc RJ promove o Diálogos Di Versos: Literatura e Desenvolvimento, uma série de programações que nos convidam a imergir ao cerne de potentes produções literárias que envolvem a poética negro-brasileira, a cultura dos povos indígenas, as questões LGBTQI, a oralidade e a territorialidade. Entre apresentações artísticas, debates, sarau, oficina e contação de histórias, o evento propiciará o destaque a múltiplos saberes e o intercâmbio de culturas.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais