Natal do Sesc na Região Serrana terá música, teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual e literatura

Programação, que se estende de 6 a 21 de dezembro, acontece nas unidades do Sesc e em espaços públicos de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, como praças e ruas de comércio.

O “Natal é a Gente que Faz”, programação natalina do Sesc, Senac e Fecomércio RJ, está repleto de atrações na Região Serrana do Rio. A agenda, que começa na sexta-feira (6/12), envolve atividades em diversas linguagens artísticas, como música, teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual e literatura. A programação oficial se estende até o dia 21 de dezembro nas unidades do Sesc e em espaços públicos, como praças e ruas de comércio. Nesta edição, a programação e a identidade visual foram construídas sob inspiração do poema “Eu sei, mas não devia”, da escritora Marina Colasanti, que participa da programação nas três cidades.

Embora a programação já se inicie nesta primeira semana do mês, o ponto alto será no dia 13 de dezembro, com a abertura oficial no Sesc Quitandinha. Será com o concerto da Orquestra Maré do Amanhã, composta por jovens músicos da comunidade da Maré, no Rio de Janeiro. Na mesma data, o Palácio será todo iluminado com mapping com motivos natalinos. A tradicional árvore natalina montada em frente ao Lago será iluminada neste domingo (8/12). A escritora Marina Colasanti também marca presença na abertura oficial do evento.

Além do mapping e da arvore natalina, um dos destaques em artes visuais do Sesc Quitandinha, em Petrópolis, será a exposição “Diálogos Miguel Rio Branco e Isidora Gajic – Habaneras”. A mostra, que abre nesta sexta-feira (6/12), conta com obras inéditas no Brasil do espanhol naturalizado brasileiro Miguel Rio Branco e da sérvia Isidora Gaji, ambos moradores de Petrópolis e aclamados internacionalmente. Eles apresentarão 147 fotos, uma instalação e um vídeo, obras essas que foram criadas individualmente ou em parceria e que retratam concepções poéticas e filosóficas que tiveram em Cuba nos anos de 1994 e 2016. Além da Orquestra do Amanhã, os destaques musicais do Sesc Quitandinha são Hermeto Paschoal (que apresentará uma canção composta durante o Rio Sesc Jazz, no Quitandinha, em 2018), O Relicário de Cássia Eller (14/12), Manaká PassarinheiroCanarinhos de Petrópolis (15/12) e Flávio Venturini (20/12).

Entre as atrações literárias está uma intervenção poética voltada para bebês (14/12), sarau e contação de histórias. Também haverá encontro entre escritores petropolitanos e um bate papo com o empresário Luiz Boralli Garcia (11/12), administrador do Palácio Quitandinha entre 1963 a 1989, que falará com o público sobre suas lembranças registrada no livro “A História do Quitandinha, da Construção aos Dias Atuais”. Em artes cênicas, o público poderá conferir os espetáculos “Dias e noites… são assim” (5/12), “Pela civilização” (6/12), “O tratado da Sr. Clap” (15/12), o cortejo cênico “Lugares” (13/12), Mágica Close UP (14/12) e “Ouvi dizer que a vida é boa” (19/12), no Teatro do Sesc Quitandinha ou em espaços públicos da cidade.

Ainda em Petrópolis, o Sesc Nogueira recebe os grupos Quintal do Céu (7/12) e Forrofiando (13/12) e o cantor e compositor Kadu Magalhães, que, ao lado do amigo Rogério Miranda, apresenta músicas do EP “Retorno”, no dia 14. Apresentações de artes cênicas também integram a programação, como os espetáculos “Natal de Repente” (13/12), com as cias Cerne e de Arte Popular, “A Rosa que gira a roda” (14/12), da Cia. Teatro Povo do Cafundó, e “O Incrível encontro de Cucaracha e Theobalda” (15/12), com Florencia Santángelo e Raquel Theo”. O grupo Imáginário Pau-Brasil apresenta o espetáculo literário Natal em Cordel, no dia 14. O Auto de Natal em Família será apresentado no dia 22. Além da sua unidade na Estrada do Calembe, o Sesc Nogueira levará programação também para espaços como os shoppings Vilarejo, Estação e Arcádia, em Itaipava.

Em Nova Friburgo, o destaque é o show do cantor e compositor Ivan Lins, que o Sesc leva ao Teatro Municipal Laércio Ventura, no dia 13. O espaço receberá também outras atrações. No dia 14, o público pode conferir “Focus Dança Bach”, espetáculo da Focus Cia de Dança, e no dia 15, o musical Raulzito – Raul Seixas para crianças, que estreou recentemente no Rio. No Sesc, o sambista Martinho da Vila participa, no dia 13, de um bate-papo sobre o seu livro “Crônicas de um ano atípico”. No dia 14, a programação traz “A moça tecelã”, um show poético com Elvira Helena. No dia seguinte, na quadra, quem se apresenta é a Euterpe Friburguense. No Teatro, a atração é a escritora Marina Colasanti, que participa de um encontro literário. De 13 a 14, também no Sesc, o público poderá participar de oficinas de Tagtool com performance especial Suaveciclo, um triciclo conduzido pela VJ Suave que projeta animações em mobiliário urbano. Na oficina, o participante aprende uma variedade de técnicas de desenhos, pinturas e animação utilizando o aplicativo Tagtool.

As Praças Demerval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas são alguns dos espaços públicos onde haverá apresentações artísticas, como o Cortejo Brincante da Cia Arteiras. O espetáculo itinerante vai de um ponto a outro embalando o público com instrumentos musicais e figuras de autos populares brasileiros, como Pastoril, Reisado, Boi, Folia de Reis, burrinha, palhaços e pernas de pau. Já as escadarias do antigo Fórum recebem a intervenção de dança “Degraus”, no dia 13.

Em Teresópolis, a programação será aberta com o cantor e compositor Lô Borges, que faz show na quadra do Sesc dia 13. No mesmo dia e até 15/12, a frente da Igreja Santa Teresa receberá projeção de mapping natalino, criado pelo artista Rico Vilarouca, sempre às 20h. Assim como em Friburgo, a programação no Sesc do município também contará com encontros literários com Martinho da Vila (12/12) e Marina Colasanti (14/12), com o show poético “A moça tecelã, de Elvira Helena, além da oficina de animação em Tagtool e posterior performance Suaveciclo, da VJ Suave (de 17 a 19/12). A programação de música no Sesc tem ainda apresentação do duo Cordas em Si (14/12), com os músicos Fernanda Rosa, que tem baixa visão, e Mateus Costa, que é cego. No concerto, a dupla apresenta o concerto “LivreMente”, um espetáculo sensorial que acontece totalmente no escuro. O público vidente entra no espaço vendado é conduzido por monitores.  A Orquestra Maré do Amanhã se apresenta no dia 15, e grupo “As moças”, dia 19.

Outros espaços públicos da cidade também receberão a programação natalina do Sesc. Na Calçada da Fama, acontece a intervenção urbana “Se Alguém, de repente, me oferecer flores”, no dia 13. No mesmo dia, na Feirinha do Alto tem espetáculo literário “Histórias de Natal”, com o grupo Fanfarra. No dia seguinte, a Feira recebe uma intervenção poética natalina com a Cia Ih, Contei!, depois de passar pela Praça Olímpica.

À programação do “Natal é a Gente que Faz”, em todas as cidades, também foram incorporadas apresentações de alunos do Sesc em cursos de diferentes linguagens artísticas, como teatro e dança.

Confira a programação completa no site www.natalsesc.com.br

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc Saúde Mulher

Barra do Piraí recebe unidade móvel para exames gratuitos de mamografia e preventivo 

Veja mais
negro

Divulgado o resultado do curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado no Sesc Nova Iguaçu

Veja mais

Ana Marcela Cunha embarca para Singapura em busca de um novo recorde no Mundial de Esportes Aquáticos

Veja mais

Sesc RJ prorroga inscrições para cursos de inglês e espanhol em 13 unidades no estado

Veja mais