Natal Sesc 2022

Natal Sesc RJ inaugura programação especial em Petrópolis

Ação se integra ao Natal Imperial, um dos maiores eventos da cidade

O Natal Sesc RJ – uma programação gratuita repleta de atrações que a cada ano a instituição leva a mais localidades do estado do Rio de Janeiro – em 2022, estará em 26 municípios de todas as regiões. O evento desembarca, nesta semana, em Petrópolis com atividades envolvendo os cinco pilares de atuação da instituição: assistência, cultura, educação, lazer e saúde. A ação se integra ao Natal Imperial 2022, que contará com mais de 160 apresentações em diversos espaços por toda a cidade. O evento, um dos maiores da cidade, começa no dia 25 de novembro e segue até 08 de janeiro de 2023.

Confira aqui a programação das Unidades Sesc.

Além das atrações culturais e musicais, a cidade também estará iluminada e com uma decoração especial de Natal em vários pontos do Centro Histórico.

A inauguração da iluminação natalina do Natal Sesc RJ inicia, no dia 25 de novembro, por volta das 19h, em vários pontos da cidade: Quitandinha, Praça Dom Pedro, e nas ruas do Imperador, Teresa e 16 de março. A decoração contará com elementos decorativos no pórtico da cidade, uma árvore de Natal de 23 metros de altura, iluminação em árvores naturais e em canteiros com microlâmpadas, guirlandas verdes decorando alguns postes e espaços instagramáveis do Natal Sesc RJ.

Entre os destaques da programação está o show “Nossa Voz”, que acontece no dia 23/12, no Sesc Quitandinha, às 19h30. O espetáculo é conduzido pelo Padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor. Na companhia do Grupo Dó Ré Mi, o pároco apresentará um repertório com sucessos do cantor Roberto Carlos, além de canções natalinas. Nascido em uma escola pública do Rio, o coral já participou de shows com grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Daniel, Leila Pinheiro, Danilo Caymmi, Bibi Ferreira, Erika Ender, Simoninha e Mafalda Minnozzi.

Outro destaque do Natal Sesc RJ em Petrópolis é a Cantata Natalina, que acontece no dia 18/12, no mesmo local e 19h30. Formada pelas orquestras sinfônicas Juvenil Carioca, Chiquinha Gonzaga (composto exclusivamente por meninas), Jovem Fluminense, Som+Eu e Coro Juvenil do Rio de Janeiro, o grupo se apresentará em espaços públicos depois de ser conduzido até o local por uma caravana de veículos iluminados que percorrerá as ruas dos municípios. O caminhão do programa de combate à fome e ao desperdício Mesa Brasil Sesc RJ integrará o comboio com o propósito de despertar o espírito de solidariedade na população nesse período natalino. Uma van da Rádio Sesc RJ também acompanhará o trajeto divulgando e produzindo conteúdos, que podem ser acompanhados pela internet, seja baixando o aplicativo, seja acessando o site www.radiosescrj.com.br.

“A proposta do Natal Sesc, com todas essas iniciativas, é promover a união entre as pessoas, especialmente neste momento tão importante em nossas vidas. Espero que a magia do Natal e tudo que ele representa nos ajudem a valorizar ainda mais o real significado de harmonia e união. Essa é também uma forma de contribuirmos para o desenvolvimento desses municípios, com o reaquecimento da economia local e o estímulo às cadeias produtivas de cultura e do turismo”, afirma Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.

“Petrópolis muda no Natal. O comércio ganha ainda mais força e se prepara para receber os visitantes, por isso, o Natal do Sesc é sempre muito importante para a cidade: atrai turistas e encanta os moradores. Neste ano, o evento tem um significado ainda mais especial. Estamos nos recuperando da tragédia provocada pela chuva, de forma muito resiliente, e contamos com esse aumento no número de visitantes para reforçar nossos setores econômicos. Agradecemos ao Sesc pelo carinho, cuidado e preparo de mais um Natal que, com certeza, será muito especial para toda Petrópolis”, ressalta o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.

A programação do Natal Imperial 2022 promoverá shows na Praça da Liberdade e atrações no Palácio de Cristal, onde será montada a Casa do Papai Noel. As transmissões dos jogos da Copa do Mundo também fazem parte do Natal Imperial. Um telão será montado na Praça da Liberdade e, no dia 02 de dezembro, será transmitido Brasil x Camarões, às 16h. No dia 03 de dezembro, a cidade recebe a Caravana da Coca-Cola, saindo do Quitandinha em direção ao Centro, a partir das 20h.

Aulões de ginástica e ritmos também fazem parte da programação, elaborada pelo Instituto Municipal de Cultura (IMC) e a Dellarte. Além do Palácio de Cristal e da Praça da Liberdade, haverá atrações culturais e musicais também na Catedral de São Pedro de Alcântara; Casa Petrópolis; ruas Teresa e 16 de março, nas regiões de Cascatinha, Nogueira, Pedro do Rio e Posse; e na Casa do Colono.

Celebrando a esperança

O Natal Sesc deste ano tem como tema “Viva a Esperança”. A ideia é fazer um convite à celebração em família, à troca de experiências, afetos e lembranças. No conceito desta edição do evento, cada pilar de atuação da instituição está representado por uma palavra (sentimento), que por sua vez vão compor as mandalas da decoração natalina: assistência (paz), cultura (felicidade), lazer (alegria), educação (sonhos) e saúde (saúde). O Natal Sesc 2022 integra os esforços da instituição em contribuir para o reaquecimento da economia através do estímulo às cadeias produtivas da cultura e do turismo.

Confira aqui todas as informações sobre o Natal Sesc.

Confira aqui a programação das Unidades Sesc.

 

 

 

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais
Cultura

Cultura: Espetáculos teatrais que se apresentaram no Sesc RJ levam os prêmios Shell e CBTIJ 2023

Veja mais
5ª Argumenta

5ª Argumenta: Sesc RJ oferece oficinas virtuais gratuitas de roteiro e cinema

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo inicia os playoffs da Superliga contra o Barueri

Veja mais