som do sesc

O Som do Sesc 2021 acontece em ambiente virtual

Lançado em maio de 2019, o projeto Som do Sesc sempre teve como proposta ser um novo espaço para a música contemporânea no centro da cidade do Rio de Janeiro, dando prioridade a artistas e repertórios e mesclavam diferentes estéticas musicais. A edição 2021 é virtual e conta com nomes como Nando Reis, Forróçacana e Marcelo Falcão. 

Como consequência da pandemia, o conceito do projeto foi adaptado e seu objetivo no ambiente digital traz uma nova proposta parecida com os encontros presenciais. O Som do Sesc busca conectar artistas singulares por sonoridades e poéticas, cruzando histórias, trajetórias artísticas e processos criativos.

Novo Formato

O Som do Sesc ganhou um novo formato: cada pocket show abre com um artista ou grupo em ascensão e possui trabalho conectado criativa ou historicamente com o artista de renome que se apresenta a seguir. Por sua vez, esse artista mais conhecido do amplo público, endossará o artista de abertura, comentando brevemente a relevância desse novo trabalho, de seu processo criativo e potencial. Sempre teremos um show de abertura de 20 minutos e em seguida o show principal com até 50 minutos. Serão 70 minutos de música e classificação etária livre.

Os shows acontecem de maio/21 a dezembro/21, com previsão de 8 encontros. O público-alvo é muito amplo: jovens e adultos, comerciários e dependentes, professores, pesquisadores e demais profissionais das áreas de Música, Literatura e Artes Cênicas, entre outras. Os concertos trarão temas relevantes do período como, por exemplo, o ciclo das Festas Juninas e o Dia Nacional do Samba, entre outros.

Curadoria

A curadoria é realizada de forma conjunta pelos analistas da Sede junto ao analista da Unidade Teatro Sesc Ginástico. Eles estudam as cenas musicais e, em diálogo com produtores e artistas, buscam as conexões e histórias através destes encontros musicais.

A música fala por nós, mesmo nestes tempos em que vivemos uma das piores crises sanitárias do mundo. A música colabora para um melhor bem-estar em todos.  Ela nos acompanha e nos ajuda nos momentos em que precisamos cantar as nossas mágoas e lavar as nossas almas. Através da música podemos falar de nossas tristezas e alegrias sem precisar falar delas diretamente. Quem nunca cantou uma canção que fala exatamente o que gostaríamos de dizer?

Cenário da Música

Ao observar a cultura da música, podemos reconhecer movimentos e cenas musicais que compõem as trilhas e  a atmosfera sonora da cidade, representando assim, o que está acontecendo neste tempo e lugar. Esses conjuntos e criações podem surpreender e emocionar o ouvinte e artistas que fazem parte do imaginário de uma cidade e do país. Pode ainda estimular a busca por novos artistas e sonoridades como um convite ao público para construir uma nova relação com o lugar onde vive, ampliando seu repertório e seguindo sensibilidade e emoções.

O novo formato do Som do Sesc promove um panorama do universo da música do Rio de Janeiro e do Brasil. A linguagem sonora se desenvolve em contexto virtual, sendo um trabalho predominantemente audiovisual. Para a curadoria, foram considerados os parâmetros já inscritos no módulo de música, que são: relevância cultural, qualificação e adequação técnica, representatividade regional e pesquisa estética. Aqui ampliamos com a visibilidade na rede virtual.

Os shows vão acontecer no Youtube do Sesc RJ, com retransmissão no Facebook do Sesc RJ também. Posteriormente, serão exibidos na Rádio Sesc.

Confira a programação já confirmada:

Maio/21: Nando Reis e Chico Chico
O encontro celebra a amizade e a admiração mútua. Nando Reis traz o seu mais recente repertório com obras de Roberto Carlos no show “Esse Amor Sem Preconceito”. Chico Chico cantará as canções do seu repertório e a mais recente “Eu Nem Ligo”.

 Junho/21: Forróçacana convida MariMelo
Uma celebração do ciclo junino a partir da música. Um dos principais protagonistas do movimento do forró, a Forróçacana é também uma das mais criativas bandas, introduzindo instrumentos à sonoridade, tornando o ritmo mais plural: rabeca, cítara, pandeiro, derbak.  A banda comemora os 20 anos de seu primeiro álbum.

MariMelo é cantora e compositora carioca, com imenso trabalho no desenvolvimento e difusão do forró. Ela vai fazer uma homenagem a Marines, a Rainha do Xaxado.

Julho/21: Marcelo Falcão: Voz e Violão – Abertura: RAPadura Xique Chico

Marcelo Falcão é cantor, compositor e um dos artistas mais importantes de sua geração. É responsável por ampliar as sonoridades contemporâneas, misturando o Rap ao Raggae, ao Rock, ao Pop. Carioca, tem em suas canções as alegrias e as dores da cidade.

Artista radicado em Brasília, RAPadura Xique Chico nasceu em Fortaleza e tem bases musicais estruturadas no rap. O “Universo do canto falado” é o nome do novo álbum do artista, que traz a ideia de um mundo mágico entre a realidade e a imaginação, entre o abstrato e o concreto. Com uma mistura de referências musicais e poéticas. 

Acompanhe a nossa programação para conferir mais detalhes!

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJ

 

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Arte Sesc, no Flamengo, recebe estreia da Banda Sinfônica Nacional na terça-feira

Veja mais

Inglês para adolescentes: Sesc RJ abre inscrições para turmas gratuitas e a preços populares

Veja mais

Centro Cultural Sesc Quitandinha promove mais uma edição do Fórum de Ideias neste 23º Festival Sesc de Inverno

Veja mais

Curso de Imersão Teens abre inscrições para vagas gratuitas e pagas

Veja mais