
Palavra Líquida 2025 começa com conferência de Ana Maria Gonçalves e aula-passeio ao Cacique de Ramos com Nei Lopes
Comemorando uma década, evento explora as relações entre literatura e outras manifestações artísticas e sociais.
O Sesc RJ dá início neste fim de semana à 10ª edição do projeto Palavra Liquida 2025, evento que joga luz sobre a intersecção da literatura com outras manifestações artísticas e sociais. Serão dois momentos: uma conferência da escritora Ana Maria Gonçalves, nesta sexta (15/8), no Auditório da Fecomércio RJ; e a primeira aula-passeio do percurso formativo, no sábado (16), ao tradicional Cacique de Ramos, guiada por Gabriel Capella e com roda de conversa conduzida por Nei Lopes e Walter Pereira.
As atividades inauguram uma série de encontros presenciais e virtuais que, intercalados aos sábados até novembro, vão explorar territórios culturais, memórias e expressões artísticas diversas. Nesta edição comemorativa de uma década, o Palavra Líquida adota como eixo temático “Tempo e Festa”.
“Na cosmovisão Angola-Congo, Tempo é uma divindade (Kitembo/Dembwa) e não se confunde com o cronos ocidental. Já Festa, no idioma quimbundo, é Kizomba: encontro, confraternização, celebração do povo. O tema ‘Tempo e Festa’ sintetiza tudo o que somos e realizamos em torno da palavra”, explica o analista de Literatura do Sesc RJ, Moisés Nascimento.
10 anos de reflexões
Ao longo de uma década, o Palavra Líquida já discutiu questões indígenas, feminismos, Slam Poetry, HQs e homenageou nomes como Altay Veloso e Caio Fernando Abreu. Em 2024, trouxe o princípio “Terra e Território” como eixo central. Essa trajetória diversa e abrangente consolidou o Palavra Líquida como um espaço de circulação e encontro, característica ressaltada pelo analista de Literatura do Sesc RJ:
“Muitas foram as águas percorridas, os assuntos abordados e os frutos colhidos pelo projeto, desde o início guiado pela noção de território como eixo de pensamento e articulação, mantendo, no mesmo compasso, viva a chama do trânsito entre gêneros, linguagens, unidades e regiões do Rio de Janeiro.”, afirma Nascimento.
Percurso formativo
O percurso formativo, realizado em parceria com o Turismo Social do Sesc RJ, é gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia (link disponível em sescrio.org.br/palavraliquida). Inclui visitas a espaços emblemáticos como o Jongo da Serrinha, a Aldeia Indígena Mata Verde Bonita, os Quilombos Enraizados e do Feital e o Clube Renascença. Nos encontros online, realizados via plataforma Teams, convidados de notório saber cultural ampliarão as reflexões sobre literatura, memória, festa e tempo.
Programação principal em setembro
Entre 5 e 14 de setembro, o Palavra Líquida 2025 ocupará unidades do Sesc RJ em Ramos, Tijuca, Copacabana, Niterói, São Gonçalo, São João de Meriti, Madureira, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. A abertura oficial será no Sesc Copacabana, com a intervenção de dança “Gorila de Saco: cultura popular em diálogo”, conferências de Yuliana Ortiz Ruano e Tiganá Santana. A parte musical ficará também com Tiganá Santana, que irá contar suas poéticas presentes nos discos “Maçalê”, “Tempo & Magma”, “Vida Código”, “Milagres” e “Caçada Noturna” (seu último trabalho).
SERVIÇO:
Palavra Líquida 2025
– Conferência de abertura
Dia 15/08/2025 – 19h
Auditório da Fecomércio RJ (Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo)
Convidada: Ana Maria Gonçalves
Acessibilidade: Libras
Atividade gratuita – vagas limitadas
– Aula-passeio ao Cacique de Ramos
Dia 16/08/2025 – Das 9h às 15h
Cacique de Ramos (Rua Uranos, 1326, Olaria)
Participantes: Nei Lopes e Walter Pereira
Guiamento: Gabriel Capella
Transporte: ônibus saindo das unidades Sesc Tijuca, Sesc Nova Iguaçu e Sesc São Gonçalo
Inscrições: até 13/08 pelo link forms.office.com
Atividade gratuita – vagas limitadas
Informações em sescrio.org.br/palavraliquida
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.