Peréio 85 anos: Exposição inédita apresenta acervo do artista para além da dramaturgia

Mostra multimidia no Sesc Tijuca abre ao público intimidade do apartamento do ator, revelando sua plasticidade na produção criativa.

“PERÉIO – Semana que vem eu me organizo”, é a próxima exposição da nova galeria do Sesc Tijuca, inaugurada este ano no Rio, celebrando o ator, locutor e diretor, que em outubro de 2025 completaria 85 anos. A mostra, gratuita, apresenta pela primeira vez ao público um acervo inédito do artista, reunindo desenhos, cartas, poesias, rabiscos e objetos produzidos em seu apartamento no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Na galeria, a exposição multimídia, trará instalação com projeções de imagens e áudios inéditos. A programação começa dia 1º de novembro e se estende até fevereiro de 2026.

A homenagem foi organizada pelos filhos de Peréio – Lara, João e Thomaz Velho – e abre as portas para um lado pouco conhecido do ator, que utilizava os cômodos de seu apartamento como convite ao ócio criativo e para a produção de registros íntimos, quase sempre despretensiosos.

A arquitetura e a cenografia levam a assinatura de Tania Sarkis, Daniel Leão e Thiago Borges dos estúdios Sauá e Mostra – Arte e Arquitetura, e recriam o clima caótico e inventivo do apartamento do ator, onde peças inusitadas se transformavam em obras de arte. A exposição conta ainda com a curadoria da professora Adriana Nakamuta.

O visitante será conduzido a essa atmosfera íntima do lar de Peréio, em que a desorganização – sob olhar do cidadão comum – se transforma em matéria-prima para invenção do artista plástico.

Entre os destaques da exposição está a Instalação Bela Vista, composta por vídeos editados a partir de fotografias feitas por Lara Velho na cobertura do apartamento do ator, muitas delas com a participação do próprio Peréio. O espaço contará ainda com áudios inéditos em que o artista canta, fala e conta histórias, reforçando a dimensão afetiva de seu processo criativo.

Thomaz Velho, artista plástico, tantas vezes retratado pelo pai, homenageará o mesmo com uma obra inédita. Além das obras visuais e registros pessoais, a programação inclui leituras teatrais, que terá a direção de João Velho, com personalidades importantes, que cruzaram a vida do ator, além da exibição de filmes com a participação de Peréio, criando um panorama mais amplo da trajetória do ator no cinema e na cultura brasileira. Cada desenho e escritos expostos reforçam sua relação subjetiva e afetiva com a família e com mulheres que fizeram parte de sua vida como as atrizes Neila Tavares e Cissa Guimarães.

A mostra se inspira ainda na sugestão da artista plástica Pinky Wainer, entrevistada por Peréio no programa de televisão Sem Frescura (Canal Brasil), que sugeriu a publicação de um livro com registros de sua produção fora das telas. A partir dessa provocação, os filhos do ator reuniram e organizaram o acervo que agora será disponibilizado ao público, ampliando a compreensão da multiplicidade artística de Peréio. A direção de arte da exposição está sob responsabilidade de Lara e Thomaz Velho, e a direção das leituras teatrais de João Velho.

SERVIÇO:
Exposição “PERÉIO – Semana que vem eu me organizo”
Local: Sesc Tijuca – Av. Barão de Mesquita, nº 539, Rio de Janeiro
Período: 1º de novembro de 2025 a fevereiro de 2026
Funcionamento: Terça a sexta das 10h às 20h. Sábado e Domingo das 10h às 17h
Entrada franca

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

VIII Mostra Sesc de Cinema apresenta olhares plurais do audiovisual contemporâneo

Veja mais

Exposição no terraço do IHGB, na Glória, revela personagens que marcaram a Rio

Veja mais

Festa com roda de samba e aula aberta de Luiz Antonio Simas celebra encerramento do Palavra Líquida

Veja mais

Andréa Beltrão em ‘Lady Tempestade’ integra programação de reabertura do Teatro Sesc Ginástico

Veja mais