Dia do Orgulho LGBTQI+ Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ Literatura

Questão Identitária: gênero e raça

Registros de autores negros dão subsídios para nortear empoderamento da população LGBTQIA+ negra e periférica, trabalhando a questão identitária dos indivíduos.

A cada dia que passa, discussões em torno da sexualidade avançam e ajudam a compreender as relações e identidades LGBTQIA+ em nossa sociedade; bem como as opressões sofridas e reproduzidas diariamente. A dimensão e importância desse debate levaram à necessária compreensão das diferenças de vivências entre representantes do movimento LGBTQIA+ e a concepção de que, embora existam pautas gerais, caras ao movimento como um todo, existem particularidades que necessitam de atenção especial. É o caso de homossexuais que vêm de regiões periféricas, das favelas e subúrbios – frequentemente negros – cuja imagem na TV e no senso comum passa longe da respeitabilidade e da compreensão de suas personalidades. Pelo contrário, sua representação é quase sempre caricatural e rebaixada.

Para pensar na importância de abordar as especificidades de homossexuais negros e pobres, apresentaremos algumas importantes leituras sobre o tema. Contudo, antes de entrar propriamente no tema da sexualidade, é preciso entender o que existe antes da sexualidade, o gênero. Afinal, são as performances e expectativas sociais em torno dos gêneros que motivam a própria distinção das sexualidades.

Nesse sentido, os escritos de Audre Lorde são importantíssimos para a compreensão da vivência de mulheres negras e lésbicas, pois capturam a sensibilidade de mulheres que lidam com diferentes formas de opressão diariamente, e frequentemente associadas. Daí a importância de termos uma data como o 25 de julho, Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha; justamente pela dimensão própria que é dada a vivência dessas mulheres.

Abordagem similar é feita pela filósofa Sueli Carneiro, em seu livro ”Enegrecer o Feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero”.

No artigo “Quem ainda ri da bicha preta, efeminada e pobre?” Thiago Duque aborda de forma precisa circunstancias vividas pela população LGBT periférica, apontando para a forma oportunista com que determinados agentes se apropriam da pauta, fortalecendo velhos preconceitos há muito tempo alvos de críticas e lutas. Lançando luz sobre a construção da masculinidade e as transgressões permitidas por ela, o autor argumenta a favor da superação do estereótipo formado sobre gays e transexuais das favelas e regiões pobres.

Marcos Wanderbaster – em artigo escrito para o Portal Geledés – reflete sobre a construção da masculinidade negra e dos desafios que gays afeminados e negros precisam superar para ocupar espaços na nossa sociedade, em que o racismo dialoga com a homofobia. A ativista do movimento negro e escritora Angela Davis destaca, em artigo para o Jornal Folha de São Paulo, o elo entre a lutas dos negros e a luta LGBT. Segundo a autora, as ações coletivas podem produzir transformações radicais na sociedade.

São leituras como essas que irão abrir caminhos para a compreensão e superação dos problemas particulares enfrentados por homossexuais que vem de regiões pobres e periféricas. A cada dia surgem novos autores e autoras da temática, preparados para fazer a discussão avançar e evoluir; e nada como a leitura e a educação para modificar os estereótipos e promover a inclusão dos homossexuais negros e pobres na nossa sociedade, trilhando o caminho para uma verdadeira igualdade de direitos e oportunidades.

CONHEÇA MAIS SOBRE A TEMÁTICA LGBTQIA+ NA LITERATURA

Selecionamos informações, materiais e indicações de livros – alguns disponíveis gratuitamente na internet – que nos permitem conhecer mais sobre o assunto:

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Arte Sesc, no Flamengo, recebe estreia da Banda Sinfônica Nacional na terça-feira

Veja mais

Inglês para adolescentes: Sesc RJ abre inscrições para turmas gratuitas e a preços populares

Veja mais

Centro Cultural Sesc Quitandinha promove mais uma edição do Fórum de Ideias neste 23º Festival Sesc de Inverno

Veja mais

Curso de Imersão Teens abre inscrições para vagas gratuitas e pagas

Veja mais