Séries dramáticas contemporâneas: a juventude na tela

Séries dramáticas contemporâneas: a juventude na tela

A equipe de audiovisual do Sesc RJ preparou dicas de séries dramáticas contemporâneas, disponíveis em diversas plataformas de streaming, que tem como tema a juventude.

Nessas últimas semanas a nossa equipe de audiovisual tem indicado filmes dos mais diversos, disponíveis nas plataformas de streaming atuantes no Brasil, com o intuito de oferecer a você, nosso público leitor/espectador, uma miríade de opções que estão a um clique de serem apreciadas em casa, durante a quarentena.

Hoje, para variar um pouquinho, navegaremos pelo universo das séries. Obras que retratam, cada uma a seu modo, personagens jovens que precisam enfrentar desafios emocionais em suas vidas e lidar com as próprias escolhas. Os títulos são bem recentes, produzidos por estúdios diferentes, que merecem uma atenção cuidadosa.

As séries escolhidas possuem, até o momento, apenas uma temporada de poucos episódios, o que torna bem mais fácil para quem está querendo embarcar em novidades, mesmo sem muito tempo disponível para encarar horas e horas de conteúdo. Aproveitem as dicas e tenham uma ótima maratona!

Boca a boca (2020)

Série brasileira produzida pela Netflix, Boca a boca retrata o dia a dia de uma escola situada numa comunidade do interior. Após uma grande festa, o pânico se espalha quando uma misteriosa doença transmitida pelo beijo contamina os adolescentes. O projeto é encabeçado pelo cineasta Esmir Filho, responsável por vários curtas-metragens premiados e por dois longas muito interessantes feitos para o cinema, Os famosos e os duentes da morte (2009) e Alguma coisa assim (2017). Esmir reuniu um time interessante de roteiristas e diretores que o ajudaram na construção desse universo rico e de diálogo tão direto com os tempos em que vivemos. Apesar de ter sido feita antes de qualquer sinal do coronavírus se espalhar pelo mundo, toda a trama envolvendo uma doença contagiosa e uma comunidade conservadora se relaciona ao extremo com o nosso cotidiano atual. Disponível no Netflix.

Normal people (2020)

Pessoas normais, numa tradução livre, a uma série ambientada numa pequena cidade da Irlanda. Marianne e Connell se relacionam pela primeira vez na escola, ambos ainda muito jovens e inseguros, e se reencontram em diversos momentos de suas vidas. Entre idas e vindas, ao longo de 12 episódios de mais ou menos 30 minutos cada um, acompanhamos a história da vida amorosa desses personagens por meio de uma abordagem bem delicada, sem muitos rodeios e levemente deslocada das convenções mais habituais do romance. A série é uma produção original da Hulu, comandada pela Disney, e traz Lenny Abrahamson e Hettie Macdonald na direção. Disponível no Starzplay.

Undone (2019)

Dos mesmo criadores (Kate Purdy e Raphael Bob-Waksberg) de BoJack Horseman, a divertida, melancólica e brutal série sobre um cavalo alcoólatra de meia-idade que vive das glórias do passado como ator em Hollywood, Undone também trilha um caminho dramaticamente intenso, mas explora conceitos e propostas estéticas bem distintos. A trama gira em torno de uma protagonista que, após sofrer um acidente de carro, descobre uma nova maneira de se relacionar com o tempo e passa a usar essa espécie de habilidade para encontrar maneiras de se reconectar com o seu passado e com o seu próprio pai. São apenas oito episódios muito concisos, todos desenvolvidos a partir de uma técnica chamada rotoscopia, que consiste em aplicar os recursos de animação em cima do traço de uma imagem que foi previamente capturada em live-action. Disponível no Prime Video.

Confira mais dicas de Cultura clicando aqui.
Para ficar por dentro das últimas novidades do Sesc RJ, clique aqui e acompanhe nossas notícias!

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Sesc Cocotá completa 1 ano com programação especial no feriadão

Veja mais
sesc botafogo praia

Sesc Botafogo Praia: Talita e Taiana levam o ouro em Brasília e são as novas líderes do Circuito Brasileiro

Veja mais

Semana S do Rio de Janeiro terá show de Iza, Baile Charme e serviços gratuitos na Praça Mauá

Veja mais

Sesc oferece nova turma do curso preparatório para mestrado e doutorado voltado a pessoas negras e periféricas

Veja mais