
Sesc RJ realiza a 7ª edição da Mostra Regional de Artes Cênicas
A mostra está de volta de forma presencial nas Unidades do Sesc RJ
A Mostra Regional de Artes Cênicas já começou nas Unidades do Sesc RJ. Em seus 7 anos de realização, já reuniu diretores, dramaturgos, coreógrafos e demais profissionais de destaque no cenário nacional.
Realizado desde 2015 na cidade do Rio de Janeiro com abrangência na Zona Norte, o projeto abarcou quatro coletivos artísticos que circularam pelas Unidades desta região, apresentando seus espetáculos autorais. Com o passar dos anos, além da Mostra Zona Norte, foram criadas as mostras Serrana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense e Campista, a fim de expandir as ações e valorizar as diversas produções das Artes Cênicas.
Este ano, o projeto ganha a Mostra Trirriense, que terá foco em teatro de rua. Estima-se a expansão para a cidade de Barra Mansa, de modo a realizar o projeto em todas as cidades que possuem unidades do Sesc RJ.
Para além dos encontros formativos entre profissionais convidados e grupos locais, o projeto promove a circulação dos espetáculos em circuitos regionais, valorizando a produção dos diferentes territórios do Estado do Rio de Janeiro. Nessa fase os grupos se encontram com o público, realizando sessões dos seus espetáculos na Unidade da sua cidade de origem e nas demais que compõe a região em que estão inseridos.
A programação do projeto é composta a partir da curadoria coletiva com todos os analistas de Artes Cênicas do Sesc RJ, indicando grupos de suas regiões e artistas de referência que irão conduzir o processo de criação colaborativa.
Participam desta edição Cias., grupos, coletivos de teatro, dança e circo, sendo eles: Cia Líquida (Madureira), Cia Favela (Ramos), Cia Teatral Sonharteiros (Tijuca), Cia TerêAto (Teresópolis), Grupo Teatral Cômicos Anônimos (Nova Friburgo), Leo Gaviole e Diego Marques (Petrópolis), Cia. Móvel de Teatro (Niterói), House of Alafia (São Gonçalo), Trupe Nóia (São João de Meriti), LM Company (Nova Iguaçu), CPT – Centro de Pesquisas Teatrais (Duque de Caxias), Estúdio Gente é Pra Brilhar e Não Para Morrer de Fome (Campos) e Coletivo Teatral Sala Preta (Barra Mansa).
O grupo de profissionais que atuará nesta edição, nas mais variadas linhas de pesquisa são: Ana Paula Abreu, Breno Sanches, Carlos Laerte, Cleiton Echeveste, Érika Rettl, Fábio Freitas, Helena Marques, Igor Lopes, Giselda Fernandes, Josué Soares, Karla Conca, Laura Samy, Richard Riguetti e Tatiana Henrique.
Os resultados da Mostra podem ser acompanhados pelo público nas Unidades do Sesc RJ.
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ