Sonora Brasil 2021

Sonora Brasil: a mistura de sons do nosso país

Apresentações artísticas e atividades formativas destacam a expressão da música brasileira. Em sua 23ª edição, o projeto valoriza a presença da mulher na música brasileira e a música dos povos originários do Brasil. 

O Sesc RJ recebe nos dias 1º e 2 de novembro, a 23ª edição do projeto Sonora Brasil. Mais uma vez, o projeto traz o destaque para o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memorias, através da expressão de seus autores e intérpretes.

Em decorrência da necessidade de distanciamento social, as apresentações e ações formativas que compõe o projeto ocorrerão integralmente por meio digital e poderão ser conferidas gratuitamente pelo público.

No dia 1º de novembro serão realizadas duas apresentações musicais no Youtube do Sesc RJ.

Às 18h30, o concerto “A Música dos Povos Originários do Brasil” traz a apresentação do Grupo Guarani Mbya Aldeia Mata Verde Bonita – Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã de Maricá/RJ.

Às 20h, as cantoras Nilze Carvalho, Samara Líbano, Giselle Sorriso, Sylvia Duffrayer e Luana Rodrigues se apresentam no concerto “Líricas Femininas: A Presença da Mulher nas Rodas do Samba Carioca”.

No dia 2 de novembro acontecem as atividades formativas, por meio de palestras também transmitidas no Youtube do Sesc RJ.

Às 16h será ministrada a palestra “A Língua, a Trajetória, Música e a Cultura Guarani na Aldeia Mata Verde Bonita – Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã” com a presença da Cacica Jurema Nunes de Oliveira e Miguel Rogério Mirim, lideranças da Aldeia Mata Verde Bonita – Tekoá Ka Aguy Ovy Porã. O objetivo é mostrar a diversidade musical e estética dos povos indígenas e apresentar exemplos musicais com base em suas vivências cotidianas e ritualísticas e apresentar também novas perspectivas artísticas e sonoras de representação indígena.

Já às 17h, acontece a palestra “A Presença da Mulher nas Rodas do Samba Carioca” com as cantoras e pensadoras da arte, Nilze Carvalho, Samara Líbano, Giselle Sorriso, Sylvia Duffrayer e Luana Rodrigues. Ao tratar da presença da mulher na música brasileira, o Sonora Brasil aborda o viés sociológico da representatividade de gênero, dando enfoque à presença feminina no desenvolvimento da música brasileira a partir da voz tratada metaforicamente em seu sentido artístico (ser a voz) e político (ter voz).

O Sonora Brasil chega à sua 23ª edição com números que justificam o título de maior projeto de circulação musical do país. Os temas apresentados serão “Líricas Femininas – A Presença da Mulher na Música Brasileira”, que busca dar visibilidade à produção das mulheres, que por muito tempo foi pouco reconhecida e “A Música dos Povos Originários do Brasil”, que busca mostrar a diversidade musical e estética dos povos indígenas.

Programação

Sonora Brasil – Concerto “A Música dos Povos Originários do Brasil”
Dia: 1º/11 – segunda-feira
Grupo: Guarani Mbya Aldeia Mata Verde Bonita – Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã de Maricá/RJ
Horário: 18h30
Youtube Sesc RJ

Sonora Brasil – Concerto “Líricas Femininas: A Presença da Mulher nas Rodas do Samba Carioca”
Dia: 1º/11 – segunda-feira
Cantoras: Nilze Carvalho, Samara Líbano, Giselle Sorriso, Sylvia Duffrayer e Luana Rodrigues
Horário: 20h
Youtube Sesc RJ

Sonora Brasil –  Palestra “A Língua, a Trajetória, Música e a Cultura Guarani na Aldeia Mata Verde Bonita – Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã”
Dia: 2/11 – terça-feira
Palestrantes: Cacica Jurema Nunes de Oliveira e Miguel Rogério Mirim, lideranças da Aldeia Mata Verde Bonita – Tekoá Ka Aguy Ovy Porã
Horário: 16h
Youtube Sesc RJ

Sonora Brasil –  Palestra “A Presença da Mulher nas Rodas do Samba Carioca”
Dia: 2/11 – terça-feira
Palestrantes: Nilze Carvalho, Samara Líbano, Giselle Sorriso, Sylvia Duffrayer e Luana Rodrigues
Horário: 17h
Youtube Sesc RJ

Baixe aqui a programação completa do SONORA BRASIL 2021

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhe nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais
Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Veja mais
Sesc+ Infância

Sesc+ Infância: confira a lista de classificados!

Veja mais