Natal sesc 2022 no Theatro Municipal com Ivan Lins

Theatro Municipal do Rio terá ‘Natal de Luz’, espetáculo gratuito, com participação de Ivan Lins

Em cena, 400 jovens das orquestras e coros do Instituto Brasileiro de Música e Educação e do Núcleo de Orquestras Sociais do Brasil. 

Os olhos e ouvidos de quem estiver pelo Centro do Rio de Janeiro no próximo dia 12/12, às 19h30, estarão voltados para a fachada do Theatro Municipal, quando acontece o “Natal de Luz” na casa de espetáculos mais icônica da cidade. O evento é direcionado para a rua, ou seja, gratuito, e reunirá cerca de 400 instrumentistas, coristas e dançarinos. Além da participação mais do que especial do cantor e compositor Ivan Lins, que vai levar ao público alguns de seus maiores sucessos, como “Novo tempo” e “Meu país”. O espetáculo será protagonizado por integrantes das orquestras e coros do Instituto Brasileiro de Música e Educação e do Núcleo de Orquestras Sociais do Brasil, além do Coro Infantojuvenil da UFRJ e da Escola de Dança Nasta Abdu.

Com cerca de duas horas de duração, o espetáculo tem direção musical do maestro Anderson Alves. Dividido em três momentos, além dos hits de Ivan Lins, o repertório do evento incluirá clássicos como “Trepak” e “Valsa das Flores” de “O Quebra-Nozes” (Tchaikovsky), “Carol Bells” (Mykola Leontovych), “Noite Feliz” (Franz Gruber), “Oh, Happy Day” (Edwin Hawkins), entre outros.

Entre suas propostas, o “Natal de Luz” valoriza a importância de um dos nossos maiores patrimônios culturais, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e é uma grande homenagem a esse marco arquitetônico e cultural da cidade do Rio de Janeiro. A ideia é incentivar a participação maciça da população em torno do TMRJ para um período de reflexão, de grande impacto e ludicidade. Fomentando o espírito natalino na cidade e estimulando um ambiente de renovação da paz, amor e esperança, além de renovar a oferta de eventos culturais gratuitos para o público, democratizar o acesso aos bens culturais e incentivar a economia criativa do Estado do Rio de Janeiro.

Este superelenco será regido pelo maestro Anderson Alves e terá um repertório diverso, entoando obras que fazem parte da nossa memória afetiva. Um espetáculo para celebrar o Natal e o grande trabalho educacional das instituições sociais que entrelaçam a formação musical com a educação pública. Orquestras e coros do Instituto Brasileiro de Música e Educação e do Núcleo de Orquestras Sociais do Brasil se juntam ao Coro Infantojuvenil da UFRJ e à Escola de Dança Nasta Abdu de Areal, além do convidado especial Ivan Lins, para este que será um inesquecível concerto de Natal na fachada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – explica a pianista Moana Martins, diretora artística do espetáculo.

Como em toda apresentação no Theatro Municipal, estarão presentes as sonoridades do violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarineta, trompete, trombone, trompa, fagote e percussão, coro, entre outros elementos. Em cena, mais de 400 instrumentistas, coristas e dançarinos da Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense, Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, Coro Juvenil do Rio de Janeiro, Coro Juvenil de Tanguá, Coro Juvenil da Rocinha, Coro Infantojuvenil da UFRJ e Escola de Dança Nasta Abdu de Areal. O patrocínio é da Secretaria de Estado de Cultural e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Sesc RJ.

PROGRAMA

I – Parte:
Joy to The World  – David Clydesdale
Trechos do Oratório Messiah – Georg Friedrich Händel
– And The Glory of The Lord
– For Unto us a Child is Born
– Hallelujah
Trepak e Valsa das Flores do Ballet “O Quebra Nozes” – Tchaikovsky

II – Parte – participação IVANS LINS:
Novo tempo – Ivan Lins e Vitor Martins
Aqui é o meu pais – Ivan Lins e Vitor Martins
Ai ai ai ai – Ivan Lins e Vitor Martins
Um Feliz Natal – Ivan Lins

III – Parte:
Cantate Domino (A joyful song) – Mary Lyynn Lightfoot|  Arranjo: Anderson Alves
Alegrem-se Cristãos – Melodia tradicional alemã | Arranjo: Gustavo Fernandes
Carol Bells – Mykola Leontovych | Arranjo: Gustavo Fernandes
Have your self a Merry Little Christmas – Arranjo: Anderson Alves
Pinheirinhos! Que Alegria! – Desconhecido  | Arranjo: Anderson Alves
Adeste Fideles – John Wade | Arranjo: Anderson Alves
Surgem Anjos Proclamando – Melodia Francesa | Arranjo: Anderson Alves
Noite Feliz | Franz Gruber| Arranjo: Anderson Alves
Oh Happy Day  – Edwin Hawkins | Arranjo: Vinícius Louzada

Edital público
O “Natal de Luz” é uma realização do IBME, através da conquista do edital público Municipal em Cena, realizado pela Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Também tem o patrocínio e parceria do Sesc Rio.

SERVIÇO
Natal de Luz
Dia 12/12/2022 – às 19h30
Classificação: Livre

LOCAL
Fachada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço – Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro
Aberto ao público. É um evento ao ar livre, voltado para a rua.

Direção Musical – maestro Anderson Alves
Direção Artística – Moana Martins.

Com Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense, Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, Coro Juvenil do Rio de Janeiro, Coro Juvenil de Tanguá, Coro Juvenil da Rocinha, Coro Infantojuvenil da UFRJ e Escola de Dança Nasta Abdu de Areal. Elenco com aproximadamente 400 artistas. PARTICIPAÇÃO ESPECIAL – Ivan Lins.

PATROCÍNIO – Secretaria de Estado de Cultural e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Sesc RJ.

Confira aqui mais informações sobre o Natal Sesc RJ

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais