Videoclipe produção da Residência Artística do Projeto Sesc Mídia Jovem

Videoclipe inteiramente filmado com celular é produção da residência artística do Projeto Sesc Mídia Jovem

Utilizando elementos variados como música instrumental, balé, teatro e dança contemporânea, o videoclipe “Futuro? Somos nós jovens que construímos! ”está no ar no canal do Sesc RJ no YouTube.  A produção é resultado da oficina realizada do Projeto Sesc Mídia Jovem, na Unidade Sesc Teresópolis.

“A proposta era trabalhar com o público jovem – numa faixa etária elástica, que vai até os 29 anos – apresentando diferentes linguagens para construção de uma obra”, relembra Anderson Lins, analista de Cultura do Sesc.

“Futuro? Somos nós que construímos” atende a proposta do Projeto Sesc Mídia Jovem, que busca fomentar a criatividade dos jovens participantes através da realização de ações educativas. Para tanto, propõe o uso de variadas linguagens, como o audiovisual, a música, a literatura e as artes cênicas e visuais. Em janeiro deste ano, a Residência Artística Criação com Dispositivos Midiáticos pesquisou e experimentou dispositivos diversos na produção artística, com destaque para o celular: o vídeo foi todo gravado usando a câmara do celular.

Contando com direção de Paulo China e Rebecca Joviano, o clipe foi elaborado de maneira coletiva desde a concepção até a finalização. Com tomadas que incluem a rica natureza de Teresópolis – e a presença da exuberante neblina, típica da cidade —, surgem também locações teresopolitanas conhecidas, como o ‘Quiosque das Lendas’ e o ‘Palacete Granado’, edificação histórica que abriga o Sesc Teresópolis.

O resultado de toda essa experimentação e trabalho coletivo pode ser visto no Canal Sesc do YouTube. O clipe é resultado direto do espaço criado pelo Projeto Sesc Mídia Jovem, que busca, entre outros objetivos, novas estratégias de difusão, fomento e fruição das artes. O projeto faz parte das áreas de Assistência e Cultura, e tem abrangência nacional; no estado do Rio foi realizado apenas em Teresópolis.

Anderson Lins avalia positivamente o desenvolvimento do Mídia Jovem, que tem desdobramentos e continuação:

“Faremos um julho um fórum para discutir essa primeira etapa”, informa. E em agosto, uma nova residência deve ser formada. “Nosso objetivo, além da produção em si, é que os jovens, ao entrar em contato com essas linguagens, adquiram novas formas de olhar o mundo, e levem consigo as habilidades adquiridas”, encerra Lins.

 

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais