Crédito: Guilherme Fernandes

VIII Mostra Sesc de Cinema apresenta olhares plurais do audiovisual contemporâneo

De 1 a 30 de novembro, produções fluminenses ocupam unidades do Sesc RJ em todo o estado, com entrada gratuita.

De 1º a 30 de novembro, o Sesc RJ recebe a VIII Mostra Sesc de Cinema, reunindo produções fluminenses que revelam a potência e a diversidade do audiovisual contemporâneo. As sessões acontecem nas unidades Sesc Copacabana, Tijuca, Madureira, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Campos, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios, São João de Meriti, Cocotá, Duque de Caxias, Centro Cultural Sesc Quitandinha e Arte Sesc.

Os olhares curatoriais desta edição se conformam a partir de escutas múltiplas e leituras críticas, evocando filmes que não se contentam em representar o mundo, mas que desejam reinventá-lo na linguagem, no corpo e na montagem. São obras que brotam das favelas, dos mangues, das aldeias, dos quilombos, das serras e dos sertões, onde formas de existir e narrar se entrelaçam como prática política, estética e coletiva.

A Mostra se organiza em sete programas que percorrem diferentes perspectivas e sensibilidades do cinema fluminense. Em “Territórios e Memórias”, os documentários Mangue de Todos os Brasis e Muito Antes de Nós revisitam paisagens e histórias que conectam o passado à urgência do presente. Já “Corpos Dissidentes, Mundos Possíveis” celebra a pluralidade das existências e afetos em produções como E Seu Corpo é Belo e Oásis. O programa “Cinema e Invenção” aposta em experimentações narrativas e visuais, com títulos como Helena de Guaratiba e Cyber Funk, enquanto “Performance Crítica do Cotidiano” tensiona o real e o simbólico em obras como Gazela e Escritas ao Entorno da Carne.

O panorama segue com “Cartografia do Afeto”, que trata de laços e emoções em filmes como Bijupirá e Esta Noite Seremos Felizes, e “Relatos da Vida”, que apresenta longas como Brizola – Notas para uma História, de Silvio Tendler, e Baile Soul, de Cavi Borges. Já o programa Infantojuvenil aproxima o público jovem da produção nacional com animações e ficções como A História de Ayana e Juju e a Locomotiva Encantada.

Com entrada gratuita, a VIII Mostra Sesc de Cinema reafirma o compromisso do Sesc RJ com a difusão do cinema brasileiro independente, abrindo espaço para narrativas que se formam a partir da escuta, da memória e da invenção coletiva.

PROGRAMAÇÃO:
PROGRAMA 1 – TERRITÓRIOS E MEMÓRIAS

MANGUE DE TODOS OS BRASIS + SOBRE RUÍNAS + MUITO ANTES DE NÓS
73 min. 12 anos.

MANGUE DE TODOS OS BRASIS
Direção de Flávio Moraes e Thuan Mozart. Brasil. 2023. Documentário. 23 min. Livre.
O documentário O mangue de todos os Brasis resgata a obra de Josué de Castro observando o mangue contemporâneo de Barra de Guaratiba (RJ) e seus atuais desafios ecológicos relacionados ao ciclo do caranguejo.

SOBRE RUÍNAS
Direção de Carol Benjamin. Brasil. 2025. Documentário. 19 min. 12 anos.
Ao compor visualmente a memória de um trauma coletivo, o líder comunitário Tião Guerra elabora sua tragédia pessoal mais de uma década depois de uma devastadora tragédia climática.

MUITO ANTES DE NÓS
Direção de Ricardo do Carmo. Brasil. 2023. Documentário. 31 min. Livre.
O sertão nordestino já foi mar, já foi glacial. Nos anos 80, no Piauí a Missão Franco-Brasileira liderada pela arqueóloga Niède Guidon fez algo imaginável! Pela primeira vez mapeou pinturas rupestres que datam 50 mil anos atrás, feitas em paredões rochosos no meio da caatinga piauiense, e descobriu centenas de sítios arqueológicos com animais da megafauna pré-histórica brasileira: preguiças-gigante, tigres-de-dente-de-sabre, mamutes, antas, tatus-gigantes e muitos outros. Em parceria com a Unesco e BNDES, Niède e sua equipe desenvolveram e criaram o Parque Nacional Serra da Capivara, os museus do Homem Americano e da Natureza, e centros de pesquisa, além de trazerem universidades e agora um aeroporto para região. O documentário “Muito Antes de Nós” conta um pouco dessa história e o modelo de Turismo de qualidade tão buscado no mundo.

Arte Sesc – Espaço Cultural: 15/11, 14h.
Cocotá – Biblioteca Euclides da Cunha: 8/11, 15h.
Copacabana: 1/11, 15h; 28/11, 15h.
Duque de Caxias: 13/11, 14h.
Madureira: 6/11, 14h.
Nova Friburgo: 28/11, 19h.
Nova Iguaçu: 4/11, 9h30; 27/11, 18h.
São Gonçalo: 6/11, 14h; 20/11, 10h; 29/11, 16h.
Teresópolis: 6/11, 18h.
Tijuca: 5/11, 19h.
Três Rios: 22/11, 19h.

CARTAS PELA PAZ + CRÔNICAS DE SANTA CRUZ + NOSSA QUERIDA JABEBIRACICA
63 min. 10 anos.

CARTAS PELA PAZ
Direção de Mariana Reade, Thays Acaiabe e Patrick Zeiger. Brasil. 2024. Documentário. 27 min. 10 anos.
“Parem de nos matar”, pede Luiz Fernando, de 14 anos, em sua carta endereçada ao STF. Neste filme-carta, ele e outras quatro crianças moradoras de favelas reivindicam o direito de brincar e estudar, revelando seus sonhos e medos, em meio às operações policiais no Rio de Janeiro. A partir do olhar infantil, Cartas pela Paz discute a política de segurança pública do estado.

CRÔNICAS DE SANTA CRUZ
Direção de Ynara Noronha. Brasil. 2023. Documentário. 14 min. Livre.
Crônicas de Santa Cruz é um poderoso documentário inspirador que mergulha na história do bairro e na atuação dos líderes locais de coletivos culturais de Santa Cruz zona oeste do Rio de Janeiro, destacando a incrível transformação social liderada por um grupo de indivíduos corajosos e determinados. O filme retrata a luta desses líderes comunitários e dos coletivos locais que, apesar da falta de financiamento e recursos na região, encontram maneiras criativas de impactar positivamente suas comunidades.

NOSSA QUERIDA JABEBIRACICA
Direção de Elder Gomes Barbosa. Brasil. 2024. Ficção. 22 min. Livre.
Há muito tempo a Grande Chuva assola o bairro da Tijuca. Sozinha em um dos poucos prédios que restaram, uma filha tenta contato com seu pai enquanto escuta mensagens vindas de frequências misteriosas.

Arte Sesc – Espaço Cultural: 15/11, 17h.
Cocotá – Biblioteca Euclides da Cunha: 1/11, 15h.
Copacabana: 2/11, 15h; 30/11, 15h.
Madureira: 6/11, 15h30.
Niterói: 5/11, 15h.
Nova Iguaçu: 4/11, 14h; 18/11, 9h30.
São João de Meriti: 21/11, 16h.
Teresópolis: 13/11, 18h.
Tijuca: 12/11, 19h.

PROGRAMA 2 – CORPOS DISSIDENTES, MUNDOS POSSÍVEIS

E SEU CORPO É BELO + O MENINO E AS BORBOLETAS ZUMBIS + OÁSIS + PONTO E VÍRGULA
70 min. 14 anos.

E SEU CORPO É BELO
Direção de Yuri Costa. Brasil. 2024. Ficção. 23 min. 14 anos.
Numa noite de soul… Carlos e Tony sangram suas mágoas. Um misto de terror, romance e musical, em E SEU CORPO É BELO, é década de 1970, em meio às festas Black no subúrbio carioca, quando Carlos reencontra seu ex-namorado Tony acompanhado de outra pessoa, reacendendo mágoas embaladas pelo soul.

O MENINO E AS BORBOLETAS ZUMBIS
Direção de Pê Moreira e Thomas Argos. Brasil. 2025. Ficção. 17 min. 10 anos.
Nessa comédia romântica transviada, João costumava achar que as borboletas do seu estômago estavam mortas. Quando se apaixona por Lucas, seu melhor amigo, alguma coisa estranha ganha vida na sua barriga. Talvez suas borboletas sejam zumbis.

OÁSIS
Direção de Patfudyda. Brasil. 2024. Experimental. 13 min. Livre.
Região fértil em pleno deserto. Processo acumulativo de códigos fundamentais da comunidade Ballroom a fim de questionar as coreografias sociais e articular estratégias de permanecer no mundo. “Oásis” é um curta-metragem da coreografa Patfudyda que mergulha nas complexas e vibrantes nuances da cultura Ballroom, um espaço vital de resistência e autoafirmação para a comunidade negra e LGBTQIA+. A Ballroom não é apenas um ambiente de competições e desfiles; é um santuário onde identidades são celebradas e reinventadas, desafiando as normas sociais que frequentemente excluem e marginalizam indivíduos.

PONTO E VÍRGULA
Direção de Thiago Kistenmacker. Brasil. 2024. Ficção. 17 min. 14 anos.
O recifense João chega ao Rio e adentra o mundo do carioca Vitor, após 30 anos sem vê-lo. Aos 70, os amantes assimilam passado, presente e possível futuro após a esposa de Vitor falecer e tanto de suas vidas parecer ter chegado a um fim.

Arte Sesc – Espaço Cultural: 22/11, 17h.
Centro Cultural Sesc Quitandinha: 25/11, 15h.
Copacabana: 7/11, 15h.
Madureira: 13/11, 14h.
Nova Iguaçu: 4/11, 18h.
São Gonçalo: 1/11, 16h; 13/11, 10h.
São João de Meriti: 1/11, 16h.

PROGRAMA 3 – CINEMA E INVENÇÃO

HELENA DE GUARATIBA + MERCENÁRIOS DO AMOR + ESTRELA BRAVA + CYBER FUNK
62 min. 16 anos.

HELENA DE GUARATIBA
Direção de Karen Black. Brasil. 2023. Ficção. 15 min. 10 anos.
Odiada pelos gregos, detestada pelos troianos, Helena vive uma vida pacata em Guaratiba, bairro de pescadores no Rio de Janeiro. Até que o amor bate em sua porta, trazendo de volta fantasmas do seu passado

MERCENÁRIOS DO AMOR
Direção de Pedro Capello. Brasil. 2024. Animação. 5 min. Livre.
Tiago e Gabriel (Doce Delix) são atacados durante um encontro romântico, e fogem por um portal mágico que os transporta para outro mundo, onde precisarão aprender a unir forças para superar os obstáculos. A história se passa em Niterói. Ela é contada em linguagem de video game e foi animada por meio de processos experimentais mesclando técnicas como MagicaVoxel, shaders animados e pixel art.

ESTRELA BRAVA
Direção de Jorge Polo. Brasil. 2025. Ficção. 24 min. 16 anos.
Uma estrela cai na Praia Brava. Em um dia ensolarado de inverno, um rapaz aguarda o namorado na praia enquanto um extraterrestre assassina banhistas pela boca.

CYBER FUNK
Direção de Lucas Lemos e Bruno Rafael. Brasil. 2025. Ficção. 17 min. 14 anos.
Em um mundo onde as pessoas passam por cirurgias para conseguir emprego, um radialista conta uma história sobre o passado para alerta o presente e construir um novo futuro.

Arte Sesc – Espaço Cultural: 1/11, 17h.
Campos: 19/11, 19h30.
Cocotá – Biblioteca Euclides da Cunha: 22/11, 15h.
Copacabana: 8/11, 15h.
Grussaí: 25/11, 20h15.
Madureira: 13/11, 15h30.
Nova Iguaçu: 6/11, 14h.
São João de Meriti: 7/11, 16h.
Três Rios: 27/11, 19h.

PROGRAMA 4 – PERFORMANCE CRÍTICA DO COTIDIANO

PRIMEIRA ÚLTIMA ESTAÇÃO + GAZELA + ESCRITAS AO ENTORNO DA CARNE
52 min. 18 anos.

A PRIMEIRA ÚLTIMA ESTAÇÃO
Direção de João Pedro Bragança e Marcos Vinicios de Souza. Brasil. 2024. Ficção. 14 min. Livre.
Entre o mar e o mangue da Central, Guemes Xiao observa a sociedade carioca máquina que não o vê. O consumo acelerado, a velocidade do pouco afeto, o estranhamento do Outro. Em uma cidade ao mesmo tempo real e delirada, universal mesmo, quem sabe, é o desentendimento pro encontro sagrado.

GAZELA
Direção de Evandro Manchini. Brasil. 2024. Híbrido. 18 min. 14 anos.
Tensionando as fronteiras entre documentário e ficção, Gazela acompanha a viagem de um documentarista em busca de respostas às lacunas deixadas pela morte de seu grande amigo. Se no passado Gazela soou pejorativo para ambos, hoje é sinônimo de resistência e da possibilidade de ser exatamente quem se é.

ESCRITAS AO ENTORNO DA CARNE
Direção de Sumé Aguiar. Brasil. 2023. Híbrido. 20 min. 18 anos.
É um híbrido de documentário e ficção que compartilha sobre os diferentes posicionamentos das corporalidades em meio a instituição de arte e a mata. Entre a linha tênue da performance e do cotidiano, é explorado formas e questionamentos acerca da criação de memórias e do desdobramento do discurso de gênero.

Arte Sesc – Espaço Cultural: 22/11, 14h.
Campos: 12/11, 19h30.
Copacabana: 9/11, 15h.
Madureira: 15/11, 14h.
Nova Iguaçu: 6/11, 18h.
São João de Meriti: 8/11, 16h.
Três Rios: 20/11, 19h.

PROGRAMA 5 – CARTOGRAFIA DO AFETO

BIJUPIRÁ + SECO + DA SUA, MARIA + ESTA NOITE SEREMOS FELIZES
82 min. 14 anos.

BIJUPIRÁ
Direção de Eduardo Boccaletti. Brasil. 2025. Ficção. 14 min. 10 anos.
Tomé, um menino que vive com um pescador em alto-mar, questiona sua própria origem ao ouvir sobre a rêmora, um peixe que vive grudado ao tubarão-baleia. Em um ato impulsivo, ele solta o bote e se perde no oceano. Ao ser resgatado, Reinaldo o carrega nas costas, como o tubarão carrega a rêmora, revelando o elo entre eles.

SECO
Direção de Stefano Volp. Brasil. 2025. Ficção. 17 min. 14 anos.
Após terminar seu testamento, horas antes de morrer, um ex-militar viúvo percebe que não se recorda da última vez que chorou. Para encontrar suas lágrimas, ele provocará suas emoções correndo atrás de gestos e sentimentos soterrados.

DA SUA, MARIA
Direção de Magna Domingues. Brasil. 2024. Ficção. 20 min. Livre.
Sara e Bruno estão prestes a realizar o sonho de serem pais. Contudo, a expectativa do casal é duramente frustrada quando a bebê Maria morre no trabalho de parto. A experiência do luto é muito dolorosa para ambos, principalmente para Sara, que tem um corpo de mulher parturiente, sem ter um bebê no colo.

ESTA NOITE SEREMOS FELIZES
Direção de Diego dos Anjos. Brasil. 2023. Ficção. 35 min. Livre.
Seu Carlos (Othon Bastos) e Dona Deise (Bete Mendes) encontram-se toda semana no baile “Esta Noite Seremos Felizes” para viverem uma lúdica e nostálgica história de amor.

Arte Sesc – Espaço Cultural: 1/11, 14h.
Centro Cultural Sesc Quitandinha: 18/11, 15h.
Cocotá – Biblioteca Euclides da Cunha: 29/11, 15h.
Copacabana: 14/11, 15h.
Duque de Caxias: 27/11, 14h.
Grussaí: 11/11, 20h15.
Madureira: 15/11, 15h.
Niterói: 12/11, 15h; 19/11, 17h.
Nova Friburgo: 7/11, 19h.
Nova Iguaçu: 6/11, 9h30; 18/11, 18h.
Ramos: 12/11, 16h; 26/11, 16h.
São Gonçalo: 13/11, 14h; 22/11, 16h; 27/11, 14h.
São João de Meriti: 14/11, 16h.
Tijuca: 12/11, 17h.
Três Rios: 6/11, 19h.

PROGRAMA 6 – RELATOS DA VIDA

BRIZOLA – NOTAS PARA UMA HISTÓRIA
Direção de Silvio Tendler. Brasil. 2024. Documentário. 120 min. Livre.
Com direção de Silvio Tender, um dos maiores biógrafos do cinema brasileiro, o filme mergulha na vida e nas lutas de Leonel Brizola, uma das figuras mais emblemáticas e controversas da política brasileira. Através de registros inéditos, depoimentos de aliados e críticos, e uma análise minuciosa de seu legado, o filme traça a trajetória do líder que marcou época com sua visão progressista e incansável defesa da educação pública. Uma jornada emocionante que revisita os momentos decisivos da história recente do Brasil, iluminados pela coragem e paixão de Leonel Brizola.

Arte Sesc – Espaço Cultural: 29/11, 17h.
Campos: 5/11, 19h30.
Centro Cultural Sesc Quitandinha: 13/11, 15h.
Copacabana: 15/11, 15h.
Grussaí: 18/11, 20h15.
Madureira: 21/11, 14h.
Niterói: 12/11, 17h.
Nova Iguaçu: 11/11, 18h; 18/11, 14h.
São Gonçalo: 8/11, 16h; 27/11, 10h.
São João de Meriti: 28/11, 16h.
Teresópolis: 27/11, 18h.
Tijuca: 19/11, 17h.

BAILE SOUL
Direção de Cavi Borges. Brasil. 2024. Documentário. 75 min. Livre.
Baile Soul mostra as festas que aconteciam no subúrbio nos anos 70 que acabaram criando um movimento político e cultural.

Arte Sesc – Espaço Cultural: 29/11, 14h.
Campos: 26/11, 19h30.
Centro Cultural Sesc Quitandinha: 12/11, 15h.
Copacabana: 16/11, 15h.
Duque de Caxias: 21/11, 14h.
Grussaí: 4/11, 20h15.
Madureira: 20/11, 15h.
Niterói: 5/11, 17h; 19/11, 15h.
Nova Friburgo: 21/11, 19h.
Nova Iguaçu: 11/11, 14h; 25/11, 18h.
São Gonçalo: 6/11, 10h; 15/11, 16h; 20/11, 14h.
São João de Meriti: 29/11, 16h.
Tijuca: 5/11, 17h.
Três Rios: 13/11, 19h.

DOIS NILOS + MAGRO DE AÇO
46 min. 10 anos.

DOIS NILOS
Direção de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro. Brasil. 2024. Documentário. 18 min. Livre.
Um passeio pelas memórias do cineasta brasileiro Afranio Vital. Entre sonhos e escombros, uma vida de cinema não acaba assim.

MAGRO DE AÇO
Direção de Renato Martins. Brasil. 2024. Documentário. 28 min. 10 anos.
“Magro de Aço” é um documentário sobre o jogador Ronaldo Angelim que alcançou a eternidade ao fazer o gol do título do Campeonato Brasileiro de 2009, tornando-se o herói do Hexa. Da origem humilde no futebol amador em Juazeiro do Norte ao apogeu de sua carreira no Flamengo, “Magro de Aço” mergulha nas motivações, desafios e conquistas que definiram a trajetória de um jogador único que alcançou a imortalidade contra todas as possibilidades.

Arte Sesc – Espaço Cultural: 8/11, 17h.
Copacabana: 21/11, 15h.
Madureira: 20/11, 14h.
Nova Iguaçu: 11/11, 9h30.
São João de Meriti: 22/11, 16h.
Tijuca: 19/11, 19h.
Três Rios: 21/11, 14h; 28/11, 14h.

PROGRAMA 7 – INFANTO-JUVENIL

A HISTÓRIA DE AYANA + OS AVENTUREIROS DO TEMPO PERDIDO + AS AVENTURAS DE AQUABOB
42 min. Livre.

A HISTÓRIA DE AYANA
Direção de Cristiana Giustino e Luana Dias. Brasil. 2025. Animação. 7 min. Livre.
Ayana nasceu cercada de muito burburinho. Como pode ela ser tão branquinha, sendo filha da Lia e do Bento? As descobertas do cotidiano, a construção da identidade e a busca pela ancestralidade marcam a história dessa menina negra albina, que com o apoio de seus pais e amigos, encontra o seu lugar no mundo.

OS AVENTUREIROS DO TEMPO PERDIDO
Direção de Luah Garcia. Brasil. 2024. Animação. 8 min. Livre.
Australis, Naturélie e Terroso vieram de uma galáxia distante, mas beeeem distante para ajudar na reconstrução da natureza na Terra, porém no meio do caminho conhecem uma brotinho rebelde, chamada Judith.

AS AVENTURAS DE AQUABOB
Direção de Ilson Junior Brasil. 2024. Ficção. 27 min. Livre.
Mergulhe no mundo mágico da imaginação e amizade de duas crianças, Marilu e seu talentoso amigo Dudinha, que unem suas forças para criarem um super-herói único: Aquabob, o audaz defensor do meio ambiente. Junto de seus ajudantes (Marilu e Dudinha) Aquabob enfrenta, na imaginação das crianças, desafios e aventuras emocionantes com o objetivo de salvar o planeta, um pouquinho de cada vez. “As Aventuras de Aquabob” é um conto cativante que combina leveza e diversão com uma rica carga emocional, proporcionando uma experiência enriquecedora para o público infantil.

Arte Sesc – Espaço Cultural: 8/11, 14h.
Campos: 4/11, 12/11, 18/11 e 26/11, 9h e 15h.
Centro Cultural Sesc Quitandinha: 13/11, 10h; 25/11, 10h.
Copacabana: 22/11, 15h.
Duque de Caxias: 6/11, 10h e 14h.
Grussaí: 8/11, 16h.
Madureira: 15/11, 11h.
Niterói: 5, 12 e 19/11, 10h.
Nova Friburgo: 6/11, 9h; 7/11, 15h.
Nova Iguaçu: 9/11, 11h e 15h; 20/11, 11h; 25/11, 9h e 14h.
Ramos: 2/11, 14h.
São Gonçalo: 2, 9, 16, 23 e 30/11, 14h.
São João de Meriti: 9/11, 14h; 23/11, 14h.
Tijuca: 2/11, 11h; 16/11, 11h.
Três Rios: 7, 14, 21 e 28/11, 9h.

JUJU E A LOCOMOTIVA ENCANTADA + SACIS
44 min. Livre.

JUJU E A LOCOMOTIVA ENCANTADA
Direção de Ralph Campos. Brasil. 2025. Ficção. 21 min. Livre.
Embarque em uma jornada mágica com Juju, Pedro e Lucrécio a bordo da Locomotiva Encantada. Este filme musical, inspirado na obra de Juliana Maia, convida o público a uma reflexão sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. Com produção da Sonora Produções e realização do Ministério da Cultura do Governo Federal, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo, e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Valença, a história promete encantar. Junte-se a essa aventura que destaca a beleza da natureza e a necessidade de cuidarmos do nosso planeta.

SACIS
Direção de Bruno Bennec. Brasil. 2024. Ficção. 23 min. Livre.
Rodolfo é um menino de doze anos que vive armando confusão e um dia resolve pegar um saci. Nessa aventura, sua irmã casula é enfeitiçada pela cuca, e para salvar sua irmãzinha do perigo Rodolfo precisa da ajuda de seu novo amigo.

Arte Sesc – Espaço Cultural: 8/11, 14h.
Campos: 5/11, 11/11, 19/11 e 25/11, 9h e 15h.
Centro Cultural Sesc Quitandinha: 12/11, 10h; 18/11, 10h.
Copacabana: 23/11, 15h.
Duque de Caxias: 6/11, 10h e 14h.
Grussaí: 1/11, 16h.
Madureira: 9/11, 11h.
Nova Friburgo: 7/11, 19h.
Nova Iguaçu: 20/11, 15h; 23/11, 11h e 15h; 27/11, 9h e 14h.
Ramos: 9/11, 14h.
São João de Meriti: 16/11, 14h; 30/11, 14h.
Teresópolis: 5, 11, 19 e 25/11, 9h e 15h.
Tijuca: 9/11, 11h; 23/11, 11h.
Três Rios: 7 e 14/11, 14h.

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Novembro Azul: mês de cuidado e conscientização sobre a saúde do homem

Veja mais

Sesc RJ abre turma online do curso preparatório para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais

Exposição no terraço do IHGB, na Glória, revela personagens que marcaram a Rio

Veja mais

Festa com roda de samba e aula aberta de Luiz Antonio Simas celebra encerramento do Palavra Líquida

Veja mais