arte-ciencia-tecnologia-educacao-sescrj

Cinco dicas de Arte, Ciência e Tecnologia para explorar o mundo

Com as medidas de isolamento propostas pela Organização Mundial de Saúde para conter a onda de contaminações por coronavírus, muitas pessoas tiveram que se adaptar ao mundo digital. Encontros on-line, videoaulas e trabalho remoto estão se tornando uma nova realidade, atingindo até quem ainda resistia aos avanços e novidades tecnológicas. A tendência é que essas mudanças se consolidem, mesmo com a retomada das atividades após a pandemia. Você está preparado para esse novo modo de vida?

Pensando nisso, o núcleo de Arte, Ciência e Tecnologia do Sesc RJ preparou uma série de conteúdos que podem te ajudar a se adaptar a esse universo, não tão novo assim, mas repleto de possibilidades. São dicas para todas as idades e públicos que podem tornar a sua vida mais fácil, diversa e criativa. Que tal fazer um game? Ou um holograma? Que tal juntar ciência com literatura?

Conheça as atividades que estamos propondo e participe. Você verá como a ciência pode ser encantadora e divertida. Acreditamos que a ciência, além da importância na saúde como estamos vendo agora, torna nossa vida muito mais interessante. O conhecimento científico abre muitas possibilidades diferentes de entender o mundo, o que faz com que respeitemos mais as diferenças, acolhamos mais o outro, suas ideias, sejamos mais solidários e vejamos o mundo e a oportunidade de percebê-lo como um presente e uma verdadeira alegria.

1 – Ouça o nosso podcast: Voe com a Ciência

Voe com a Ciência é um projeto feito a partir das histórias escritas pelo matemático e poeta Ricardo Kubrusly, professor do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza – CCMN e do Programa História das Ciências, Técnicas e Epistemologia – HCTE, da UFRJ.

Por meio de literatura fantástica, A Mulher Pássaro e o Pajé Marinheiro nos contam, em podcast, histórias-lendas-mitos sobres as mesmas questões às quais as ciências se debruçaram, e além.

O mito da Mulher Pássaro conta suas histórias sobre como as diversas culturas conceberam e concebem o cosmos que nos cerca, destacando as diversas versões científicas oficiais através do tempo histórico, que deslocaram a terra e o homem do centro para a poeira do big-bang; sobre como as imaginações das diferentes culturas conceberam o surgimento da vida; e sobre a modernidade tecnológica – o trabalho da ciência em construir os mitos da modernidade explorando principalmente a ciência dos séculos XX e XXI.

Confira os episódios, que estão no Spotify do Sesc RJ:

 

2 – Conheça a Cultura Maker e faça você mesmo a sua arte!

A partir da filosofia do movimento maker – inclusiva, ecológica e inovadora – adaptamos, improvisamos e encontramos soluções simples e criativas para questões do cotidiano. Nessa playlist você aprende a criar seu próprio game, seu próprio vídeo em stop motion, um holograma com capas de CD e também um avião de papel campeão pra brincar com a criançada. Topa o desafio? Então vem! Clique aqui e confira a playlist no nosso canal do Youtube. Toda semana temos novos desafios!

3 – Use a tecnologia a seu favor!

Dicas de cursos online, de como identificar fake news e de novos aplicativos são alguns dos conteúdos que a equipe de Arte, Ciência e Tecnologia reúnem para você toda semana no nosso canal no Youtube. O nosso analista Ademildes Freitas te explica como faz! 😉

4 – Aprenda a fazer fotos incríveis com seu celular

Hoje em dia, todo mundo registra tudo ao redor com o celular. Mas nem todo mundo conhece todos os recursos disponíveis nos aparelhos para fazer fotos ainda melhores. Nessa série de 4 aulas, a nossa equipe reúne algumas dicas para você aproveitar tudo que seu celular pode oferecer. Vem que vai chover like nas suas novas fotos!

5- Conheça o TecnoBalaio, o nosso podcast sobre tecnologia e cultura popular brasileira

O TecnoBalaio foi criado em tempos de isolamento social pelos nossos analistas Diogo Villa, David Moreno e Diogo Toledo para falar sobre ferramentas tecnológicas que podem ajudar no seu dia a dia e sobre hábitos que os brasileiros criam a partir dessas tecnologias. Os papos são dinâmicos e você pode ouvir enquanto cozinha, lava as compras ou pega seus 15 minutos de sol. Os podcasts estão disponíveis no nosso canal no Spotify. Segue a gente lá que teremos novidade sempre.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais